Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa.

“Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são muito claros ao indicar que, no aeroporto de Lisboa, na atuação quer das autoridades aeroportuárias, quer da companhia aérea TAP, não houve nenhuma violação de regras de segurança”, afirmou à RTP o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

O MAI tinha pedido à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) um inquérito para averiguar a veracidade das declarações do Governo venezuelano, que acusou a TAP de ter permitido o transporte de explosivos e por ter ocultado a identidade do líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, num voo para Caracas.

Segundo o Executivo de Nicolás Maduro, Juan Marquez, tio de Guaidó que acompanhava o sobrinho nesse voo, e que acabou detido à chegada à Venezuela, transportou “lanternas de bolso táticas” que escondiam “substâncias químicas explosivas no compartimento da bateria”.

Perante esta situação, a Venezuela decidiu suspender por 90 dias as operações no país da TAP “por razões de segurança”. O Governo abriu ainda uma investigação à companhia aérea, estando a ser equacionadas três ações: “uma série de multas”, “possíveis sanções” e, dependendo do resultado da investigação, uma eventual “suspensão da companhia aérea”.

Esta quinta-feira, na apresentação dos resultados da TAP, o presidente executivo, Antonoaldo Neves, adiantou que esta suspensão vai custar dez milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E quem vai pagar os 10 milhões de euros que a TAP vai perder por deixar de voar para a Venezuela durante 3 meses? Estão a ver o que dão os “jeitinhos” que se fazem aos “amigalhaços” na geopolítica?

  2. O caso esta muito bem explicadinho na pagina do voltairenet. org e ali se ve que a Franca e Portugal estavam a proteger dois criminosos Guiados.

    • A sua imbecilidade é enorme.
      Temos um ditador que mente descaradamente. Fala com passarinhos, vai ao futuro, etc etc.
      O 2do homem mais forte da Venezuela, e que fez as acusações da TAP, é o chefe de um cartel de droga.
      E agora, a culpa é dos portugueses.

RESPONDER

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …