Um ritual indiano de soprar numa concha, conhecido como sopro shankh, ajuda a reduzir os sintomas para os pacientes com apneia do sono.
Um novo estudo publicado na ERJ Open Research sugere que soprar regularmente uma concha — uma prática respiratória iogue tradicional conhecida como sopro shankh — pode reduzir significativamente os sintomas da apneia obstrutiva do sono (AOS), como ressonar ou dificuldade em respirar.
Investigadores do Eternal Heart Care Centre and Research Institute, na Índia, recrutaram 30 adultos com idades entre os 19 e os 65 anos e AOS moderada para um ensaio clínico de seis meses. 16 participantes foram treinados para soprar através de uma concha durante pelo menos 15 minutos por dia, cinco dias por semana, enquanto os restantes realizaram exercícios padrão de respiração profunda durante o mesmo período.
A técnica envolve uma inspiração profunda seguida de uma expiração forte e sustentada com os lábios franzidos em direção à concha, produzindo fortes vibrações e resistência. Os investigadores acreditam que isto fortalece os músculos das vias aéreas superiores, incluindo a garganta e o palato mole, que colapsam frequentemente durante o sono em pessoas com AOS.
Após seis meses, o grupo que soprou o shankh apresentou melhorias notáveis: uma redução de 34% na sonolência diurna, até menos cinco interrupções respiratórias noturnas por hora e níveis mais elevados de oxigénio no sangue durante a noite. Os participantes também relataram melhor qualidade do sono.
Embora o estudo se tenha baseado parcialmente no autorrelato e envolvido apenas uma pequena amostra, os resultados estão em linha com pesquisas anteriores que sugeriram que o sopro do shankh pode beneficiar a saúde cardiovascular, respiratória e do sono, recorda o New Atlas.
A AOS, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, é mais comumente tratada com aparelhos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). Embora eficaz, o CPAP sofre frequentemente de baixa adesão devido ao desconforto e incómodo para os pacientes.
“Para as pessoas que vivem com AOS, especialmente aquelas que consideram o CPAP desconfortável, dispendioso ou inacessível, as nossas descobertas oferecem uma alternativa promissora”, disse Krishna K Sharma, que liderou a pesquisa. “O sopro do shankh é uma técnica simples e de baixo custo que pode ajudar a melhorar o sono e a reduzir os sintomas sem aparelhos ou medicamentos.”
Os investigadores planeiam realizar um estudo multicêntrico maior para validar os seus resultados e comparar o sopro do shankh diretamente com o CPAP e avaliar os seus potenciais benefícios para os doentes com AOS mais grave.