Guardian aponta fecho de escolas a tempo como a chave do sucesso de Portugal no combate à covid-19

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O britânico Guardian destacou a decisão do Governo em fechar escolas e universidades a 16 de março e entrar em quarentena logo ao início das infeções no sucesso ao combate à pandemia da Covid-19 em Portugal.

Segundo noticiou o Diário de Notícias (DN) os ingleses consideram a decisão do Governo tornou-se muito importante, tendo em consideração o facto de 22% da população portuguesa ter mais do que 65 anos. Esta medida, tomada antes da maioria dos país europeus, resultou uma taxa de transmissão muito menor.

O Guardian comparou Portugal, no mesmo artigo, com os exemplos de Espanha (mais que 195 mil casos e cerca de 20 mil mortes) e França (153 mil casos e também 20 mil vítimas mortais). No território nacional a percentagem da mortalidade pela Covid-19 é de 3%, em Espanha 10%, no Reino Unido e na Bélgica 23%.

Em declarações ao jornal britânico, o do secretário de Estado da Saúde, António Sales, sublinhou o facto de o Governo ter “tomado as medidas certas no tempo correto”, depois de monitorizar a velocidade de propagação a partir do fim de janeiro. O fecho das escolas foi decidido quando se contabilizavam 112 infetados e ainda nenhuma morte, notou.

“A resposta portuguesa ao surto global de coronavírus foi, desde o início, baseada nos melhores conselhos científicos e na experiência de outros países”, referiu, acrescentando que o país estava preparado “para o pior cenário desta pandemia”.

E apontou: “Antecipando a disseminação da infeção e transmissão da comunidade, o Governo decidiu fechar as instituições educacionais para limitar o contato de uma grande quantidade de pessoas em um local confinado”.

Sales destacou o aumento o número de ventiladores e de camas nos hospitais.

“Entre dezembro de 2015 e dezembro de 2019, a força de trabalho nacional em saúde aumentou 13%, o que significa que mais de 15 mil profissionais de saúde, incluindo 3.700 médicos e 6.600 enfermeiros, estão a trabalhar”, disse. “Além disso, entre 2015 e 2019, os gastos do governo com saúde aumentaram 18% (1.6 mil milhões de euros)”.

O artigo do Guardian destacava ainda a oposição portuguesa no momento atual.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …