Governo suspende todos os voos de e para fora da UE (mas há exceções)

Mário Cruz / Lusa

António Costa falou ao país para anunciar que todos os voos que tenham destino à União Europeia, ou que partam da União Europeia para fora dela, serão suspensos. Mas há exceções.

Esta terça-feira, António Costa deu conhecimento das decisões tomadas pelo Conselho Europeu que se reuniu por videoconferência. Nesse sentido, a partir das 24h desta quarta-feira, todos os voos que tenham destino à União Europeia, ou que partam da União Europeia para fora dela, serão suspensos.

No caso de Portugal, aplicam-se restrições aos “países extracomunitários onde há uma forte presença de comunicadas portuguesas“, como o Canadá, Estados Unidos da América, Venezuela e África do Sul.

As ligações aéreas aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) também se mantêm na sua totalidade e, no caso do Brasil, as rotas “serão restringidas a exclusivamente em dois pontos: Lisboa – Rio de Janeiro e Lisboa – São Paulo”.

“A regra quanto aos voos extra-comunitários é precisamente essa: fechar. É uma luta contra o vírus, mas que temos de travar também por respeito aos nossos valores. Não podemos abandonar os portugueses que estão no estrangeiro, temos de estabelecer essa ligação”, explicou o governante.

As restrições estão em vigor ao longo dos próximos 30 dias. O Conselho Europeu decidiu não suspender o Espaço Shengen, remetendo para cada país uma decisão sobre o fecho das suas fronteiras terrestres com outros Estados-membros.

Em relação à declaração de emergência, o primeiro-ministro reforçou que essa decisão cabe à Presidência e que será divulgada na próxima quarta-feira. Já no que diz respeito a Ovar, Costa explicou que “foi a primeira localidade onde as autoridades de saúde classificaram como existindo uma situação de transmissão comunitária”.

Impunha-se elevar o nível de alerta para o nível de calamidade“, declarou.

António Costa revelou ainda que entre os principais temas discutidos na reunião do Conselho Europeu extraordinário estiveram o material de proteção individual e para os hospitais. Assim, o primeiro-ministro alertou “que em nenhum país há abundância de equipamentos porque nenhum país da UE tem os equipamentos necessários para uma situação extraordinária como a que estamos a viver”.

No caso de Portugal, “temos 1142 ventiladores“, sendo que “muitos deles estão a ser utilizados por doentes não com coronavírus, mas de outras doenças”.

António Costa adiantou ainda que “a UE organizou um concurso centralizado de compra de ventiladores para apoiar os esforços que cada um dos estados-membros estão a fazer”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …

Trincão ainda não pôs os pés em Camp Nou e já tem pretendentes

O português Francisco Trincão, contratado em março passado pelo Barcelona ao Sporting de Braga, ainda não colocou os pés em Camp Nou e já tem clubes interessados na sua compra ao clube catalão. O negócio que …

Costa e Conte perfeitamente alinhados. Previsões de Bruxelas exigem um acordo europeu imediato

Os primeiros-ministros de Portugal e de Itália defenderam que o agravamento das previsões negativas da economia da Comissão Europeia impõe um acordo entre os 27 Estados-membros já na próxima reunião do Conselho Europeu. Esta posição comum …

Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%. O Novo Banco …

As antigas águas da Austrália estavam cheias de escorpiões gigantes predadores

As antigas águas em redor da Austrália podem ter estado cheias de enormes escorpiões marinhos predadores que mediam 2,5 metros de comprimento. Conhecidos como Eurypterida, estes animais ferozes foram os maiores predadores marinhos a aparecer no …

Siza Vieira sobre Efacec: Estado está a salvar uma empresa viável e não os bancos que financiaram Isabel dos Santos

O ministro da Economia esclareceu esta terça-feira que o Estado está a “salvar uma empresa” e não “os financiadores e os acionistas” da Efacec e que o valor da indemnização não será suficiente para saldar …

Casos de covid-19 encerram Câmara de Paços de Ferreira. Presidente está infetado

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, distrito do Porto, anunciou esta quarta-feira que o seu edifício sede se encontra temporariamente encerrado depois de terem sido detetado casos positivos de covid-19 entre os trabalhadores. "A …

Megaoperação do SEF. Três detidos e 150 possíveis vítimas de tráfico humano e imigração ilegal

Uma megaoperação do SEF, em Santarém, já levou à detenção de três suspeitos de tráfico humano e imigração ilegal. Já foram identificadas 150 possíveis vítimas. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a levar a …

Conjuntivite pode ser um sintoma primário de covid-19

Uma equipa de investigadores canadianos identificou a conjuntivite como um novo sintoma primário de covid-19. Os cientistas alertam os oftalmologistas para os perigos inerentes. Os sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19 são: febre, tosse …