Confirmado primeiro caso de Covid-19 na Madeira. Há 121 hóspedes de um hotel em quarentena

Luca Zennaro / EPA

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, confirmou esta terça-feira o primeiro caso de coronavírus na ilha. Trata-se de uma turista holandesa.

Foi confirmado esta terça-feira o primeiro caso de Covid-19 na Madeira. Trata-se de uma turistas holandesa que chegou à ilha da Madeira no dia 12, ainda antes de serem divulgadas as medidas de proteção. Em conferência de imprensa, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, já confirmou o caso.

“Convocaremos às embaixadas a necessidade mandatória para proceder ao repatriamento dos seus concidadãos turistas que ainda permaneçam na região com a maior brevidade possível”, disse Miguel Albuquerque.



O política declarou ainda o fim de todas as atividades de animação e recreação turística. Além disso, as medidas de restrição em espaços públicos, como centros comerciais, também vão ser reforçadas.

A cidadã holandesa está internada num espaço do Sindicato de Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM). O Hotel Quinta do Sol, onde estava instalada a turista, está em quarentena com 121 hóspedes, após ser dado a conhecer o primeiro infetado na ilha. As autoridades de saúde e a polícia já estão no local.

A polícia está a impedir acessos e saídas do hotel, sendo que nesta altura muitos dos hóspedes estão nas varandas à espera de novidades, escreve o DNotícias.

Na Madeira, a quarentena pelo período de 14 dias é obrigatória, ao contrário do território continental.

“Para assegurar o seu cumprimento, contamos com a colaboração das forças de segurança, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana, que nos últimos dias têm já atuado nesse sentido. A quarentena obrigatória é para cumprir em todos os concelhos do arquipélago, sem exceção”, lê-se numa nota divulgada à imprensa.

Segundo o SAPO 24, a ilha da Madeira está em “situação de alerta e o incumprimento destas medidas, por qualquer cidadão, são sancionadas nos termos da lei”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É o que acontece quando as pessoas continuam a sobrepor férias e lazer sobre saúde pública. Ilhas, que por si só tem a vantagem demográfica de se isolarem, podiam controlar o Covid-19 bem melhor que outros países, veja-se o caso de Macau…

  2. Pois fiquem sabendo que o Miguel Albuquerque teve a sensatez de fechar o porto do Funchal muito antes de Portugal Continental ter fechado a fronteira com Espanha….

RESPONDER

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …