Descoberto “La Fortuna” – o navio espanhol que explodiu em 1748 junto à costa dos EUA

ECU Program in Maritime Studies

Uma grande parte do possível naufrágio do La Fortuna, numa praia da Carolina do Norte.

Foram descobertos quatro naufrágios da época colonial, na costa da Carolina do Norte. Um deles é o famoso “La Fortuna”, um navio espanhol que explodiu durante um ataque em 1748.

Arqueólogos da East Carolina University (ECU) descobriram quatro naufrágios do século XVIII ao largo da costa da Carolina do Norte, no leste dos EUA.

Os naufrágios foram encontrados perto de Brunswick Town, um importante porto colonial na costa sul da Carolina do Norte. A cidade foi o primeiro assentamento europeu bem-sucedido na região de Cape Fear (Cabo do Medo, nome atribuído devido aos receios dos marinheiros do século XVI de naufragarem).

Como explica Cory van Hees, estudante de pós-graduação, em comunicado, os arqueólogos não estavam à espera de encontrar aqueles artefactos.

Van Hees perdeu-se durante o mergulho e deparou-se com vigas de madeira a sobressaírem da lama: “Não percebi o que estava a ver naquele momento, mas sabia que devia comunicar a estrutura de madeira ao corpo docente”, disse.

Os líderes do projeto da ECU, Jason Raupp e Jeremy Borrelli, dizem que um dos naufrágios, que é composto por 47 peças de madeira, é La Fortuna.

Registos históricos indicam que dois navios espanhóis se perderam ao largo de Brunswick Town, depois de um ataque que a 4 de setembro de 1748. Um deles seria o La Fortuna, que explodiu e afundou.

A equipa do projeto encontrou duas pistas principais de que o naufrágio é de facto La Fortuna: as madeiras e os artefactos encontrados nas proximidades, incluindo cerâmica espanhola.

Alguma da madeira usada na construção do navio provinha de uma espécie de cipreste nativa da América Central. Isto sugere que os construtores navais utilizaram matérias-primas de uma colónia espanhola das Caraíbas para construir o navio.

“Dois fragmentos de cerâmica hispano-americana do século XVIII são outra pista que apoia a identificação preliminar de La Fortuna”, disse Borrelli, em declarações à Live Science.

Além disso, o La Fortuna é o único navio espanhol conhecido por ter afundado nesta área.

Os outros três naufrágios continuam a ser um mistério. Todos têm detalhes de construção e artefactos que sugerem que foram usados no século XVIII, explicou Borrelli. Isso significa que provavelmente estão associados aos 50 anos de existência do porto colonial de Brunswick Town.

“É altamente improvável que qualquer um dos outros naufrágios encontrados em Brunswick Town seja um navio espanhol, mas não podemos descartar nada neste momento”, referiu o arqueólogo marinho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.