Governo “não vai meter um único euro” no Orçamento para o Novo Banco

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

Este domingo, Luís Marques Mendes assegurou que, no Orçamento do Estado para 2021, não haverá “um único euro” para o Novo Banco.

O Governo não pretende canalizar “um único euro” do próximo Orçamento do Estado para o Fundo de Resolução do Novo Banco. A garantia foi dada na noite deste domingo por Luís Marques Mendes, no habitual espaço de comentário na SIC.

“O Fundo de Resolução vai ter de se financiar sem ser no Orçamento do Estado. O Governo não vai inscrever um único euro no OE com vista ao Novo Banco. Quem é que iria aprovar isso?”, questionou, citado pelo Observador.

Segundo o comentador, a decisão resulta não apenas do “quadro de radicalismo anti Novo Banco” vigente no país, mas também da indisponibilidade já demonstrada pelos partidos para viabilizar a disponibilização da verba.

“O Fundo de Resolução vai ter de se financiar noutro lado“, explicou. “Vai ter que, ou arranjar um financiamento num banco estrangeiro, ou em mais do que um banco estrangeiro; ou vai ter de arranjar financiamento na Europa, uma linha de financiamento da União Europeia.”

O conselheiro de Estado criticou ainda o facto de o texto da auditoria da Deloitte ao Novo Banco continuar a não ser do conhecimento público.

“Esta auditoria foi exigida pelo Presidente da República e pela Assembleia da República. E agora fica na gaveta? Esta é uma cultura salazarenta; mais do que salazarista é salazarenta. É uma cultura de secretismo, de opacidade, de falta de transparência, tem de ser banida de Portugal”, assinalou.

O comentador acrescentou ainda que as conclusões até agora conhecidas do relatório da Deloitte deixaram “todos os partidos desconfortáveis”: uns esperavam críticas à administração, outros queriam que a culpa recaísse em Passos Coelhos e outros esperavam que incidissem em António Costa e Mário Centeno.

“Jerónimo a substituir Jerónimo é uma mais-valia”

Sobre o PCP, no rescaldo da Festa do Avante!, Marques Mendes disse que a permanência de Jerónimo de Sousa enquanto secretário-geral do PCP no próximo congresso do partido, que decorrerá em novembro, é a melhor notícia que os comunistas tiveram.

“Jerónimo a substituir Jerónimo é uma mais-valia para o partido”, sublinhou, apontando a “simpatia e o exemplo” do líder comunista como um trunfo numa altura em que o PCP “anda a cometer demasiados erros” e tem pela frente desafios eleitorais como as presidenciais e autárquicas de 2021.

Apesar das críticas, o evento da Quinta da Atalaia “faz passar a ideia de que o PCP está desfasado do povo”, pois o maior desgaste para o partido não veio das críticas de comentadores ou da comunicação social, mas sim de populares.

O comentador admitiu que “houve uma campanha contra o PCP”, mas realçou que foi o próprio partido que “deu pretexto” para tal.

Luís Marques Mendes elogiou, por fim, o discurso “eminentemente virado para dentro e eficaz” de Jerónimo no encerramento do Avante!, neste domingo. O comentador destacou também o “caderno de encargos enorme e exaustivo” dos comunistas para viabilizarem o OE2021 e realçou que o secretário-geral do PCP não fechou a porta à negociação com o Governo de António Costa.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Terá que arranjar uma linha de Financiamento da U.E”….diz o Ilustre ! mas parte dos nossos Impostos contribuem para o Financiamento da U.E….não é ???

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …