Guardian aponta fecho de escolas a tempo como a chave do sucesso de Portugal no combate à covid-19

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O britânico Guardian destacou a decisão do Governo em fechar escolas e universidades a 16 de março e entrar em quarentena logo ao início das infeções no sucesso ao combate à pandemia da Covid-19 em Portugal.

Segundo noticiou o Diário de Notícias (DN) os ingleses consideram a decisão do Governo tornou-se muito importante, tendo em consideração o facto de 22% da população portuguesa ter mais do que 65 anos. Esta medida, tomada antes da maioria dos país europeus, resultou uma taxa de transmissão muito menor.

O Guardian comparou Portugal, no mesmo artigo, com os exemplos de Espanha (mais que 195 mil casos e cerca de 20 mil mortes) e França (153 mil casos e também 20 mil vítimas mortais). No território nacional a percentagem da mortalidade pela Covid-19 é de 3%, em Espanha 10%, no Reino Unido e na Bélgica 23%.

Em declarações ao jornal britânico, o do secretário de Estado da Saúde, António Sales, sublinhou o facto de o Governo ter “tomado as medidas certas no tempo correto”, depois de monitorizar a velocidade de propagação a partir do fim de janeiro. O fecho das escolas foi decidido quando se contabilizavam 112 infetados e ainda nenhuma morte, notou.

“A resposta portuguesa ao surto global de coronavírus foi, desde o início, baseada nos melhores conselhos científicos e na experiência de outros países”, referiu, acrescentando que o país estava preparado “para o pior cenário desta pandemia”.

E apontou: “Antecipando a disseminação da infeção e transmissão da comunidade, o Governo decidiu fechar as instituições educacionais para limitar o contato de uma grande quantidade de pessoas em um local confinado”.

Sales destacou o aumento o número de ventiladores e de camas nos hospitais.

“Entre dezembro de 2015 e dezembro de 2019, a força de trabalho nacional em saúde aumentou 13%, o que significa que mais de 15 mil profissionais de saúde, incluindo 3.700 médicos e 6.600 enfermeiros, estão a trabalhar”, disse. “Além disso, entre 2015 e 2019, os gastos do governo com saúde aumentaram 18% (1.6 mil milhões de euros)”.

O artigo do Guardian destacava ainda a oposição portuguesa no momento atual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Molly bate recorde ao nascer de um embrião congelado há 27 anos

No início deste ano, um embrião que foi congelado em 1992 foi implantado no útero de uma mulher. Agora, 27 anos depois, nasceu Molly Gibson. A bebé nasceu do mais antigo embrião do mundo que resultou …

Apareceu um terceiro monólito metálico. Agora, foi numa montanha da Califórnia

Um monólito metálico, semelhante aos encontrados há pouco tempo no deserto de Utah, nos Estados Unidos, e na cidade romena de Piatra Neamt, surgiu agora no estado norte-americano da Califórnia. A estrutura foi encontra na …

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …