Uruguai elimina Itália, Costa Rica vence Grupo D

Futebol 365

-

Um golo do central Diego Godin, aos 81 minutos, permitiu hoje ao Uruguai acabar com a resistência da Itália (1-0), já reduzida a 10, e qualificar-se para os oitavos de final do Mundial de futebol de 2014.

O jogador do Atlético de Madrid, que já havia decidido, também na sequência de um canto, o campeonato espanhol, na “final” com o FC Barcelona, apurou os sul-americanos, perante uns transalpinos que apostaram quase tudo no 0-0.

Com menos um desde os 59 minutos, face ao vermelho direto a Marchisio, e sem Balottelli, substituído ao intervalo, a Itália não conseguiu segurar os sul-americanos, que, antes do golo, já tinham ameaçado marcar.

Depois de uma entrada em falso (1-3 com a Costa Rica), ao contrário da Itália (2-1 à Inglaterra), os uruguaios estão, assim, nos “oitavos”, nos quais poderão, no entanto, não ter Luis Suarez, que, em mais um desvario, terá mordido Chiellini, precisamente um minuto antes do único golo do jogo.

Nos “oitavos”, o Uruguai, segundo do Grupo D, atrás da surpresa Costa Rica, deverá defrontar a Colômbia, que hoje garantirá, certamente, a vitória no Grupo C, o que até poderá conseguir com uma derrota.

Em relação à segunda ronda, Prandelli trocou Abate, o lesionado De Rossi, Thiago Motta e Candreva por Bonucci, De Sciglio, Verratti e Immobile, voltando a um esquema com três centrais, enquanto Tabarez repetiu o “onze”.

Sob 33 graus celsius, o encontro em Natal começou muito tático, com as duas equipas apostadas em não dar espaço aos ataques contrários, recorrendo, se necessário, às faltas, mais ou menos duras.

Este cenário prolongou-se por toda a primeira parte, na qual nenhuma equipa esteve perto de marcar, destacando-se apenas um remate falhado de Immbobile, aos 29 minutos, e duas defesas seguidas de Buffon, aos pés de Suarez e Lodeiro, aos 33.

Para a segunda metade, o técnico italiano prescindiu do já “amarelado” Balotelli, que parecia tocado, e fez entrar mais um médio (Parolo), enquanto o uruguaio apostou no benfiquista Maxi Pereira, expulso no primeiro jogo, retirando Lodeiro.

O jogo pouco ou nada mudou, continuando longe das balizas, até que, aos 58 minutos, apareceu, finalmente, a primeira grande oportunidade, com Cristian Rodriguez a tabelar com Luis Suarez e, na cara de Buffon, sobre a esquerda, a rematar mal.

Na jogada seguinte, as coisas ficaram mais complicadas para os transalpinos, com Marchisio a ter uma entrada perigosa sobre Arevalo Rios e a ver o vermelho direto.

Com mais um, Tabarez lançou Stuani, para o lugar de Alvaro Pereira, e, aos 66 minutos, o Uruguai quase marcou, com Suarez a ganhar um ressalto e a isolar-se, mas a ser contrariado por “enorme” defesa de Buffon, o “melhor em campo”.

A última aposta uruguaia foi em Gaston Ramirez, que entrou aos 78 minutos e, aos 81, apontou um canto na direita para Diego Godin marcar, com as costas, o golo dos sul-americanos.

Em desvantagem, a Itália arriscou tudo, mas não conseguiu sequer assustar Muslera, enquanto o Uruguai, com espaço para contra-atacar, só não marcou porque Luis Suarez foi egoísta, por duas vezes, aos 89 minutos. Não foi necessário.

Costa Rica empata com Inglaterra e vence o Grupo D

No outro encontro do Grupo D, “Grupo da Morte” com 3 selecções campeãs do Mundo, a Costa Rica e a Inglaterra empataram 0-0.

O resultado permitiu à Costa Rica, depois das vitórias frente ao Uruguai e Itália, terminar a fase de grupos no primeiro lugar do seu grupo.

Os surpreendentes costa-riquenhos concluíram o agrupamento com 7 pontos, contra 6 dos uruguaios, 3 dos italianos e 1 dos ingleses, que já partiram para a última ronda sem hipóteses de qualificação.

3ª Jornada da fase de grupos:

Segunda-feira, 23 de Junho de 2014
Holanda – Chile, 2-0
Espanha – Austrália, 3-0
Brasil – Camarões, 4-1
Méxco – Croácia, 3-1

Terça-feira, 24 de Junho de 2014
Itália – Uruguai, 0 – 1
Costa Rica – Inglaterra, 0 – 0
Japão – Colômbia, 21:00, RTP 1
Grécia – Costa do Marfim, 21:00, SPORT.TV2

Quarta-feira, 25 de Junho de 2014
Nigéria – Argentina, 17:00, RTP 1
Bósnia – Irão, 17:00, SPORT.TV2
Equador – França, 21:00, RTP 1
Honduras – Suíça, 21:00, SPORT.TV2

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014
Portugal – Gana, 17:00, RTP 1
Estados Unidos – Alemanha, 17:00, SPORT.TV2
Argélia – Rússia, 21:00, SPORT.TV2
Rep. Coreia – Bélgica, 21:00, SPORT.TV2

Sábado, 28 de Junho de 2014
Brasil – Chile, 17:00

Domingo, 29 de Junho de 2014
Holanda – México, 17:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Shinzo Abe investigado por alegado uso ilegal de fundos para financiar eventos privados

Procuradores no Japão estão a investigar o gabinete pessoal do antigo primeiro-ministro Shinzo Abe pela alegada utilização ilegal de fundos para financiar eventos privados, para os quais foram convidados apoiantes do líder japonês entre 2013 …

Rússia anuncia eficácia de 95% da vacina Sputnik V

A Rússia anunciou, esta terça-feira, que sua vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, tem uma eficácia de 95%, segundo resultados preliminares. Em comunicado no site oficial da vacina russa, o Centro …

Emigrantes querem votar por correio nas presidenciais

O movimento de emigrantes "Também somos portugueses" pede a alteração urgente das leis eleitorais para que possam votar por correio, no mesmo dia em que Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, anuncia a …

"Um objectivo histórico". Efacec leva luz a todo o Ruanda

A Efacec instalou três sub-estações de alta tensão no Ruanda, contribuindo atingir "um objetivo histórico da República do Ruanda" com "a electrificação total do país em 2023". O projecto da empresa portuguesa está orçado em …

Portugal com mais 85 mortes e 3919 casos de covid-19. Número de internados nunca foi tão alto

Portugal regista, esta terça-feira, mais 85 mortes e 3919 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3919 novos casos, 2284 …

Vésperas de feriado sem confinamento obrigatório

Nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, que antecedem os dois feriados, não serão aplicadas as restrições de circulação definidas para os fins de semana e feriados, embora as escolas interrompam a atividade …

Eduardo Catroga: Foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar apoio do PCP e do BE

Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, defende que foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, partidos "anti-tudo". O ex-ministro das Finanças …

Ministra garante que situação nas prisões está "controlada". PSD diz que Governo está "sem rei nem roque"

Esta segunda-feira, a ministra da Justiça Francisca Van Dunem esteve reunida com Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, num encontro em que participou também a ministra da Saúde, Marta Temido. À saída de uma audiência com …

Autarcas do Norte aceitam novas restrições, mas falam em falta de preparação e coerência por parte do Governo

A maioria dos autarcas do distrito do Porto concorda que era preciso apertar mais as restrições na região norte. Os líderes da câmaras aceitam as decisões com medo da alternativa, mas deixam algumas críticas à …

Porto é o único distrito do Norte onde novos casos diminuíram. Bragança, Viana e Vila Real em crescimento

De acordo com um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte, o distrito do Porto registou, entre a segunda e terceira semana de novembro, uma diminuição de novos casos de infeção por covid-19. É …