Fraude dos motores VW explicada pela… VW

A Volkswagen tem feito tudo o que pode para deixar para trás o escândalo das emissões camufladas, e para tentar fazer passar a imagem de total transparência quanto ao assunto, disponibiliza um vídeo que explica o que se passou e como irá resolver o problema.

Enquanto ainda está meio mundo em choque por ver a complacência com que os governos está a lidar com o problema, a Volkswagen tenta limpar a sua imagem, apresentando um vídeo técnico que explica o princípio de funcionamento de um motor diesel, as suas emissões, e as técnicas utilizadas para as minimizar.

De seguida, aborda a questão da “batota” que foi feita, para reduzir as emissões durante o período de teste, sendo que depois em condução normal essas emissões eram/são bem superiores aos limites máximos permitidos; e avança para as formas como supostamente pretenderá corrigir o problema.

Mas o verdadeiro problema é que os especialistas continuam a não estar convencidos com as “soluções” avançadas pela VW, que consistem numa actualização do firmware para os motores 2.0 e 1.2, e num “optimizador de fluxo” – um pedaço de plástico – no modelo 1.6.

Muitos dizem que a única solução real seria instalar um sistema SCR de tratamento dos gases de escape, mas que isso seria algo que custaria milhares de euros por cada veículo.

Enquanto se aguardam pelas correcções (e reacções a essas correcções) e quais serão as sanções aplicadas à VW (e demais marcas que têm sido apanhadas a fazer batotas idênticas), resta-nos esperar que todo este incidente sirva para acelerar a adopção dos automóveis 100% eléctricos.

E para incentivar a chegada dos automóveis sem condutor, que potencialmente poderiam retirar das estradas cerca de 90% dos veículos, que na verdade passam a maior parte do tempo parados num estacionamento ou nas filas de trânsito (que eles próprios contribuem para criar.)

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É absurda conclusão deste artigo, em que diz “esperar que todo este incidente sirva para acelerar a adopção dos automóveis 100% eléctricos”. Os veiculos electricos, por muitas razoes, nunca poderão ser uma solução geral para os transportes. A verdadeira solução consiste em substituir um mau combustivel como o gasóleo por um bom combustível como o gás natural. Para mais pormenores ver a Declaração da APVGN em http://apvgn.pt/declaracao-da-apvgn-acerca-do-ciclo-diesel/

    • Os únicos bons combustíveis são os “carbono neutros”, como por exemplo o biodiesel, bioetanol, ou metano sintético. Estes 3 têm potencial para substituir gasolina, gasóleo e GPL/Gás natural, de origem fóssil. O gás natural é um mau combustível, na medida em que continua a explorar recursos limitados que a natureza se encarregou de armazenar durante milhões de anos, de modo a todos termos hoje uma atmosfera não nociva à vida. Os veículos elétricos poderão substituir 100% da frota atual, especialmente após a conclusão da maior fábrica de baterias de lítio do mundo, da Tesla, que irá duplicar a produção mundial e baixar os custos significativamente. No entanto, tudo aponta para que a melhor solução sejam os híbridos, com sistema 100% elétrico de tração, com regeneração de energia em travagem, e com apoio de gerador a combustível líquido ou gás, que continuam a oferecer uma maior densidade energética, rapidez de enchimento e baixos custos de armazenamento e transporte.

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …