Portugal com mais de 15.000 infetados. Taxa de contágio acelera para 10,9%

José Sena Goulão / Lusa

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista 15.472 casos de infeção por covid-19, 435 óbitos e 233 recuperados.

Portugal contabiliza 15.472 casos confirmados, 435 óbitos e 233 doentes recuperados. Estes são alguns dos dados da mais recente atualização da Direção Geral de Saúde relativamente ao impacto da covid-19 no país

Foram registados mais 1.516 casos confirmados de infeção – um aumento de 10,9%, muito superior às subidas dos últimos três dias, todas na ordem dos 6%. O número de internados era 1.173 e subiu para 1.179. Nas Unidades de Cuidados Intensivos estavam 241 pessoas na quarta-feira. Esta quinta-feira, estavam 226.

O Norte é o grande foco de novas infeções: 716 dos 815 novos casos ocorreram na região (87,8% do total nacional), bem como 16 das 29 mortes (55,2% do total nacional). No resto do país, o surto parece estar estancado: mais 40 no Centro, 27 em Lisboa e Vale do Tejo, um no Alentejo, nove no Algarve, 21 nos Açores e um na Madeira.

O número de mortes aumentou em 26, um aumento de 6,3%, totalizando 435 óbitos em Portugal por infeção de covid-19. Relativamente à faixa etária das vítimas mortais em Portugal, continua a não haver mortes em pessoas infetadas com menos de 40 anos. Na faixa etária dos 40 aos 49, não houve registo de novas vítimas mortais: mantêm-se as quatro já anteriormente contabilizadas.

Registam-se mais duas vítimas mortais com idade entre 50 e 59 anos, ambas do sexo masculino — são agora 12. Na faixa etária dos 60 aos 69 anos, há registo de apenas mais uma vítima mortal, do sexo masculino, aumentando para 43. Na faixa etária dos 70 aos 79, há registo de mais três vítimas mortais do sexo masculino e mais uma do sexo feminino.

Em Portugal é sobretudo na faixa etária dos infetados com mais de 80 anos que a mortalidade dispara: são agora 284 as vítimas mortais com mais de 80 anos e 19 destes óbitos foram registados esta quinta-feira. Um pouco mais de metade (53%) das vítimas mortais têm mais de 80 anos.

A taxa de letalidade é agora de 2,8%. No caso dos doentes com mais de 70 anos, é 10,5%, disse Jamila Madeira, Secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

“Os números de hoje são números difíceis e temos sempre caminhado para nos encorajar. Todos os dias são diferentes, temos vindo a ultrapassar adversidades, passo a passo. Temos de continuar, é um esforço coletivo que não podemos abrandar”, disse ainda Jamila Madeira, que agradeceu o empreendedorismo de quem ajuda a produzir material. Ainda assim, há “muito ainda há a fazer e sabemos que podemos melhorar”.

O número de pacientes recuperados subiu para 233, um aumento de 28 pessoas.

Cordão sanitário em Castro Daire não avança

Em relação ao cerco sanitário de Castro Daire, que estava a ser estudado, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, refere que “do encontro entre a autoridade de saúde e a autarquia chegou-se à conclusão que era necessário reforçar junto da população manter o distanciamento social e encerrar estabelecimentos”. Por isso, “não há justificação para cordão sanitário”.

Na região, há 72 casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados, de acordo com a TVI24. Espera-se ainda o resultado de 160 testes.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …