Costa prepara regresso à nova “normalidade”. Confiança é a palavra chave

Mário Cruz / Lusa

O Governo de António Costa prepara o regresso do país à nova “normalidade”, estando a ser traçado um plano para a retoma económica, que deverá acontecer de forma gradual dentro de algumas semanas.

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram durante todo o dia desta terça-feira com mais de 20 economistas e académicos para começar a delinear o plano de retoma económica.

No fim da reunião, Siza Vieira falou aos jornalistas, dando conta que o país está a entrar no tempo de preparar o regresso da atividade económica.

Sem adiantar uma data específica para a retoma ou se a renovação do estado de emergência, que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já disse estar convencido de ser necessário renovar até 1 de maio, o responsável pela pasta da Economia revelou que a confiança será a palavra chave neste processo.

“Não vou entrar em detalhes sobre o conjunto de reflexões feitas, mas, de uma maneira geral, há uma partilha importante da ideia de que temos de ir construindo uma confiança coletiva na capacidade de proteger as populações, e os elementos mais frágeis, à medida que vamos preparando o levantamento das restrições à atividade económica e circulação dos cidadãos”, disse Pedro Siza Vieira.

Tal como frisa o jornal Público, a economia só reabre se as pessoas tiverem confiança para voltar à rua para trabalhar e consumir sem correrem o risco de contraírem a covid-19, doença que já fez 126 mil vítimas mortais e quase dois milhões de infetados no mundo.

Siza Vieira reforçou essa mesma ideia, sem muito adiantar: “Temos de começar a pensar na forma como vamos ser capazes de criar, na nossa população e nas empresas, a confiança de que estão reunidas as condições para o retorno à atividade”, explicou.

Muitas máscaras?

Partindo do pressuposto da confiança, Pedro Siza Vieira destacou, na mesma declaração que fez a partir de São Bento, em Lisboa, que, após a retoma, as empresas terão de assegurar aos seus trabalhadores um ambiente de trabalho seguro.

Sem adiantar como é que as entidades patronais farão este reforço de segurança para os seus trabalhadores, Siza Vieira deixou indícios de que esta adaptação: o reforço de segurança no seio empresarial se poderá fazer através de máscaras.

O governante frisou que há já empresas portuguesas com capacidade de fabricar máscaras de proteção individual em “grande quantidade”, dando conta que estas “poderão ser distribuídas pelos circuitos de comercialização”.

Siza Vieira recordou ainda que não decretou o encerramento de sectores de atividade em massa. “Foram os sectores que encerraram por sua iniciativa – e bem – e, obviamente, serão eles a decidir qual o momento mais seguro para voltarem à atividade”.

Por isso, quaisquer medidas que o Governo venha a tomar sobre a reabertura da atividade, incidirão sobre as atividades em que houve a decisão de fecho, isto é, o comércio.

O Governo não adiantou ainda quando é que pretende retomar ou dar início à atividade económica, mas o Correio da Manhã aponta que será em maio.

A reunião de António Costa e Siza Vieira com os especialistas ocorreu no mesmo dia em que Fundo Monetário Internacional (FMI) previu uma recessão de 8% da economia portuguesa e uma taxa de desemprego de 13,9% em 2020.

Para 2021 o cenário inverte-se, com a instituição a apontar para uma recuperação de 5,0% do PIB e uma taxa de desemprego de 8,7%.

Também o ministro das Finanças, Mário Centeno, já vaticinou uma quebra inédita do PIB no segundo trimestre deste ano. “As estimativas que existem – e apresentaremos brevemente números nesse sentido – estão enquadradas em factos que vão desde 6,5% do PIB anual por cada 30 dias úteis em que a economia esteja parada, como está hoje em Portugal”, referiu Mário Centeno em entrevista à TVI.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …