Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa.

“Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são muito claros ao indicar que, no aeroporto de Lisboa, na atuação quer das autoridades aeroportuárias, quer da companhia aérea TAP, não houve nenhuma violação de regras de segurança”, afirmou à RTP o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

O MAI tinha pedido à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) um inquérito para averiguar a veracidade das declarações do Governo venezuelano, que acusou a TAP de ter permitido o transporte de explosivos e por ter ocultado a identidade do líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, num voo para Caracas.

Segundo o Executivo de Nicolás Maduro, Juan Marquez, tio de Guaidó que acompanhava o sobrinho nesse voo, e que acabou detido à chegada à Venezuela, transportou “lanternas de bolso táticas” que escondiam “substâncias químicas explosivas no compartimento da bateria”.

Perante esta situação, a Venezuela decidiu suspender por 90 dias as operações no país da TAP “por razões de segurança”. O Governo abriu ainda uma investigação à companhia aérea, estando a ser equacionadas três ações: “uma série de multas”, “possíveis sanções” e, dependendo do resultado da investigação, uma eventual “suspensão da companhia aérea”.

Esta quinta-feira, na apresentação dos resultados da TAP, o presidente executivo, Antonoaldo Neves, adiantou que esta suspensão vai custar dez milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E quem vai pagar os 10 milhões de euros que a TAP vai perder por deixar de voar para a Venezuela durante 3 meses? Estão a ver o que dão os “jeitinhos” que se fazem aos “amigalhaços” na geopolítica?

  2. O caso esta muito bem explicadinho na pagina do voltairenet. org e ali se ve que a Franca e Portugal estavam a proteger dois criminosos Guiados.

    • A sua imbecilidade é enorme.
      Temos um ditador que mente descaradamente. Fala com passarinhos, vai ao futuro, etc etc.
      O 2do homem mais forte da Venezuela, e que fez as acusações da TAP, é o chefe de um cartel de droga.
      E agora, a culpa é dos portugueses.

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …