Portugal com mais de 15.000 infetados. Taxa de contágio acelera para 10,9%

José Sena Goulão / Lusa

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista 15.472 casos de infeção por covid-19, 435 óbitos e 233 recuperados.

Portugal contabiliza 15.472 casos confirmados, 435 óbitos e 233 doentes recuperados. Estes são alguns dos dados da mais recente atualização da Direção Geral de Saúde relativamente ao impacto da covid-19 no país

Foram registados mais 1.516 casos confirmados de infeção – um aumento de 10,9%, muito superior às subidas dos últimos três dias, todas na ordem dos 6%. O número de internados era 1.173 e subiu para 1.179. Nas Unidades de Cuidados Intensivos estavam 241 pessoas na quarta-feira. Esta quinta-feira, estavam 226.

O Norte é o grande foco de novas infeções: 716 dos 815 novos casos ocorreram na região (87,8% do total nacional), bem como 16 das 29 mortes (55,2% do total nacional). No resto do país, o surto parece estar estancado: mais 40 no Centro, 27 em Lisboa e Vale do Tejo, um no Alentejo, nove no Algarve, 21 nos Açores e um na Madeira.

O número de mortes aumentou em 26, um aumento de 6,3%, totalizando 435 óbitos em Portugal por infeção de covid-19. Relativamente à faixa etária das vítimas mortais em Portugal, continua a não haver mortes em pessoas infetadas com menos de 40 anos. Na faixa etária dos 40 aos 49, não houve registo de novas vítimas mortais: mantêm-se as quatro já anteriormente contabilizadas.

Registam-se mais duas vítimas mortais com idade entre 50 e 59 anos, ambas do sexo masculino — são agora 12. Na faixa etária dos 60 aos 69 anos, há registo de apenas mais uma vítima mortal, do sexo masculino, aumentando para 43. Na faixa etária dos 70 aos 79, há registo de mais três vítimas mortais do sexo masculino e mais uma do sexo feminino.

Em Portugal é sobretudo na faixa etária dos infetados com mais de 80 anos que a mortalidade dispara: são agora 284 as vítimas mortais com mais de 80 anos e 19 destes óbitos foram registados esta quinta-feira. Um pouco mais de metade (53%) das vítimas mortais têm mais de 80 anos.

A taxa de letalidade é agora de 2,8%. No caso dos doentes com mais de 70 anos, é 10,5%, disse Jamila Madeira, Secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

“Os números de hoje são números difíceis e temos sempre caminhado para nos encorajar. Todos os dias são diferentes, temos vindo a ultrapassar adversidades, passo a passo. Temos de continuar, é um esforço coletivo que não podemos abrandar”, disse ainda Jamila Madeira, que agradeceu o empreendedorismo de quem ajuda a produzir material. Ainda assim, há “muito ainda há a fazer e sabemos que podemos melhorar”.

O número de pacientes recuperados subiu para 233, um aumento de 28 pessoas.

Cordão sanitário em Castro Daire não avança

Em relação ao cerco sanitário de Castro Daire, que estava a ser estudado, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, refere que “do encontro entre a autoridade de saúde e a autarquia chegou-se à conclusão que era necessário reforçar junto da população manter o distanciamento social e encerrar estabelecimentos”. Por isso, “não há justificação para cordão sanitário”.

Na região, há 72 casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados, de acordo com a TVI24. Espera-se ainda o resultado de 160 testes.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …