Uruguai elimina Itália, Costa Rica vence Grupo D

Futebol 365

-

Um golo do central Diego Godin, aos 81 minutos, permitiu hoje ao Uruguai acabar com a resistência da Itália (1-0), já reduzida a 10, e qualificar-se para os oitavos de final do Mundial de futebol de 2014.

O jogador do Atlético de Madrid, que já havia decidido, também na sequência de um canto, o campeonato espanhol, na “final” com o FC Barcelona, apurou os sul-americanos, perante uns transalpinos que apostaram quase tudo no 0-0.

Com menos um desde os 59 minutos, face ao vermelho direto a Marchisio, e sem Balottelli, substituído ao intervalo, a Itália não conseguiu segurar os sul-americanos, que, antes do golo, já tinham ameaçado marcar.

Depois de uma entrada em falso (1-3 com a Costa Rica), ao contrário da Itália (2-1 à Inglaterra), os uruguaios estão, assim, nos “oitavos”, nos quais poderão, no entanto, não ter Luis Suarez, que, em mais um desvario, terá mordido Chiellini, precisamente um minuto antes do único golo do jogo.

Nos “oitavos”, o Uruguai, segundo do Grupo D, atrás da surpresa Costa Rica, deverá defrontar a Colômbia, que hoje garantirá, certamente, a vitória no Grupo C, o que até poderá conseguir com uma derrota.

Em relação à segunda ronda, Prandelli trocou Abate, o lesionado De Rossi, Thiago Motta e Candreva por Bonucci, De Sciglio, Verratti e Immobile, voltando a um esquema com três centrais, enquanto Tabarez repetiu o “onze”.

Sob 33 graus celsius, o encontro em Natal começou muito tático, com as duas equipas apostadas em não dar espaço aos ataques contrários, recorrendo, se necessário, às faltas, mais ou menos duras.

Este cenário prolongou-se por toda a primeira parte, na qual nenhuma equipa esteve perto de marcar, destacando-se apenas um remate falhado de Immbobile, aos 29 minutos, e duas defesas seguidas de Buffon, aos pés de Suarez e Lodeiro, aos 33.

Para a segunda metade, o técnico italiano prescindiu do já “amarelado” Balotelli, que parecia tocado, e fez entrar mais um médio (Parolo), enquanto o uruguaio apostou no benfiquista Maxi Pereira, expulso no primeiro jogo, retirando Lodeiro.

O jogo pouco ou nada mudou, continuando longe das balizas, até que, aos 58 minutos, apareceu, finalmente, a primeira grande oportunidade, com Cristian Rodriguez a tabelar com Luis Suarez e, na cara de Buffon, sobre a esquerda, a rematar mal.

Na jogada seguinte, as coisas ficaram mais complicadas para os transalpinos, com Marchisio a ter uma entrada perigosa sobre Arevalo Rios e a ver o vermelho direto.

Com mais um, Tabarez lançou Stuani, para o lugar de Alvaro Pereira, e, aos 66 minutos, o Uruguai quase marcou, com Suarez a ganhar um ressalto e a isolar-se, mas a ser contrariado por “enorme” defesa de Buffon, o “melhor em campo”.

A última aposta uruguaia foi em Gaston Ramirez, que entrou aos 78 minutos e, aos 81, apontou um canto na direita para Diego Godin marcar, com as costas, o golo dos sul-americanos.

Em desvantagem, a Itália arriscou tudo, mas não conseguiu sequer assustar Muslera, enquanto o Uruguai, com espaço para contra-atacar, só não marcou porque Luis Suarez foi egoísta, por duas vezes, aos 89 minutos. Não foi necessário.

Costa Rica empata com Inglaterra e vence o Grupo D

No outro encontro do Grupo D, “Grupo da Morte” com 3 selecções campeãs do Mundo, a Costa Rica e a Inglaterra empataram 0-0.

O resultado permitiu à Costa Rica, depois das vitórias frente ao Uruguai e Itália, terminar a fase de grupos no primeiro lugar do seu grupo.

Os surpreendentes costa-riquenhos concluíram o agrupamento com 7 pontos, contra 6 dos uruguaios, 3 dos italianos e 1 dos ingleses, que já partiram para a última ronda sem hipóteses de qualificação.

3ª Jornada da fase de grupos:

Segunda-feira, 23 de Junho de 2014
Holanda – Chile, 2-0
Espanha – Austrália, 3-0
Brasil – Camarões, 4-1
Méxco – Croácia, 3-1

Terça-feira, 24 de Junho de 2014
Itália – Uruguai, 0 – 1
Costa Rica – Inglaterra, 0 – 0
Japão – Colômbia, 21:00, RTP 1
Grécia – Costa do Marfim, 21:00, SPORT.TV2

Quarta-feira, 25 de Junho de 2014
Nigéria – Argentina, 17:00, RTP 1
Bósnia – Irão, 17:00, SPORT.TV2
Equador – França, 21:00, RTP 1
Honduras – Suíça, 21:00, SPORT.TV2

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014
Portugal – Gana, 17:00, RTP 1
Estados Unidos – Alemanha, 17:00, SPORT.TV2
Argélia – Rússia, 21:00, SPORT.TV2
Rep. Coreia – Bélgica, 21:00, SPORT.TV2

Sábado, 28 de Junho de 2014
Brasil – Chile, 17:00

Domingo, 29 de Junho de 2014
Holanda – México, 17:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …

Balões da Google já "espalham" Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade. Depois de uma longa série de …

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …