Governo suspende todos os voos de e para fora da UE (mas há exceções)

Mário Cruz / Lusa

António Costa falou ao país para anunciar que todos os voos que tenham destino à União Europeia, ou que partam da União Europeia para fora dela, serão suspensos. Mas há exceções.

Esta terça-feira, António Costa deu conhecimento das decisões tomadas pelo Conselho Europeu que se reuniu por videoconferência. Nesse sentido, a partir das 24h desta quarta-feira, todos os voos que tenham destino à União Europeia, ou que partam da União Europeia para fora dela, serão suspensos.

No caso de Portugal, aplicam-se restrições aos “países extracomunitários onde há uma forte presença de comunicadas portuguesas“, como o Canadá, Estados Unidos da América, Venezuela e África do Sul.

As ligações aéreas aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) também se mantêm na sua totalidade e, no caso do Brasil, as rotas “serão restringidas a exclusivamente em dois pontos: Lisboa – Rio de Janeiro e Lisboa – São Paulo”.

“A regra quanto aos voos extra-comunitários é precisamente essa: fechar. É uma luta contra o vírus, mas que temos de travar também por respeito aos nossos valores. Não podemos abandonar os portugueses que estão no estrangeiro, temos de estabelecer essa ligação”, explicou o governante.

As restrições estão em vigor ao longo dos próximos 30 dias. O Conselho Europeu decidiu não suspender o Espaço Shengen, remetendo para cada país uma decisão sobre o fecho das suas fronteiras terrestres com outros Estados-membros.

Em relação à declaração de emergência, o primeiro-ministro reforçou que essa decisão cabe à Presidência e que será divulgada na próxima quarta-feira. Já no que diz respeito a Ovar, Costa explicou que “foi a primeira localidade onde as autoridades de saúde classificaram como existindo uma situação de transmissão comunitária”.

Impunha-se elevar o nível de alerta para o nível de calamidade“, declarou.

António Costa revelou ainda que entre os principais temas discutidos na reunião do Conselho Europeu extraordinário estiveram o material de proteção individual e para os hospitais. Assim, o primeiro-ministro alertou “que em nenhum país há abundância de equipamentos porque nenhum país da UE tem os equipamentos necessários para uma situação extraordinária como a que estamos a viver”.

No caso de Portugal, “temos 1142 ventiladores“, sendo que “muitos deles estão a ser utilizados por doentes não com coronavírus, mas de outras doenças”.

António Costa adiantou ainda que “a UE organizou um concurso centralizado de compra de ventiladores para apoiar os esforços que cada um dos estados-membros estão a fazer”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …

Ovar volta a ativar Plano de Emergência Municipal

A Câmara Municipal de Ovar reativou o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil face ao aumento do número de casos de covid-19. Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 …

Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus - de origem africana - tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões …

Bernardo Silva arrasa Vieira (e Jesus e Rui Costa atiram-se ao jogador)

Na antecâmara das eleições para a presidência do Benfica, Bernardo Silva, ex-futebolista encarnado, apela a uma "mudança" e deixa duras críticas à presidência de Luís Filipe Vieira. Por outro lado, Rui Costa, que integra a …

Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o OE (mas ainda tem mais 14 reivindicações)

A dois dias da votação do Orçamento de Estado para 2021 na fase da generalidade, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o documento. No entanto, ainda tem - …

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …