Escutas revelam planos de Vara para controlar comunicação social (e favorecer Sócrates)

Paulo Novais / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

“Favorável ao Sócrates é [o Diário de Notícias] todos os dias”. Esta é uma das frases polémicas captadas em escutas telefónicas realizadas a Armando Vara e que revelam uma conversa comprometedora com Joaquim Oliveira, o dono daquele jornal.

O semanário Sol revela, na sua edição deste sábado, escutas telefónicas interceptadas no âmbito do processo Face Oculta, quando Armando Vara era vice-presidente do BCP e José Sócrates primeiro-ministro.

Em causa está, particularmente, uma conversa mantida com Joaquim Oliveira, o dono do grupo Controlinveste que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF, O Jogo e a SportTV.

Nessa conversa, mantida a 2 de Setembro de 2009, em vésperas de eleições legislativas, Joaquim Oliveira refere a Vara que “favorável ao Sócrates é [o DN] todos os dias”.

Esta ideia surge depois de Vara manifestar o seu desagrado com um título do DN, numa notícia sobre um relatório da OCDE que apontava Portugal como um dos países que menos investiam nas crianças.

“Bela manchete para a causa…F…-se, pá!”, desabafa Vara, segundo cita o Sol.

Oliveira responde que “pode ser bom para o Sócrates, para ele dizer que aquilo é um problema crónico e que agora o PS está a fazer tudo para aliviar essa m…”, conforme transcrição do mesmo semanário.

De acordo com o Sol, esta conversa indicia como Oliveira estava nas mãos de Vara por causa do empréstimo de cerca de 300 milhões de euros que tinha contraído no BCP para adquirir o grupo Controlinveste.

O jornal também faz referência aos alegados planos de Sócrates para a compra do jornal Público, num processo em que Vara terá sido uma espécie de intermediário.

Outro processo referido respeita à tentativa de compra da TVI por parte da PT. Vara terá mantido conversas sobre este negócio com o então administrador da PT, Rui Pedro Soares.

Uma ideia que fica clara destas escutas feitas a Vara é o desejo de “mudar o [José Eduardo] Moniz e tirar a [Manuela] Moura Guedes” da TVI, segundo citação do Sol.

O ex-ministro socialista também é “escutado” a frisar que “o Sol tem de fechar” e as conversas indiciam, ainda, uma tentativa de controle do grupo Impresa, detentor da SIC e do Expresso, através da Ongoing de Nuno Vasconcellos que entrou em conflito com a empresa de Francisco Pinto Balsemão.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. mas que novidades!!!!! toda a gente sabia qal a intençao desse grupo de delinquentes…. ou terroristas !!!!
    ja se sabia que no covil do rato havia de tudo, como num ninho de viboras… quem nao sabia e agora ja sabe e o ministerio publico que fica obrigado a re abrir o processo do delinquente socrates para o julgar de novo.

    • Toda a gente sabia mas uma grande parte achou bem certamente – de outra forma não votavam no nº 2 do Pinocrates para primeiro ministro …. e a história está-se a repetir todos os dias com outro mentiroso compulsivo a gerir o páis …. os portugueses já se esqueceram que na altura do Pinóquio os números da economia eram também maravilhosos … até que descobrimos estar na banca rota – hoje em dia o Goes António Bosta anuncia cabritos sem ter cabras e o burro povinho bate palmas …. e mesmo quando voltar a passar fome vai achar que a culpa foi dos outros ….. e depois perguntam porque não sai portugal da cepa torta!!!!

      E o que estamos á espera para chamar o dito Sr Pinto Monteiro, Procurador Geral da República que apadrinhou toda esta nojeira, a comparecer por detrás das grades para uma estadia all inclusive nos presidiários portugueses? Esse fulano tinha MUIIIITO para explicar à justiça portuguesa!

      • muito bem lembrado sim senhor….pinto monteiro foi tambem um dos implicados neste regabofe e ja anda esquecido ….mas teria de ser julgado tambem. provavelmente ja teve tempo de apagar as provas que o poderiam condenar…agora o problema da bosta estar a governar se, tem a ver mais uma vez com a constituiçao que da poderes ao presidente de escolher o 1 ministro, depois de num artigo anterior dizer que o 1 ministro tem de pertencer ao partido mais votado… infelizmente quando as leis sao mal redigidas da ocasiao a que se passem situaçoes pateticas e reprovaveis. mas a culpa vai direitinha para o PR, mais um trump a portuguesa!!!

  2. Mas que grande máquina entre empresários, banqueiros e governo estava montada para nos terem tramado a tal ponto!.

    • desculpe se o contradigo… as maiorias absolutas nao sao a causa direta da situaçao actual. alem de que nao ha maioria absoluta de um so partido na assembleia , ha sim um complot apadrinhado pelo martelo, para acabar com o resto que sobra deste lindo portugal. a maioria absoluta fazia falta para colocar em sentido estes oportunistas e vendidos a todas as internacionais. mas para isso era preciso que o balsemao fosse confrontado com a morte de sa carneiro, era preciso que a tvi e a rtp nao estivessem entregues a discipulos e admiradores da geringonça.

  3. DITADORES E BANDIDOS
    Fime estreado em Portugal há 43 anos
    Realizador: Xupatudo
    Argumento: Fãs de Salazar
    Estúdio: Plaza del Raton
    Elenco: Gatunos do costume

    • correcção…..
      DITADORES Y VAMPIROS
      Fime realizado e em actualização permanente desde há 43 anos
      Realizadores: Xupatudo Y Sanguessuga
      Argumento: Fãs de Salazar Y Enemigos de los Ciudadanos.
      Estúdios: Plaza Raton Caetano e Bloco Soeiro da Costa
      Elenco: Vampiros de todos los Colores

    • eheheh.. esqueceste o lula e o castro.. todos bons rapazes,que conseguiram colocar os seus paises no fundo do poço economico e na miseria mais completa e que continuam a fazer parte da internacional mais terrorista de todas, mesmo depois da saida de kadafy

  4. Votei em Sócrates mas exijo uma democracia limpa e sem gatunos, cada um a ganhar de acordo com o trabalho e o mérito.
    Quero o Sócrates e o Vara presos. É pronográfico o Vara ter uma reforma de cerca de 20.000 € depois de quase ter destruído a Caixa e o país. Tem que devolver com juros o que roubou…. Se um particular insolvente pode viver com o ordenado mínimo nacional (o restante é penhorado pelo tribunal para pagar dívidas) este também pode.

RESPONDER

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …