Espanha abre fronteiras com Espaço Schengen no dia 22. Exceto com Portugal

Mariscal / EPA

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

Espanha antecipou para 22 de junho a abertura de fronteiras com todos os países do Espaço Schengen, mas manteve para 1 de julho a previsão de reabertura com Portugal.

De acordo com a agência EFE, a revelação foi feita durante a décima quarta e última reunião de videoconferência mantida durante o estado de emergência entre o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e os presidentes das regiões autónomas do país. Desta forma, Espanha antecipou para 22 de junho a abertura das fronteiras com todos os países do Espaço Schengen, exceto com Portugal.

Na mesma reunião, o primeiro-ministro espanhol confirmou também a cerimónia prevista para 1 de julho, na reabertura de fronteiras com Portugal. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o rei Felipe VI, e os primeiros-ministros dos dois países vão estar juntos na reabertura das fronteiras entre Portugal e Espanha.

A cerimónia terá lugar entre Caia e Badajoz, estando previsto que as comitivas portuguesa e espanhola se encontrem na fronteira e a cruzem para o lado de Espanha, para uma receção, e em seguida passem para o lado de Portugal, para um almoço.

Devido à pandemia de covid-19, as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha foram encerradas às 23h00, do dia 16 de março (00h00 de dia 17 em Espanha), com nove pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores que tenham que se deslocar por razões profissionais, em termos definidos em conjunto pelos dois países.

O Governo de Espanha começou por anunciar a reabertura das fronteiras com Portugal para o dia 22 de junho, anúncio a que o Governo português reagiu com surpresa, tendo sido depois acertado o dia 1 de julho.

Ouvidos pelo jornal Público, diplomatas espanhóis usaram até a expressão “metadura de pata” (meter a pata na poça, como se diz em Português) para explicar a forma precipitada como o país vizinho anunciou a reabertura das fronteiras.

A diplomacia espanhola diz carregar nas costas os “sucessivos erros” do seu Governo, notando as “dificuldades de articulação no seio do gabinete liderado pelo socialista Pedro Sánchez e por Pablo Iglesias, do Unidas-Podemos, o primeiro de coligação na história democrática do país”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nem devia abrir fronteira alguma enquanto os espanhóis não explicarem as razões de ter deixado de haver registo de mortes de um dia para o outro, a partir de 26 de maio em que houve 280!

  2. Primeiro era para abrir as fronteiras no dia 15/6.. espanha disse nao, so no dia 1/7.. e Portugal ficou a olhar, com protesto minimo… Agora querem abrir no dia 22 e Portugal so abre no dia 1/7… Atrasadinhos…..

RESPONDER

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …