/

Estado de Emergência poderá prolongar-se até 15 de maio

Tiago Petinga / Lusa

O estado de emergência vigora até 17 de abril, mas o Governo está a equacionar prolongá-lo até 15 de maio, avança esta sexta-feira o Público.

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o Governo está a ponderar manter o estado de emergência até 15 de maio.

A possibilidade surge expressa numa resolução aprovada, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, que prolonga “a reposição, a título excecional e temporário, do controlo de pessoas nas fronteiras” até à meia-noite de 14 de maio. Depois desta data, o Executivo pondera um regresso “gradual e progressivo” à vida normal.

Esta quinta-feira, ao anunciar a suspensão das aulas presenciais e o adiamento dos exames nacionais, António Costa afastou a ideia de que estaria previsto para o fim de abril o cessar do condicionamento das regras de vida em sociedade. Com a certeza de que durante este mês se manterá o estado de emergência, a dúvida é a de saber qual o momento em que as medidas de exceção podem ser levantadas.

O Público avança que tudo dependerá da evolução da pandemia e dos dados e indicações que os cientistas, que trabalham com a Direção-Geral da Saúde, forem fornecendo nas reuniões semanais. Contudo, até agora, os especialistas não afirmaram certezas.

Certo é que esta pandemia não se trava de um dia para o outro e, por esse motivo, quando o estado de emergência for levantado, continuará a haver condicionalismos. A inexistência de contenção social pode mesmo desencadear uma segunda vaga de contaminações.

Neste sentido, é provável que, após o levantamento do estado de emergência, haja restrições à circulação em algumas zonas do país, nomeadamente as que têm maior densidade populacional ou mais pessoas infetadas. A retoma económica também deverá ser gradual, com alguns setores da economia ou tipo de atividades a manterem condicionamentos até mais tarde.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista 15.472 casos de infeção por covid-19, 435 óbitos e 233 recuperados.

Foram registados mais 1.516 casos confirmados de infeção – um aumento de 10,9%. O número de internados era 1.173 e subiu para 1.179. Nas Unidades de Cuidados Intensivos estavam 241 pessoas na quarta-feira. Esta quinta-feira, estavam 226.

O número de mortes aumentou em 26, um aumento de 6,3%, totalizando 435 óbitos em Portugal por infeção de covid-19. A taxa de letalidade é agora de 2,8%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.