Governo suspende todos os voos de e para fora da UE (mas há exceções)

Mário Cruz / Lusa

António Costa falou ao país para anunciar que todos os voos que tenham destino à União Europeia, ou que partam da União Europeia para fora dela, serão suspensos. Mas há exceções.

Esta terça-feira, António Costa deu conhecimento das decisões tomadas pelo Conselho Europeu que se reuniu por videoconferência. Nesse sentido, a partir das 24h desta quarta-feira, todos os voos que tenham destino à União Europeia, ou que partam da União Europeia para fora dela, serão suspensos.

No caso de Portugal, aplicam-se restrições aos “países extracomunitários onde há uma forte presença de comunicadas portuguesas“, como o Canadá, Estados Unidos da América, Venezuela e África do Sul.

As ligações aéreas aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) também se mantêm na sua totalidade e, no caso do Brasil, as rotas “serão restringidas a exclusivamente em dois pontos: Lisboa – Rio de Janeiro e Lisboa – São Paulo”.

“A regra quanto aos voos extra-comunitários é precisamente essa: fechar. É uma luta contra o vírus, mas que temos de travar também por respeito aos nossos valores. Não podemos abandonar os portugueses que estão no estrangeiro, temos de estabelecer essa ligação”, explicou o governante.

As restrições estão em vigor ao longo dos próximos 30 dias. O Conselho Europeu decidiu não suspender o Espaço Shengen, remetendo para cada país uma decisão sobre o fecho das suas fronteiras terrestres com outros Estados-membros.

Em relação à declaração de emergência, o primeiro-ministro reforçou que essa decisão cabe à Presidência e que será divulgada na próxima quarta-feira. Já no que diz respeito a Ovar, Costa explicou que “foi a primeira localidade onde as autoridades de saúde classificaram como existindo uma situação de transmissão comunitária”.

Impunha-se elevar o nível de alerta para o nível de calamidade“, declarou.

António Costa revelou ainda que entre os principais temas discutidos na reunião do Conselho Europeu extraordinário estiveram o material de proteção individual e para os hospitais. Assim, o primeiro-ministro alertou “que em nenhum país há abundância de equipamentos porque nenhum país da UE tem os equipamentos necessários para uma situação extraordinária como a que estamos a viver”.

No caso de Portugal, “temos 1142 ventiladores“, sendo que “muitos deles estão a ser utilizados por doentes não com coronavírus, mas de outras doenças”.

António Costa adiantou ainda que “a UE organizou um concurso centralizado de compra de ventiladores para apoiar os esforços que cada um dos estados-membros estão a fazer”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser notificada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …

ASAE abre processos crime por preços de álcool, luvas e máscaras inflacionados em 400%

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu nove processos crime após encontrar situações em que os preços praticados de álcool, luvas e máscaras estavam inflacionados em 300% ou 400%. Estes são produtos maioritariamente usados …