Escutas revelam planos de Vara para controlar comunicação social (e favorecer Sócrates)

Paulo Novais / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

“Favorável ao Sócrates é [o Diário de Notícias] todos os dias”. Esta é uma das frases polémicas captadas em escutas telefónicas realizadas a Armando Vara e que revelam uma conversa comprometedora com Joaquim Oliveira, o dono daquele jornal.

O semanário Sol revela, na sua edição deste sábado, escutas telefónicas interceptadas no âmbito do processo Face Oculta, quando Armando Vara era vice-presidente do BCP e José Sócrates primeiro-ministro.

Em causa está, particularmente, uma conversa mantida com Joaquim Oliveira, o dono do grupo Controlinveste que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF, O Jogo e a SportTV.

Nessa conversa, mantida a 2 de Setembro de 2009, em vésperas de eleições legislativas, Joaquim Oliveira refere a Vara que “favorável ao Sócrates é [o DN] todos os dias”.

Esta ideia surge depois de Vara manifestar o seu desagrado com um título do DN, numa notícia sobre um relatório da OCDE que apontava Portugal como um dos países que menos investiam nas crianças.

“Bela manchete para a causa…F…-se, pá!”, desabafa Vara, segundo cita o Sol.

Oliveira responde que “pode ser bom para o Sócrates, para ele dizer que aquilo é um problema crónico e que agora o PS está a fazer tudo para aliviar essa m…”, conforme transcrição do mesmo semanário.

De acordo com o Sol, esta conversa indicia como Oliveira estava nas mãos de Vara por causa do empréstimo de cerca de 300 milhões de euros que tinha contraído no BCP para adquirir o grupo Controlinveste.

O jornal também faz referência aos alegados planos de Sócrates para a compra do jornal Público, num processo em que Vara terá sido uma espécie de intermediário.

Outro processo referido respeita à tentativa de compra da TVI por parte da PT. Vara terá mantido conversas sobre este negócio com o então administrador da PT, Rui Pedro Soares.

Uma ideia que fica clara destas escutas feitas a Vara é o desejo de “mudar o [José Eduardo] Moniz e tirar a [Manuela] Moura Guedes” da TVI, segundo citação do Sol.

O ex-ministro socialista também é “escutado” a frisar que “o Sol tem de fechar” e as conversas indiciam, ainda, uma tentativa de controle do grupo Impresa, detentor da SIC e do Expresso, através da Ongoing de Nuno Vasconcellos que entrou em conflito com a empresa de Francisco Pinto Balsemão.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. mas que novidades!!!!! toda a gente sabia qal a intençao desse grupo de delinquentes…. ou terroristas !!!!
    ja se sabia que no covil do rato havia de tudo, como num ninho de viboras… quem nao sabia e agora ja sabe e o ministerio publico que fica obrigado a re abrir o processo do delinquente socrates para o julgar de novo.

    • Toda a gente sabia mas uma grande parte achou bem certamente – de outra forma não votavam no nº 2 do Pinocrates para primeiro ministro …. e a história está-se a repetir todos os dias com outro mentiroso compulsivo a gerir o páis …. os portugueses já se esqueceram que na altura do Pinóquio os números da economia eram também maravilhosos … até que descobrimos estar na banca rota – hoje em dia o Goes António Bosta anuncia cabritos sem ter cabras e o burro povinho bate palmas …. e mesmo quando voltar a passar fome vai achar que a culpa foi dos outros ….. e depois perguntam porque não sai portugal da cepa torta!!!!

      E o que estamos á espera para chamar o dito Sr Pinto Monteiro, Procurador Geral da República que apadrinhou toda esta nojeira, a comparecer por detrás das grades para uma estadia all inclusive nos presidiários portugueses? Esse fulano tinha MUIIIITO para explicar à justiça portuguesa!

      • muito bem lembrado sim senhor….pinto monteiro foi tambem um dos implicados neste regabofe e ja anda esquecido ….mas teria de ser julgado tambem. provavelmente ja teve tempo de apagar as provas que o poderiam condenar…agora o problema da bosta estar a governar se, tem a ver mais uma vez com a constituiçao que da poderes ao presidente de escolher o 1 ministro, depois de num artigo anterior dizer que o 1 ministro tem de pertencer ao partido mais votado… infelizmente quando as leis sao mal redigidas da ocasiao a que se passem situaçoes pateticas e reprovaveis. mas a culpa vai direitinha para o PR, mais um trump a portuguesa!!!

  2. Mas que grande máquina entre empresários, banqueiros e governo estava montada para nos terem tramado a tal ponto!.

    • desculpe se o contradigo… as maiorias absolutas nao sao a causa direta da situaçao actual. alem de que nao ha maioria absoluta de um so partido na assembleia , ha sim um complot apadrinhado pelo martelo, para acabar com o resto que sobra deste lindo portugal. a maioria absoluta fazia falta para colocar em sentido estes oportunistas e vendidos a todas as internacionais. mas para isso era preciso que o balsemao fosse confrontado com a morte de sa carneiro, era preciso que a tvi e a rtp nao estivessem entregues a discipulos e admiradores da geringonça.

  3. DITADORES E BANDIDOS
    Fime estreado em Portugal há 43 anos
    Realizador: Xupatudo
    Argumento: Fãs de Salazar
    Estúdio: Plaza del Raton
    Elenco: Gatunos do costume

    • correcção…..
      DITADORES Y VAMPIROS
      Fime realizado e em actualização permanente desde há 43 anos
      Realizadores: Xupatudo Y Sanguessuga
      Argumento: Fãs de Salazar Y Enemigos de los Ciudadanos.
      Estúdios: Plaza Raton Caetano e Bloco Soeiro da Costa
      Elenco: Vampiros de todos los Colores

    • eheheh.. esqueceste o lula e o castro.. todos bons rapazes,que conseguiram colocar os seus paises no fundo do poço economico e na miseria mais completa e que continuam a fazer parte da internacional mais terrorista de todas, mesmo depois da saida de kadafy

  4. Votei em Sócrates mas exijo uma democracia limpa e sem gatunos, cada um a ganhar de acordo com o trabalho e o mérito.
    Quero o Sócrates e o Vara presos. É pronográfico o Vara ter uma reforma de cerca de 20.000 € depois de quase ter destruído a Caixa e o país. Tem que devolver com juros o que roubou…. Se um particular insolvente pode viver com o ordenado mínimo nacional (o restante é penhorado pelo tribunal para pagar dívidas) este também pode.

RESPONDER

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …