Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. “Quem vai pagar a conta?”

António Cotrim / Lusa

O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. “Quero saber que vai pagar essa conta.”

O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão de voos para a Venezuela durante 90 dias vai custar à companhia 10 milhões de euros em prejuízos diretos.

“Temos um potencial de 10 milhões de euros de prejuízo por conta dessa decisão. Eu quero saber quem vai pagar essa conta”, disse o responsável, que falava na conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2019 da companhia aérea, em Lisboa.

Em causa está uma decisão do Governo venezuelano de suspender os voos da TAP para aquele país durante 90 dias, acusando a companhia de ter permitido o transporte de explosivos e de ter ocultado a identidade de Juan Guaidó num voo de Lisboa para Caracas.

O CEO da TAP clarificou que os 10 milhões de euros se referem a prejuízos diretos, devido à suspensão dos dois voos semanais que a TAP tem para a Venezuela, acrescentando que não sabe dimensionar o valor dos prejuízos indiretos. “A bom rigor, nós fomos suspensos por 90 dias sem nenhuma justificação plausível. Mesmo porque quem faz o raio-x não é a TAP, quem faz a inspeção das bagagens não é a TAP. É cómico, mas é trágico, porque são 10 milhões de euros.”

Garantindo que a TAP “cumpre rigorosamente” os procedimentos, o responsável lamentou a decisão, que considerou um “vexame” (a expressão em português do Brasil para “vergonha”) para Portugal.

TAP “não comenta política remuneração da empresa”

Antonoaldo Neves escusou-se a fazer comentários sobre a atribuição de prémios a alguns trabalhadores depois de prejuízos de 105,6 milhões de euros em 2019, dizendo que “não comenta política de remuneração da empresa”.

“A Comissão Executiva não comenta política de remuneração da empresa. A Comissão Executiva também não comenta declarações de outras pessoas”, afirmou o presidente da transportadora aérea, referindo-se às declarações do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que considerouinaceitável” o pagamento de prémios a alguns trabalhadores depois dos prejuízos verificados no ano passado.

De acordo com o comunicado da TAP SGPS, que engloba todas as empresas do grupo, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “o processo que envolve a gestão da entrada das 30 aeronaves e a saída de 18 antigas teve um impacto negativo financeiro de 55 milhões de euros no resultado do ano”.

A empresa liderada por Antonoaldo Neves refere ainda que em 2019 “foi penalizada entre 30 milhões de euros a 35 milhões de euros em resultado da ineficácia da infraestrutura”, referindo-se à “falta de investimento na capacidade do aeroporto de Lisboa” e ao “congestionamento do espaço aéreo”.

Na quarta-feira, um dia antes do anúncio dos resultados da TAP, o Governo considerou “inaceitável” que a TAP, empresa que “tem 100 milhões de euros de prejuízos” em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores, ressalvando que a decisão não é da administração, mas da gestão privada.

“É uma falta de respeito para com a esmagadora maioria dos trabalhadores da TAP e para com os portugueses”, avançou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, em resposta ao deputado do PS Hugo Costa que questionou se é moralmente aceitável a atribuição de prémios na TAP, face aos prejuízos da empresa.

Numa audição parlamentar na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, o ministro disse que os prejuízos na TAP são “uma matéria que preocupa” o Governo, defendendo que o processo de reversão da privatização da companhia aérea de bandeira portuguesa foi “importante”, mas “se deve contar pelos dedos de uma mão os anos em que não deu prejuízo”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se a TAP escondeu os nomes do Guaidó e do tio…como é que os coletivos já sabiam que eles chegavam e estavam à espera deles para os agredir?? O governo do maduro não consegue implicar com outros países, então veio chatear Portugal.

    • e se calhar este CEO-Che é cumplkice do Maduro.
      Tudo é possivel, com a esquerdalhada. Por tudo ser possivel, é que ninguem acredita e os gajos fazem exactamente por ninguem acreditar em semelhante barbaridades

  2. É vergonhosa toda esta situação para a República de Portugal (RP), provocada pela má conduta da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) empresa que outrora tanto dignificou o país e os cidadãos Portugueses, e agora se vê envolvida num esquema de tráfico de droga e transporte de explosivos nas suas aeronaves liderado pelo sr. Guaidó, o esquizofrénico que se auto-proclamou presidente da Venezuela.

    Já não bastava as medíocres e cobardes declarações do sr. Augusto Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Portugal (RP), que revelam claramente a sua ignorância diplomática e compadrio com a ingerência nos assuntos internos da República Bolivariana da Venezuela (RBV), ou o roubo do dinheiro pertencente aos cidadãos Venezuelanos efectuado pelo Novo Banco no valor de 1500 Milhões de Euros, tínhamos agora de passar por esta vergonha com a TAP o que leva a questionar se foi para isto que se privatizou uma empresa que outrora era digna.

    E como se não bastasse ainda temos o facto do sr. Guaidó viajar com uma identidade falsa, o que viola claramente os acordos internacionais da Organização Internacional de Aviação Civil, tendo sido recebido em Caracas pelo sr. Romain Nadal, Embaixador da França na República Bolivariana da Venezuela (RBV), o que não deixa de ser curioso.

  3. Só teorias da conspiração, nota se a léguas que os velhos do Restelo e alguns do antigo estado novo insistem nas suas ideias pré concebidas da mania da perseguição que paira nas suas cabecinhas e teima em não sair.. façam um passeio ao ar livre pela manhã, façam um piquenique, e, ainda que tarde, calem se, que já ninguém suporta ideias retrógradas.

RESPONDER

Fim dos debates quinzenais. Rio diz que é o melhor para o país (e pensa em si próprio)

O líder do PSD, Rui Rio, explicou, num vídeo da PSD/TV que defende o fim dos debates quinzenais porque é o "melhor para o país", alegando que esta proposta não tem a "preocupação de dificultar …

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …