Há 117 novos casos de Covid-19 em Portugal. Número total sobe para 448

Maxim Shipenkov / EPA

Há 117 novos casos de infeção por Covid-19 em Portugal, elevando para 448 o número total de diagnósticos positivos no país.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao fim da manhã desta terça-feira, registou-se um aumento de 35% face aos números revelados nesta segunda-feira.

Dos casos confirmados, há 206 pessoas internadas em unidades de saúde e 17 pessoas internadas nas unidades de cuidados intensivos (menos uma do que no dia anterior). Os restantes infetados, mais de metade do total, recuperam em casa.

Há 19 cadeias de transmissão ativas em Portugal (mais uma do que nesta segunda-feira), havendo ainda 323 pessoas aguardam testes laboratoriais.

Há casos registados em quase todas as regiões portuguesas: a região Norte volta a ser a mais afetada (196 casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (180), a região Centro (51), o Algarve (14), os Açores (1) e a Madeira (1).

O Alentejo continua sem nenhum caso positivo.

Ao todo, foram analisados 4030 casos suspeitos desde do dia um janeiro. Destes, 3259 não se confirmaram como positivos. Três pessoas já se recuperaram.

Nesta segunda-feira, Portugal registou a primeira vítima mortal.

Ministério da Sáude confirma 18 médicos infetados

Em conferência de imprensa logo após a divulgação dos novos casos positivos, secretário de Estado da Saúde confirmou que há “cerca de 30 profissionais” infetados com o novo coronavírus, sendo que destes “18 destes são médicos”.

A confirmação oficial da tutela surge depois de a Ordem dos Médicos ter referido que cerca de 20% dos infetados seriam médicos. “Estamos a começar a articular essa questão”, disse quando questionado sobre a articulação com as unidades médicas militares.

Também nesta terça-feira, o Governo Regional da Madeira anunciou o primeiro caso de na região, detalhando que se trata de uma turista holandesa que estava de férias na ilha.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …