O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, confirmou esta terça-feira o primeiro caso de coronavírus na ilha. Trata-se de uma turista holandesa.
Foi confirmado esta terça-feira o primeiro caso de Covid-19 na Madeira. Trata-se de uma turistas holandesa que chegou à ilha da Madeira no dia 12, ainda antes de serem divulgadas as medidas de proteção. Em conferência de imprensa, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, já confirmou o caso.
“Convocaremos às embaixadas a necessidade mandatória para proceder ao repatriamento dos seus concidadãos turistas que ainda permaneçam na região com a maior brevidade possível”, disse Miguel Albuquerque.
O política declarou ainda o fim de todas as atividades de animação e recreação turística. Além disso, as medidas de restrição em espaços públicos, como centros comerciais, também vão ser reforçadas.
A cidadã holandesa está internada num espaço do Sindicato de Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM). O Hotel Quinta do Sol, onde estava instalada a turista, está em quarentena com 121 hóspedes, após ser dado a conhecer o primeiro infetado na ilha. As autoridades de saúde e a polícia já estão no local.
A polícia está a impedir acessos e saídas do hotel, sendo que nesta altura muitos dos hóspedes estão nas varandas à espera de novidades, escreve o DNotícias.
Na Madeira, a quarentena pelo período de 14 dias é obrigatória, ao contrário do território continental.
“Para assegurar o seu cumprimento, contamos com a colaboração das forças de segurança, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana, que nos últimos dias têm já atuado nesse sentido. A quarentena obrigatória é para cumprir em todos os concelhos do arquipélago, sem exceção”, lê-se numa nota divulgada à imprensa.
Segundo o SAPO 24, a ilha da Madeira está em “situação de alerta e o incumprimento destas medidas, por qualquer cidadão, são sancionadas nos termos da lei”.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Têm de os pôr em “quarentona” como diz o pateta da RAM
É o que acontece quando as pessoas continuam a sobrepor férias e lazer sobre saúde pública. Ilhas, que por si só tem a vantagem demográfica de se isolarem, podiam controlar o Covid-19 bem melhor que outros países, veja-se o caso de Macau…
Pois fiquem sabendo que o Miguel Albuquerque teve a sensatez de fechar o porto do Funchal muito antes de Portugal Continental ter fechado a fronteira com Espanha….