/

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

partyofeuropeansocialists / Flickr

O primeiro-ministro António Costa

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto.

Estas informações sobre as negociações sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) foram transmitidas, este domingo, à agência Lusa por fonte do Governo.

“Nesta semana vamos ter reuniões e queremos reunir com todos os partidos“, disse à Lusa esta fonte do Executivo. O Governo “continua a trabalhar com vista a alcançar mais aproximações com os partidos: PCP, BE, PAN, PEV e deputadas não inscritas”, referiu.

“Na sequência das declarações que fizeram nesta semana dirigentes do BE sobre o acordo escrito, o Governo solicitou ao BE que envie o conteúdo e os termos do que entende ser este acordo escrito“, adiantou ainda a mesma fonte.

Na quinta-feira, em entrevista ao jornal Público, a deputada e dirigente bloquista Mariana Mortágua aludiu à necessidade de um acordo político para a viabilização do OE2022, detalhando que “esse acordo político inclui medidas orçamentais, mas inclui medidas da organização da sociedade e da economia”.

No dia seguinte, o primeiro-ministro afirmou que se os bloquistas querem um acordo escrito, “esse não é o problema”, acrescentando que não fazia sentido andarem a perder-se com “questões de forma”.

“A construção de um Orçamento não é um debate entre partidos, é um debate entre quem governa, quem legisla e o conjunto da sociedade portuguesa, o conjunto dos cidadãos. E a preocupação fundamental que temos de ter é ter um bom Orçamento, que responda àquilo que são as prioridades do país”, defendeu António Costa.

Questionada sobre as declarações de Costa, no final da audiência com o Presidente da República, a coordenadora do Bloco, Catarina Martins, disse que o partido “não se prende com questões formais”.

“O que nós queremos é que haja redações exatas da lei que é aprovada no Orçamento do Estado para que depois haja uma execução daquilo que é aprovado”, afirmou.

Na perspetiva da líder do BE, “só não há um Orçamento do Estado se o Governo não quiser”. “Como toda a gente compreendeu, o Bloco de Esquerda tem-se focado em muito poucas medidas, em áreas fundamentais. Tenha o Governo vontade de responder e com certeza existirá um Orçamento do Estado”, declarou ainda.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.