Explosivos em avião na TAP. Governo abre investigação após acusações da Venezuela

Mário Cruz / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O Ministério da Administração Interna determinou, esta sexta-feira, uma investigação sobre a alegada falha de segurança num voo da TAP para Caracas, na Venezuela.

“Face às declarações das autoridades venezuelanas referindo uma alegada falha de segurança num voo com origem em Lisboa, o ministro da Administração Interna determinou à IGAI a realização de uma averiguação para apuramento dos factos“, informou o gabinete do ministro Eduardo Cabrita num comunicado divulgado esta manhã.

Na quinta-feira, as autoridades venezuelanas acusaram a TAP de violar padrões internacionais ao permitir o transporte de explosivos e o embaixador de Portugal em Caracas, Carlos de Sousa Amaro, de interferir nos assuntos internos do país ao interceder pelo tio de Juan Guaidó, Juan Marques, que foi detido quando aterrou no mesmo voo.

As autoridades venezuelanas acusaram ainda a TAP de ter ocultado a identidade do líder da oposição no voo para Caracas, após um périplo político de Guaidó pelos continentes europeu e americano.

Segundo o Governo venezuelano, Juan Marquez, que acompanhava o sobrinho, transportou “lanternas de bolso táticas” que escondiam “substâncias químicas explosivas no compartimento da bateria”.

O tio de Guaidó foi detido na sede da Direção de Contra-Informações Militares, em Caracas, devendo ser transferido para um tribunal em La Guaira.

Ontem, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, já tinha afirmado que a acusação das autoridades venezuelanas “não faz nenhum sentido”.

“Quanto à acusação que foi dirigida pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela [Diosdado Cabello] ao Governo português e ao embaixador português, não faz nenhum sentido. O Governo português, nem por ação nem por omissão, contribui na Venezuela para qualquer outra coisa que não seja facilitar o diálogo político entre as forças que se digladiam na Venezuela”.

Questionado sobre o que vai fazer diplomaticamente o Governo, o ministro respondeu: “São afirmações de uma pessoa. Julgo que os factos são evidentes e, portanto, devemos todos considerar-nos esclarecidos. O embaixador de Portugal na Venezuela age por instruções do Governo português e em conformidade absoluta com o dispõe o direito internacional. Portanto, espero que este pequeno incidente seja rapidamente ultrapassado”.

Santos Silva referiu ainda que “a companhia aérea portuguesa já publicou um comunicado, mas de qualquer modo as autoridades policiais portuguesas competentes averiguarão se houve ou não alguma falha de segurança no transporte”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O PS português sempre foi bom amigo da CIA e como sabemos e quando relembramos o desenvolvimento que culminou com o golpe de Pinochet no Chile, que quem não aprende do passado, vai ser enganado novamente.
    Agora vão fazer ‘averiguações’, se calhar será para o Venezuelano ver

    • Há cada indivíduo a acreditar em teorias de conspiranoia.
      Basta só questionarmos, era a quantidade de explosivos suficientes para que? Abater o avião(que não aconteceu) ? Fazer um golpe de estado com essa quantidade ínfima?

  2. É claro que foram plantados pelo governo de maduro. E ainda tem a lata de acusar os portugueses. Além de fazerem eles a porcaria ainda vem chatear quem está tranquilamente no seu Portugal. Desde quando é que são analisados os conteúdos das pens nos aeroportos? E será que o tio de guaidó iria arriscar-se assim? E parece que foram os coletivos apoiados por maduro que foram agredir gauidó . Para manter esses coletivos o maduro tem dinheiro, mas para dar de comer a população, népias.

  3. Esta figura já roça a choldrice. Um alienado comunista, e consequentemente totalitarista e anti-democrático, que ainda têm quem venha defende-lo, aliás na esteira do também hiper-democrático Allende…
    É assim a esquerda obtusa! O PS amigo da CIA???!!! e o BE e PC amigos dos KGG e do “intelegente” Maduro.
    … “lanternas de bolso táticas” que escondiam “substâncias químicas explosivas no compartimento da bateria”, ou são fazer fogo de artificio ou são obra de um demente que lança as atordoadas que lhe ao neurónio naquela grande democracia que é a Venezuela.

  4. NEM VALE A PENA COMENTAR ESTA INFORMaÇAO DAS PSEUDAS AUTORIDADES VENEZUELANAS , OS MINISTROS PORTUGUESES NEM DEVIAM COMENTAR ESTE TIPO DE ACUSAÇÕES , EU SEI QUE NA VENEZUELA ESTÂO MUITOS PORTUGUESES , MAS CARAMBA SE se COLOCAM de COCURAS ainda se vêm as CUECAS

RESPONDER

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …