Portugal com mais de 15.000 infetados. Taxa de contágio acelera para 10,9%

José Sena Goulão / Lusa

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista 15.472 casos de infeção por covid-19, 435 óbitos e 233 recuperados.

Portugal contabiliza 15.472 casos confirmados, 435 óbitos e 233 doentes recuperados. Estes são alguns dos dados da mais recente atualização da Direção Geral de Saúde relativamente ao impacto da covid-19 no país

Foram registados mais 1.516 casos confirmados de infeção – um aumento de 10,9%, muito superior às subidas dos últimos três dias, todas na ordem dos 6%. O número de internados era 1.173 e subiu para 1.179. Nas Unidades de Cuidados Intensivos estavam 241 pessoas na quarta-feira. Esta quinta-feira, estavam 226.

O Norte é o grande foco de novas infeções: 716 dos 815 novos casos ocorreram na região (87,8% do total nacional), bem como 16 das 29 mortes (55,2% do total nacional). No resto do país, o surto parece estar estancado: mais 40 no Centro, 27 em Lisboa e Vale do Tejo, um no Alentejo, nove no Algarve, 21 nos Açores e um na Madeira.

O número de mortes aumentou em 26, um aumento de 6,3%, totalizando 435 óbitos em Portugal por infeção de covid-19. Relativamente à faixa etária das vítimas mortais em Portugal, continua a não haver mortes em pessoas infetadas com menos de 40 anos. Na faixa etária dos 40 aos 49, não houve registo de novas vítimas mortais: mantêm-se as quatro já anteriormente contabilizadas.

Registam-se mais duas vítimas mortais com idade entre 50 e 59 anos, ambas do sexo masculino — são agora 12. Na faixa etária dos 60 aos 69 anos, há registo de apenas mais uma vítima mortal, do sexo masculino, aumentando para 43. Na faixa etária dos 70 aos 79, há registo de mais três vítimas mortais do sexo masculino e mais uma do sexo feminino.

Em Portugal é sobretudo na faixa etária dos infetados com mais de 80 anos que a mortalidade dispara: são agora 284 as vítimas mortais com mais de 80 anos e 19 destes óbitos foram registados esta quinta-feira. Um pouco mais de metade (53%) das vítimas mortais têm mais de 80 anos.

A taxa de letalidade é agora de 2,8%. No caso dos doentes com mais de 70 anos, é 10,5%, disse Jamila Madeira, Secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

“Os números de hoje são números difíceis e temos sempre caminhado para nos encorajar. Todos os dias são diferentes, temos vindo a ultrapassar adversidades, passo a passo. Temos de continuar, é um esforço coletivo que não podemos abrandar”, disse ainda Jamila Madeira, que agradeceu o empreendedorismo de quem ajuda a produzir material. Ainda assim, há “muito ainda há a fazer e sabemos que podemos melhorar”.

O número de pacientes recuperados subiu para 233, um aumento de 28 pessoas.

Cordão sanitário em Castro Daire não avança

Em relação ao cerco sanitário de Castro Daire, que estava a ser estudado, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, refere que “do encontro entre a autoridade de saúde e a autarquia chegou-se à conclusão que era necessário reforçar junto da população manter o distanciamento social e encerrar estabelecimentos”. Por isso, “não há justificação para cordão sanitário”.

Na região, há 72 casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados, de acordo com a TVI24. Espera-se ainda o resultado de 160 testes.

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …