As alterações às regras de condução significam que todos em Espanha terão em breve de manter uma luz V16 no seu carro, mas a autoridade de trânsito do país confirmou recentemente regras diferentes para turistas.
Brevemente, os condutores espanhóis deixarão de poder usar legalmente os tradicionais triângulos de aviso em caso de avaria ou estiverem envolvidos num acidente.
A partir de 1 janeiro de 2026, todos os condutores em Espanha deverão ter no carro, e usar em vez dos triângulos de aviso, uma luz de emergência V16 — uma pequena luz LED com uma bateria de longa duração, ímanes, e geolocalização, entre outras características.
Segundo a Direção Geral de Trânsito (DGT) de Espanha, “o V16 é um dispositivo de aviso de acidente que substitui os triângulos clássicos para indicar que o veículo está imobilizado na estrada ou que a sua carga caiu na estrada”.
Segundo o The Local, o V16 está a ser introduzido nas estradas espanholas por razões de segurança e para permitir que a DGT faça melhor o seu trabalho. No entanto, a mudança iminente causou dúvidas entre turistas que conduzem em Espanha com veículos registados no estrangeiro.
Durante os últimos meses não ficou claro se os condutores estrangeiros de férias precisariam de comprar e usar o V16 quando em Espanha, ou se o antigo triângulo de aviso seria aceitável.
Segundo um esclarecimento da DGT, “no caso de veículos registados noutros países e que estejam em Espanha em ‘circulação internacional‘, cumprem os regulamentos se transportarem, ou usarem se necessário, triângulos de aviso ou qualquer outro dispositivo com função similar implementado nos regulamentos do país de origem”.
Esta orientação é para turistas com carros registados no estrangeiro e não se aplica a estrangeiros que vivem em Espanha, detalha o The Local.
O esclarecimento da DGT surge devido à confusão que se instalou, e porque Espanha é o primeiro país a tornar obrigatório o uso deste dispositivo, o que significa que os turistas em visita quase certamente não terão luzes V16 — que ainda não é regra.
Embora alguns países da União Europeia estejam a avaliar a implementação da luz de emergência V16, a maioria ainda exige os triângulos de emergência. Em Portugal, o seu uso como complemento de segurança é permitido, mas não é obrigatório.
O que é a luz V16?
O dispositivo V16 é uma pequena luz LED amarela, equipada com tecnologia de geolocalização, que é capaz de emitir uma luz de alta intensidade a 360º, de forma intermitente e contínua, durante 30 minutos.
Com uma bateria com autonomia de até 18 meses, o dispositivo contém vários ímanes, que garantem que possa ser colocado facilmente no tejadilho, em segurança a partir do interior do carro — e que não será levado pelo vento.
Segundo o Real Automóvel Clube de Espanha (RACE) a luz funciona em temperaturas extremas, que variam dos -10°C aos 50°C.
No entanto, a Associação Unificada da Polícia da Guarda Civil de Espanha já criticou a eficácia destas novas luzes, alegam que não são úteis em estradas com um elevado número de curvas, pois os condutores que se aproximam não recebem o pré-aviso que um triângulo fornece.
Além disso, sublinham que as luzes V-16 não são suficientemente brilhantes ou visíveis durante as horas diurnas — tornando-as inúteis.
isto é muito giro mas se falhar a pilha não há nada. O triângulo deveria continuar