Expresso desafiado a revelar nomes dos jornalistas pagos pelo saco azul do BES

sskennel / Flickr

-

O Sindicato dos Jornalistas apelou ao jornal Expresso para que divulgue o nome dos profissionais da classe que terão recebido pagamentos da ES Enterprises, o chamado “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES), uma das empresas offshore apanhadas nos Panama Papers.

O semanário divulgou que os documentos do Panamá demonstram que o GES, através da ES Enterprises, fez pagamentos regulares a jornalistas, além de ter desembolsado avenças a políticos.

Contudo, o Expresso, que juntamente com a TVI integra o consórcio internacional que investiga os Panama Papers, não revelou o nome de nenhum dos jornalistas alegadamente envolvidos.

O Sindicato dos Jornalistas alerta, numa nota no seu site, que esta situação põe “em causa todos os jornalistas”.

Assim, desafia o semanário “a que sejam revelados os nomes dos mencionados ‘jornalistas’, à semelhança do que tem acontecido, aliás, com outros profissionais, de forma a poder actuar em conformidade nos casos que, e se, vierem a ser provados”.

O Sindicato pede a “clarificação” que considera necessária em nome da “credibilidade do jornalismo”, sublinhando que este é um princípio “fundamental em democracia” e que “não podemos deixar que ela seja minada por suspeitas cuja existência ainda está por provar, nem permitir que toda uma classe fique sob suspeita”.

O órgão sindical revela ainda que esta terça-feira escreveu ao director do Expresso, Pedro Santos Guerreiro, para que o semanário identifique os jornalistas envolvidos no caso.

A offshore que funcionaria como o “saco azul” do GES já estaria a ser investigada pelo Ministério Público, antes da divulgação dos Panama Papers, no âmbito de suspeitas em torno de pagamentos não registados nas contas do grupo que era o principal accionista do BES.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “O Sindicato pede a “clarificação” que considera necessária em nome da “credibilidade do jornalismo”…”

    Mas… qual credibilidade?

  2. Só falta é revelar os jornalistas que corromperam “alguéns” para conseguir as tais “fugas” que deram origem aos Panama Papers (que se deve ler “Os documentos do Panamá” e não “Os papéis do Panamá”…)… Isto sem falar nas quantias e quem foi corrompido! Mas isso só vai acontecer no dia do São Nunca… á tarde…

  3. …e lá vão os recém-eleitos (por eles próprios) defensores da moral e da ética… todos borrados… e o pior é que nem sequer é surpreendente!

RESPONDER

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …

Exército do Canadá quer saia da farda mais curta para atrair mulheres

Para aumentar o alistamento de mulheres, o exército do Canadá está a considerar fazer alterações à farda, encurtando as saias, e referir-se às medalhas como "bling", palavra em inglês usada para se referir acessórios caros …

Pavlenski, o artista que divulgou o vídeo sexual de candidato à câmara de Paris, foi detido

Piotr Pavlenski foi detido este sábado, em Paris. O ativista e artista russo era procurado pela polícia por ter estado envolvido numa rixa violenta na noite da passagem de ano. Segundo avança a AFP, Piotr Pavlenski …