Declarado estado de calamidade pública em Ovar devido ao surto de coronavírus

Simone Venezia / EPA

O presidente da câmara municipal de Ovar, Salvador Malheiro, anunciou esta terça-feira que foi declarado estado de calamidade pública na autarquia. O número de casos duplicou nas últimas 24 horas.

Esta terça-feira foi declarado estado de calamidade pública específica em Ovar, informou a autarquia através das redes sociais. Em Ovar, no distrito de Aveiro, o número de casos confirmados de infeção por coronavírus duplicou nas últimas 24 horas, havendo mais de 30 casos.

Segundo a TSF, esta decisão implica a criação de um perímetro de controlo de entradas e saídas na área geográfica do município, bem como “quarentena geográfica” para toda a população.

“Determino o encerramento de todos os estabelecimentos comerciais e serviços não essenciais, bem como a limitação de movimentação de pessoas, de e para o Concelho de Ovar, devido à existência de perigo para a Saúde Pública, nomeadamente de risco de contágio de Covid-19 e como medida de contenção, pelo período de 18/03/2020 a 02/04/2020”, anunciou o presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, no Facebook.

“Todo o nosso perímetro vai ser isolado”, acrescentou. Esta medida de contenção estará em vigor de 18 de março a 2 de abril. A Câmara Municipal de Ovar também partilhou um documento da Autoridade de Saúde Regional.

Quarentena geográfica | Concelho de Ovar

Publicado por Câmara Municipal de Ovar em Terça-feira, 17 de março de 2020

Espero mesmo que Costa e Marcelo isolem o país já, encerrando fronteiras e controlando aeroportos. E que avancem também para o estado de emergência nacional. Terão o apoio de todos nesta decisão que já peca por tardia”, escreveu também Salvador Malheiro, no domingo.

GOVERNO PREPARA-SE PARA DECRETAR ESTADO DE CALAMIDADE ESPECÍFICO PARA O MUNICÍPIO DE OVAR.

Publicado por Salvador Malheiro em Terça-feira, 17 de março de 2020

Ao final da tarde, Eduardo Cabrita fez uma declaração ao país, confirmando o estado de calamidade em Ovar: a “criação de uma cerca sanitária a todo o município; estabelecimento de restrições a atividades económicas e circulação de pessoas”.

O ministro da Administração Interna adiantou que, excetuando algumas situações, como profissionais de saúde e de socorro residentes em Ovar, abastecimento de áreas que devam continuar em funcionamento, tal como supermercados, “fica vedada a saída dos residentes de Ovar e é vedado o acesso de todos nós ao município de Ovar”.

Ficam ainda interditas todas as atividades comerciais ou industriais exceto aqueles que são relativas ao setor alimentar. “Fechamos todos os restaurantes, fechamos todas as oficinas, mantém-se abertas as padarias e supermercados. Igualmente as farmácias, bancos e postos de abastecimento de combustíveis.”

A linha do Norte, que atravessa o município, irá continuara funcionar, mas, “nas estações situadas nesse município, não haverá entrada nem saída de passageiros”.

Marta Temido explicou que, “na sequência do que vem sendo a evolução epidemiológica da Covid-19 na região do centro, o senhor delegado regional de saúde emitiu um despacho no qual considerava que nos encontramos nesta área numa zona compatível com um quadro de comunitário ativo de transmissão ativa. Isto constitui um risco de transmissão generalizada e de poderem ocorrer novas cadeias de transmissão”.

“No boletim epidemiológico confirmado esta manhã havia 51 casos confirmados no centro. Desses 51 casos, 30 estão relacionados com o concelho de Ovar. Decorrentes desses casos, temos 440 pessoas em monitorização. Esses contactos estão com recomendação de isolamento e de vigilância pelas autoridades de saúde”, acrescentou a ministra da Saúde.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …