Portugal com mais de 15.000 infetados. Taxa de contágio acelera para 10,9%

José Sena Goulão / Lusa

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista 15.472 casos de infeção por covid-19, 435 óbitos e 233 recuperados.

Portugal contabiliza 15.472 casos confirmados, 435 óbitos e 233 doentes recuperados. Estes são alguns dos dados da mais recente atualização da Direção Geral de Saúde relativamente ao impacto da covid-19 no país

Foram registados mais 1.516 casos confirmados de infeção – um aumento de 10,9%, muito superior às subidas dos últimos três dias, todas na ordem dos 6%. O número de internados era 1.173 e subiu para 1.179. Nas Unidades de Cuidados Intensivos estavam 241 pessoas na quarta-feira. Esta quinta-feira, estavam 226.

O Norte é o grande foco de novas infeções: 716 dos 815 novos casos ocorreram na região (87,8% do total nacional), bem como 16 das 29 mortes (55,2% do total nacional). No resto do país, o surto parece estar estancado: mais 40 no Centro, 27 em Lisboa e Vale do Tejo, um no Alentejo, nove no Algarve, 21 nos Açores e um na Madeira.

O número de mortes aumentou em 26, um aumento de 6,3%, totalizando 435 óbitos em Portugal por infeção de covid-19. Relativamente à faixa etária das vítimas mortais em Portugal, continua a não haver mortes em pessoas infetadas com menos de 40 anos. Na faixa etária dos 40 aos 49, não houve registo de novas vítimas mortais: mantêm-se as quatro já anteriormente contabilizadas.

Registam-se mais duas vítimas mortais com idade entre 50 e 59 anos, ambas do sexo masculino — são agora 12. Na faixa etária dos 60 aos 69 anos, há registo de apenas mais uma vítima mortal, do sexo masculino, aumentando para 43. Na faixa etária dos 70 aos 79, há registo de mais três vítimas mortais do sexo masculino e mais uma do sexo feminino.

Em Portugal é sobretudo na faixa etária dos infetados com mais de 80 anos que a mortalidade dispara: são agora 284 as vítimas mortais com mais de 80 anos e 19 destes óbitos foram registados esta quinta-feira. Um pouco mais de metade (53%) das vítimas mortais têm mais de 80 anos.

A taxa de letalidade é agora de 2,8%. No caso dos doentes com mais de 70 anos, é 10,5%, disse Jamila Madeira, Secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

“Os números de hoje são números difíceis e temos sempre caminhado para nos encorajar. Todos os dias são diferentes, temos vindo a ultrapassar adversidades, passo a passo. Temos de continuar, é um esforço coletivo que não podemos abrandar”, disse ainda Jamila Madeira, que agradeceu o empreendedorismo de quem ajuda a produzir material. Ainda assim, há “muito ainda há a fazer e sabemos que podemos melhorar”.

O número de pacientes recuperados subiu para 233, um aumento de 28 pessoas.

Cordão sanitário em Castro Daire não avança

Em relação ao cerco sanitário de Castro Daire, que estava a ser estudado, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, refere que “do encontro entre a autoridade de saúde e a autarquia chegou-se à conclusão que era necessário reforçar junto da população manter o distanciamento social e encerrar estabelecimentos”. Por isso, “não há justificação para cordão sanitário”.

Na região, há 72 casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados, de acordo com a TVI24. Espera-se ainda o resultado de 160 testes.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …