Mesmo sem qualquer golo, a partida do Grupo E entre a França, que qualificou para os oitavos de final, e o Equador, eliminado, foi, sobretudo no segundo tempo, uma das mais emocionantes do Mundial2014 de futebol.
Os sul-americanos, que jogaram praticamente toda a segunda parte reduzidos a 10, deram um exemplo de grande coragem e tenacidade, alinhando de igual para igual contra uma França que, apesar de praticamente apurada, não poupou os seus melhores elementos.
Mais do que nos primeiros 45 minutos, o período complementar foi cenário de futebol de ataque, velocidade e empenho, o que manteve a emoção até final, apesar de o desfecho do outro jogo do (vitória da Suíça por 3-0) obrigar aos equatorianos a vencer os franceses por dois golos de diferença.
A França, que podia dar-se ao luxo de perder, tal era a sua vantagem na diferença de golos, apresentou um “onze” com seis novidades – Bacary Sagna, Laurent Koscielny e Lucas Digne na defesa, Morgan Schneiderlin e Paul Pogba no meio campo e Antoine Griezmann no ataque.
O intervalo chegou sem golos e pôs termo a um período de futebol fraco e sem grande inspiração de parte a parte, apesar de uma ou outra iniciativa desgarrada.
Pouco depois, o Equador ficou reduzido a 10 unidades, por expulsão de Antonio Valencia (50 minutos), mas nem por isso deixou de tentar o ataque, podendo mesmo ter aberto a contagem aos 54 minutos, quando Christian Noboa procurou a baliza de Lloris, mas de forma defeituosa.
Os franceses, que tinham vencido os dois primeiros jogos, conseguiram o empate que lhes dava o apuramento e o primeiro posto.
Nos oitavos de final, a França vai defrontar a Nigéria, segunda classificada do Grupo F.
Suiça apurada
A Suíça cumpriu o seu objetivo de apuramento graças ao triunfo por 3-0 sobre as Honduras, com um “hat-trick” de Xherdan Shaqiri, jogador do Bayern de Munique, com golos aos 06, 31 e 71 minutos.
Shaqiri concretizou o primeiro “hat-trick” do Mundia 2014.
Os suíços terminaram o grupo com 6 pontos, enquanto o Equador somou quatro pontos e as Honduras ficaram a zero.
Segunda-feira, 23 de Junho de 2014
Holanda – Chile, 2-0
Espanha – Austrália, 3-0
Brasil – Camarões, 4-1
Méxco – Croácia, 3-1
Terça-feira, 24 de Junho de 2014
Itália – Uruguai, 0-1
Costa Rica – Inglaterra, 0-0
Japão – Colômbia, 1-4
Grécia – Costa do Marfim, 2-1
Nigéria – Argentina, 2-3
Bósnia – Irão, 3-1
Equador – França, 0-0
Honduras – Suíça, 0-3
Quinta-feira, 26 de Junho de 2014
Portugal – Gana, 17h, RTP 1
Estados Unidos – Alemanha, 17h, SPORT.TV1
Argélia – Rússia, 21h, SPORT.TV1
Rep. Coreia – Bélgica, 21h, SPORT.TV2
Mundial 2014
-
18 Setembro, 2015 FIFA suspende e investiga secretário-geral Jérôme Valcke