FMI avisa que vêm aí “tempos sombrios” e que “todos vão sofrer”

EU2016NL / Flickr

Kristalina Georgieva

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer.

Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 e 17 de abril, Kristalina Georgieva não teve receio de afirmar que os próximos tempos serão “sombrios”.

“A covid-19 interrompeu a nossa ordem social e económica à velocidade da luz e numa escala nunca vista. O que era normal há algumas semanas, como ir à escola, trabalhar, estar com a família e amigos, agora é um risco enorme”, disse a responsável, citada pelo Diário de Notícias.

Neste sentido, o crescimento mundial será “fortemente negativo em 2020”. “Antecipamos as piores consequências económicas desde a Grande Depressão“, garantiu Georgieva.

“Há apenas três meses, esperávamos um crescimento positivo do rendimento per capita em mais de 160 dos países membros, em 2020. Mas agora esse universo inverteu-se: prevemos que mais de 170 países registem uma quebra de rendimento por habitante” em 2020, afirmou a chefe do FMI.

Esta “perspetiva sombria atinge todas as economias avançadas e em desenvolvimento. Esta crise não conhece fronteiras. Todos sofrem.”

Ainda assim, Georgieva diz que há uma notícia encorajadora que importa destacar: “os governos agiram e, de facto, até houve uma coordenação significativa. O nosso Monitor Orçamental [departamento liderado por Vítor Gaspar, o antigo ministro das Finanças de Portugal durante o programa de austeridade] irá mostrar que os países [Estados] por esse mundo fora adotaram medidas no valor de cerca de 8 biliões de dólares“.

Apesar do esforço, não restam dúvidas de que “2020 será um ano excecionalmente difícil”.

“Se a pandemia desaparecer no segundo semestre – permitindo, assim, um alívio gradual das medidas de contenção e a reabertura das economias -, antevemos uma recuperação apenas parcial em 2021. Mas, novamente, sublinho que há uma grande incerteza nestas perspetivas: as coisas podem piorar, dependendo de muitos fatores, como a duração da pandemia”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …