Governo venezuelano suspende voos da TAP por 90 dias

Profilbesitzer / Flickr

O Governo venezuelano anunciou, esta segunda-feira, a suspensão por 90 dias das operações no país da TAP “por razões de segurança”, após acusações de transporte de explosivos num voo oriundo de Lisboa.

“Devido às graves irregularidades cometidas no voo TP173, e em conformidade com os regulamentos nacionais da aviação civil, as operações da companhia aérea TAP ficam suspensas por 90 dias“, disse o ministro dos Transportes da Venezuela, Hipólito Abreu, na sua conta do Twitter.

Contactada pelo jornal online Observador, fonte oficial da TAP confirmou esta decisão, mas disse não compreender as razões da mesma, reforçando que a companhia “cumpre todos os requisitos legais e de segurança”.

“Trata-se de uma medida gravosa que prejudica os nossos passageiros”, declarou a mesma fonte, acrescentando que não foi sequer dada à companhia “hipótese de exercer o contraditório”.

O governante venezuelano afirmou ainda, segundo o jornal El Nacional, que as autoridades do país vão abrir uma investigação à TAP, estando a ser equacionadas três ações: “uma série de multas”, “possíveis sanções” e, dependendo do resultado desta investigação, uma eventual “suspensão da companhia aérea”.

Na semana passada, o Governo venezuelano acusou a TAP de ter violado “padrões internacionais”, por alegadamente ter permitido o transporte de explosivos e por ter ocultado a identidade do líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, num voo para Caracas.

Segundo o Governo venezuelano, Juan Marquez, tio de Guaidó que acompanhava o sobrinho nesse voo, e que acabou detido, transportou “lanternas de bolso táticas” que escondiam “substâncias químicas explosivas no compartimento da bateria”.

Assim, as autoridades venezuelanas consideram que a TAP violou nesse voo normas de segurança internacionais, permitindo explosivos, e também ocultou a identidade do autoproclamado Presidente interino da Venezuela na lista de passageiros, embora a segurança aeroportuária não seja da responsabilidade das companhias transportadoras.

Esta segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, classificou de “manobras de diversão” as acusações das autoridades venezuelanas, apontando que graves foram as agressões a Guaidó quando regressou a Caracas.

O Ministério da Administração Interna já pediu à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) um inquérito para averiguar a veracidade das acusações que envolvem a transportadora aérea portuguesa, dizendo não ter qualquer indício de irregularidades no voo que transportou Marquez e Guaidó.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Até parece que na Venezuela não existem explosivos, têm que vir de Portugal, um país calmo e que, minimamente, respeita todos os cidadãos. Se fosse eu que mandasse na TAP auto-suspendia os voos para a Venezuela por um ano ou até que esse Maduro pedisse desculpas públicas pela difamação a um país estrangeiro, nomeadamente Portugal.
    Grandes maduros…

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …