Estado de Emergência poderá prolongar-se até 15 de maio

Tiago Petinga / Lusa

O estado de emergência vigora até 17 de abril, mas o Governo está a equacionar prolongá-lo até 15 de maio, avança esta sexta-feira o Público.

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o Governo está a ponderar manter o estado de emergência até 15 de maio.

A possibilidade surge expressa numa resolução aprovada, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, que prolonga “a reposição, a título excecional e temporário, do controlo de pessoas nas fronteiras” até à meia-noite de 14 de maio. Depois desta data, o Executivo pondera um regresso “gradual e progressivo” à vida normal.

Esta quinta-feira, ao anunciar a suspensão das aulas presenciais e o adiamento dos exames nacionais, António Costa afastou a ideia de que estaria previsto para o fim de abril o cessar do condicionamento das regras de vida em sociedade. Com a certeza de que durante este mês se manterá o estado de emergência, a dúvida é a de saber qual o momento em que as medidas de exceção podem ser levantadas.

O Público avança que tudo dependerá da evolução da pandemia e dos dados e indicações que os cientistas, que trabalham com a Direção-Geral da Saúde, forem fornecendo nas reuniões semanais. Contudo, até agora, os especialistas não afirmaram certezas.

Certo é que esta pandemia não se trava de um dia para o outro e, por esse motivo, quando o estado de emergência for levantado, continuará a haver condicionalismos. A inexistência de contenção social pode mesmo desencadear uma segunda vaga de contaminações.

Neste sentido, é provável que, após o levantamento do estado de emergência, haja restrições à circulação em algumas zonas do país, nomeadamente as que têm maior densidade populacional ou mais pessoas infetadas. A retoma económica também deverá ser gradual, com alguns setores da economia ou tipo de atividades a manterem condicionamentos até mais tarde.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista 15.472 casos de infeção por covid-19, 435 óbitos e 233 recuperados.

Foram registados mais 1.516 casos confirmados de infeção – um aumento de 10,9%. O número de internados era 1.173 e subiu para 1.179. Nas Unidades de Cuidados Intensivos estavam 241 pessoas na quarta-feira. Esta quinta-feira, estavam 226.

O número de mortes aumentou em 26, um aumento de 6,3%, totalizando 435 óbitos em Portugal por infeção de covid-19. A taxa de letalidade é agora de 2,8%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …