Expresso desafiado a revelar nomes dos jornalistas pagos pelo saco azul do BES

sskennel / Flickr

-

O Sindicato dos Jornalistas apelou ao jornal Expresso para que divulgue o nome dos profissionais da classe que terão recebido pagamentos da ES Enterprises, o chamado “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES), uma das empresas offshore apanhadas nos Panama Papers.

O semanário divulgou que os documentos do Panamá demonstram que o GES, através da ES Enterprises, fez pagamentos regulares a jornalistas, além de ter desembolsado avenças a políticos.

Contudo, o Expresso, que juntamente com a TVI integra o consórcio internacional que investiga os Panama Papers, não revelou o nome de nenhum dos jornalistas alegadamente envolvidos.

O Sindicato dos Jornalistas alerta, numa nota no seu site, que esta situação põe “em causa todos os jornalistas”.

Assim, desafia o semanário “a que sejam revelados os nomes dos mencionados ‘jornalistas’, à semelhança do que tem acontecido, aliás, com outros profissionais, de forma a poder actuar em conformidade nos casos que, e se, vierem a ser provados”.

O Sindicato pede a “clarificação” que considera necessária em nome da “credibilidade do jornalismo”, sublinhando que este é um princípio “fundamental em democracia” e que “não podemos deixar que ela seja minada por suspeitas cuja existência ainda está por provar, nem permitir que toda uma classe fique sob suspeita”.

O órgão sindical revela ainda que esta terça-feira escreveu ao director do Expresso, Pedro Santos Guerreiro, para que o semanário identifique os jornalistas envolvidos no caso.

A offshore que funcionaria como o “saco azul” do GES já estaria a ser investigada pelo Ministério Público, antes da divulgação dos Panama Papers, no âmbito de suspeitas em torno de pagamentos não registados nas contas do grupo que era o principal accionista do BES.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “O Sindicato pede a “clarificação” que considera necessária em nome da “credibilidade do jornalismo”…”

    Mas… qual credibilidade?

  2. Só falta é revelar os jornalistas que corromperam “alguéns” para conseguir as tais “fugas” que deram origem aos Panama Papers (que se deve ler “Os documentos do Panamá” e não “Os papéis do Panamá”…)… Isto sem falar nas quantias e quem foi corrompido! Mas isso só vai acontecer no dia do São Nunca… á tarde…

  3. …e lá vão os recém-eleitos (por eles próprios) defensores da moral e da ética… todos borrados… e o pior é que nem sequer é surpreendente!

RESPONDER

Cientistas convertem água em combustível solar

Uma equipa de investigadores britânicos usou uma metodologia única que permite transformar água em combustível solar, que pode ser uma solução para energia renovável. Esta metodologia única utilizada por uma equipa de cientistas da Universidade de …

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …