Indícios de corrupção são anteriores a mandato de Sócrates como primeiro-ministro

cv TVI / YouTube

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

O advogado João Araújo revelou esta quinta-feira que os indícios de corrupção que estão no processo contra o ex-primeiro-ministro José Sócrates, detido em Évora, respeitam a um período anterior ao desempenho do cargo de chefe do Governo.

Entrevistado no “Jornal das Oito”, da TVI, João Araújo foi peremptório ao afirmar que “a janela temporal a que se referem os alegados crimes de corrupção constantes do processo não bate certo com José Sócrates-primeiro-ministro“.

Desafiado pelo pivô, José Alberto de Carvalho, a esclarecer se os factos foram praticados “antes ou depois” de Sócrates desempenhar as funções de primeiro-ministro, o causídico respondeu: “Antes”.

Isto levanta problemas levados da breca“, comentou de seguida o advogado, segundo o qual o despacho, de 236 páginas, que fundamentou a detenção de Sócrates não contém “um único facto que aponte corrupção”.

João Araújo sustentou que, apesar de neste processo “a corrupção ser o pai de todos os crimes”, de concreto no despacho nada existe.

Corrupção não é uma alcunha, não é um apelido, é um tipo de crime“, recordou o advogado, resumindo toda a fundamentação do caso Sócrates a uma ideia: “Como é que ele ganhou todo aquele dinheiro? Não foi a trabalhar, não foi na estiva! Mas ele tem o dinheiro, logo foi corrompido”.

Segundo o causídico, tanto Sócrates como o amigo de infância Carlos Santos Silva “estão os dois presos, um porque pediu o dinheiro e o outro porque o emprestou”.

Quanto às 236 páginas do despacho, João Araújo disse não perceber nada. “Não percebo nada daquilo. Não está mal escrito, mas está mal organizado. Ou está bem organizado demais“, ironizou.

João Araújo admitiu estar a violar o segredo de justiça apenas para responder às questões que são colocadas nalguns jornais contra o seu constituinte, como a ideia de que “a defesa de Sócrates admitiu que o dinheiro de Carlos Santos Silva era seu”.

“Isso está desmentidíssimo. O dinheiro é do engenheiro Carlos Santos Silva. Não vejo quais os factos que levam à conclusão de que o dinheiro é do engenheiro José Sócrates”, salientou.

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O advogado revelou, por outro lado, que Sócrates “pretende constituir-se assistente” no “rigoroso inquérito” que foi anunciado pela procuradora-geral da República sobre as violações do segredo de justiça no âmbito do processo que justifica a sua detenção.

“O engenheiro José Sócrates pediu para ser ouvido nesse inquérito, porque há factos que gostaria de expor, quer constituir-se como assistente, quer intervir no processo”, adiantou.

João Araújo dirigiu fortes críticas ao procurador-geral adjunto “dono do processo”, sobretudo por não conseguir impedir as sistemáticas violações do segredo de justiça.

“Esta justiça é capaz de guardar o eng. José Sócrates, mas é incapaz de guardar um monte de papéis. Acho isto fantástico”, desabafou o causídico no final da entrevista, na qual prognosticou a libertação do seu constituinte no âmbito do recurso que entregou no tribunal da Relação de Lisboa no passado dia 19 de dezembro.

“Acredito que os senhores desembargadores vão olhar para o recurso e vão libertar o engenheiro José Sócrates“, concluiu.

José Sócrates, detido no estabelecimento prisional de Évora há cerca de dois meses, está indiciado dos crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e corrupção.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É na realidade uma grande e incontestado fato o deste advogado quer provar o contrário do que está provado. Só falta o julgamento e a condenação à devolução de todo o dinheiro que está em jogo. Mas também não esquecer os intervenientes do BPN, que são muitos, do BPP, do BES, os intervenientes das SWAP’s , dos SUBMARINOS e é engraçado que eles se misturam entre PS, PSD e CDS. Será que os outros partidos nada têm a ver com estes por nunca terem estado nos diversos (des) governos desde o 25 de Abril de 1974? Os portugueses que abram os olhos e não se deixem enganar por estes vendilhões do templo situado em São Bento e Belém.

  2. Que engraçado, toda esta gente gente comenta tudo e tudo sabe, mas quando chega a hora de votar lá vão eles todos como carneiros votar nos que agora falam mal e que os criticam! Rialmente estes comentadores sabedores de tudo, não me param de surpreender!

RESPONDER

Rússia anuncia eficácia de 95% da vacina Sputnik V

A Rússia anunciou, esta terça-feira, que sua vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, tem uma eficácia de 95%, segundo resultados preliminares. Em comunicado no site oficial da vacina russa, o Centro …

Emigrantes querem votar por correio nas presidenciais

O movimento de emigrantes "Também somos portugueses" pede a alteração urgente das leis eleitorais para que possam votar por correio, no mesmo dia em que Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, anuncia a …

"Um objectivo histórico". Efacec leva luz a todo o Ruanda

A Efacec instalou três sub-estações de alta tensão no Ruanda, contribuindo atingir "um objetivo histórico da República do Ruanda" com "a electrificação total do país em 2023". O projecto da empresa portuguesa está orçado em …

Portugal com mais 85 mortes e 3919 casos de covid-19. Número de internados nunca foi tão alto

Portugal regista, esta terça-feira, mais 85 mortes e 3919 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3919 novos casos, 2284 …

Vésperas de feriado sem confinamento obrigatório

Nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, que antecedem os dois feriados, não serão aplicadas as restrições de circulação definidas para os fins de semana e feriados, embora as escolas interrompam a atividade …

Eduardo Catroga: Foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar apoio do PCP e do BE

Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, defende que foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, partidos "anti-tudo". O ex-ministro das Finanças …

Ministra garante que situação nas prisões está "controlada". PSD diz que Governo está "sem rei nem roque"

Esta segunda-feira, a ministra da Justiça Francisca Van Dunem esteve reunida com Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, num encontro em que participou também a ministra da Saúde, Marta Temido. À saída de uma audiência com …

Autarcas do Norte aceitam novas restrições, mas falam em falta de preparação e coerência por parte do Governo

A maioria dos autarcas do distrito do Porto concorda que era preciso apertar mais as restrições na região norte. Os líderes da câmaras aceitam as decisões com medo da alternativa, mas deixam algumas críticas à …

Porto é o único distrito do Norte onde novos casos diminuíram. Bragança, Viana e Vila Real em crescimento

De acordo com um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte, o distrito do Porto registou, entre a segunda e terceira semana de novembro, uma diminuição de novos casos de infeção por covid-19. É …

Astrónomos detetaram milhões de sinais de uma civilização inteligente. Mas éramos nós

Uma equipa de astrónomos da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, detetou "assinaturas de tecnologia", ou emissões de rádio de baixa frequência, que podem apontar para uma possível tecnologia alienígena. No entanto, uma análise posterior …