Governo “não vai meter um único euro” no Orçamento para o Novo Banco

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

Este domingo, Luís Marques Mendes assegurou que, no Orçamento do Estado para 2021, não haverá “um único euro” para o Novo Banco.

O Governo não pretende canalizar “um único euro” do próximo Orçamento do Estado para o Fundo de Resolução do Novo Banco. A garantia foi dada na noite deste domingo por Luís Marques Mendes, no habitual espaço de comentário na SIC.

“O Fundo de Resolução vai ter de se financiar sem ser no Orçamento do Estado. O Governo não vai inscrever um único euro no OE com vista ao Novo Banco. Quem é que iria aprovar isso?”, questionou, citado pelo Observador.

Segundo o comentador, a decisão resulta não apenas do “quadro de radicalismo anti Novo Banco” vigente no país, mas também da indisponibilidade já demonstrada pelos partidos para viabilizar a disponibilização da verba.

“O Fundo de Resolução vai ter de se financiar noutro lado“, explicou. “Vai ter que, ou arranjar um financiamento num banco estrangeiro, ou em mais do que um banco estrangeiro; ou vai ter de arranjar financiamento na Europa, uma linha de financiamento da União Europeia.”

O conselheiro de Estado criticou ainda o facto de o texto da auditoria da Deloitte ao Novo Banco continuar a não ser do conhecimento público.

“Esta auditoria foi exigida pelo Presidente da República e pela Assembleia da República. E agora fica na gaveta? Esta é uma cultura salazarenta; mais do que salazarista é salazarenta. É uma cultura de secretismo, de opacidade, de falta de transparência, tem de ser banida de Portugal”, assinalou.

O comentador acrescentou ainda que as conclusões até agora conhecidas do relatório da Deloitte deixaram “todos os partidos desconfortáveis”: uns esperavam críticas à administração, outros queriam que a culpa recaísse em Passos Coelhos e outros esperavam que incidissem em António Costa e Mário Centeno.

“Jerónimo a substituir Jerónimo é uma mais-valia”

Sobre o PCP, no rescaldo da Festa do Avante!, Marques Mendes disse que a permanência de Jerónimo de Sousa enquanto secretário-geral do PCP no próximo congresso do partido, que decorrerá em novembro, é a melhor notícia que os comunistas tiveram.

“Jerónimo a substituir Jerónimo é uma mais-valia para o partido”, sublinhou, apontando a “simpatia e o exemplo” do líder comunista como um trunfo numa altura em que o PCP “anda a cometer demasiados erros” e tem pela frente desafios eleitorais como as presidenciais e autárquicas de 2021.

Apesar das críticas, o evento da Quinta da Atalaia “faz passar a ideia de que o PCP está desfasado do povo”, pois o maior desgaste para o partido não veio das críticas de comentadores ou da comunicação social, mas sim de populares.

O comentador admitiu que “houve uma campanha contra o PCP”, mas realçou que foi o próprio partido que “deu pretexto” para tal.

Luís Marques Mendes elogiou, por fim, o discurso “eminentemente virado para dentro e eficaz” de Jerónimo no encerramento do Avante!, neste domingo. O comentador destacou também o “caderno de encargos enorme e exaustivo” dos comunistas para viabilizarem o OE2021 e realçou que o secretário-geral do PCP não fechou a porta à negociação com o Governo de António Costa.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Terá que arranjar uma linha de Financiamento da U.E”….diz o Ilustre ! mas parte dos nossos Impostos contribuem para o Financiamento da U.E….não é ???

RESPONDER

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …