Escutas revelam planos de Vara para controlar comunicação social (e favorecer Sócrates)

Paulo Novais / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

“Favorável ao Sócrates é [o Diário de Notícias] todos os dias”. Esta é uma das frases polémicas captadas em escutas telefónicas realizadas a Armando Vara e que revelam uma conversa comprometedora com Joaquim Oliveira, o dono daquele jornal.

O semanário Sol revela, na sua edição deste sábado, escutas telefónicas interceptadas no âmbito do processo Face Oculta, quando Armando Vara era vice-presidente do BCP e José Sócrates primeiro-ministro.

Em causa está, particularmente, uma conversa mantida com Joaquim Oliveira, o dono do grupo Controlinveste que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF, O Jogo e a SportTV.

Nessa conversa, mantida a 2 de Setembro de 2009, em vésperas de eleições legislativas, Joaquim Oliveira refere a Vara que “favorável ao Sócrates é [o DN] todos os dias”.

Esta ideia surge depois de Vara manifestar o seu desagrado com um título do DN, numa notícia sobre um relatório da OCDE que apontava Portugal como um dos países que menos investiam nas crianças.

“Bela manchete para a causa…F…-se, pá!”, desabafa Vara, segundo cita o Sol.

Oliveira responde que “pode ser bom para o Sócrates, para ele dizer que aquilo é um problema crónico e que agora o PS está a fazer tudo para aliviar essa m…”, conforme transcrição do mesmo semanário.

De acordo com o Sol, esta conversa indicia como Oliveira estava nas mãos de Vara por causa do empréstimo de cerca de 300 milhões de euros que tinha contraído no BCP para adquirir o grupo Controlinveste.

O jornal também faz referência aos alegados planos de Sócrates para a compra do jornal Público, num processo em que Vara terá sido uma espécie de intermediário.

Outro processo referido respeita à tentativa de compra da TVI por parte da PT. Vara terá mantido conversas sobre este negócio com o então administrador da PT, Rui Pedro Soares.

Uma ideia que fica clara destas escutas feitas a Vara é o desejo de “mudar o [José Eduardo] Moniz e tirar a [Manuela] Moura Guedes” da TVI, segundo citação do Sol.

O ex-ministro socialista também é “escutado” a frisar que “o Sol tem de fechar” e as conversas indiciam, ainda, uma tentativa de controle do grupo Impresa, detentor da SIC e do Expresso, através da Ongoing de Nuno Vasconcellos que entrou em conflito com a empresa de Francisco Pinto Balsemão.

ZAP //

11 COMENTÁRIOS

  1. mas que novidades!!!!! toda a gente sabia qal a intençao desse grupo de delinquentes…. ou terroristas !!!!
    ja se sabia que no covil do rato havia de tudo, como num ninho de viboras… quem nao sabia e agora ja sabe e o ministerio publico que fica obrigado a re abrir o processo do delinquente socrates para o julgar de novo.

    • Toda a gente sabia mas uma grande parte achou bem certamente – de outra forma não votavam no nº 2 do Pinocrates para primeiro ministro …. e a história está-se a repetir todos os dias com outro mentiroso compulsivo a gerir o páis …. os portugueses já se esqueceram que na altura do Pinóquio os números da economia eram também maravilhosos … até que descobrimos estar na banca rota – hoje em dia o Goes António Bosta anuncia cabritos sem ter cabras e o burro povinho bate palmas …. e mesmo quando voltar a passar fome vai achar que a culpa foi dos outros ….. e depois perguntam porque não sai portugal da cepa torta!!!!

      E o que estamos á espera para chamar o dito Sr Pinto Monteiro, Procurador Geral da República que apadrinhou toda esta nojeira, a comparecer por detrás das grades para uma estadia all inclusive nos presidiários portugueses? Esse fulano tinha MUIIIITO para explicar à justiça portuguesa!

      • muito bem lembrado sim senhor….pinto monteiro foi tambem um dos implicados neste regabofe e ja anda esquecido ….mas teria de ser julgado tambem. provavelmente ja teve tempo de apagar as provas que o poderiam condenar…agora o problema da bosta estar a governar se, tem a ver mais uma vez com a constituiçao que da poderes ao presidente de escolher o 1 ministro, depois de num artigo anterior dizer que o 1 ministro tem de pertencer ao partido mais votado… infelizmente quando as leis sao mal redigidas da ocasiao a que se passem situaçoes pateticas e reprovaveis. mas a culpa vai direitinha para o PR, mais um trump a portuguesa!!!

  2. Mas que grande máquina entre empresários, banqueiros e governo estava montada para nos terem tramado a tal ponto!.

    • desculpe se o contradigo… as maiorias absolutas nao sao a causa direta da situaçao actual. alem de que nao ha maioria absoluta de um so partido na assembleia , ha sim um complot apadrinhado pelo martelo, para acabar com o resto que sobra deste lindo portugal. a maioria absoluta fazia falta para colocar em sentido estes oportunistas e vendidos a todas as internacionais. mas para isso era preciso que o balsemao fosse confrontado com a morte de sa carneiro, era preciso que a tvi e a rtp nao estivessem entregues a discipulos e admiradores da geringonça.

  3. DITADORES E BANDIDOS
    Fime estreado em Portugal há 43 anos
    Realizador: Xupatudo
    Argumento: Fãs de Salazar
    Estúdio: Plaza del Raton
    Elenco: Gatunos do costume

    • correcção…..
      DITADORES Y VAMPIROS
      Fime realizado e em actualização permanente desde há 43 anos
      Realizadores: Xupatudo Y Sanguessuga
      Argumento: Fãs de Salazar Y Enemigos de los Ciudadanos.
      Estúdios: Plaza Raton Caetano e Bloco Soeiro da Costa
      Elenco: Vampiros de todos los Colores

    • eheheh.. esqueceste o lula e o castro.. todos bons rapazes,que conseguiram colocar os seus paises no fundo do poço economico e na miseria mais completa e que continuam a fazer parte da internacional mais terrorista de todas, mesmo depois da saida de kadafy

  4. Votei em Sócrates mas exijo uma democracia limpa e sem gatunos, cada um a ganhar de acordo com o trabalho e o mérito.
    Quero o Sócrates e o Vara presos. É pronográfico o Vara ter uma reforma de cerca de 20.000 € depois de quase ter destruído a Caixa e o país. Tem que devolver com juros o que roubou…. Se um particular insolvente pode viver com o ordenado mínimo nacional (o restante é penhorado pelo tribunal para pagar dívidas) este também pode.

RESPONDER

Marcelo "está atento", pede consequências e usará todos os poderes contra fragilidade do Estado

O Presidente da República advertiu esta terça-feira que usará todos os seus poderes contra a fragilidade do Estado que considerou existir face aos incêndios que mataram mais de 100 pessoas, e defendeu que se justifica …

#MeToo: a hashtag que está a mostrar a magnitude do assédio sexual

Mais de 200 mil pessoas já partilharam a hashtag "Me too" ("eu também" em inglês) para mostrar a magnitude do assédio sexual, um problema que tem feito correr muita tinta nos últimos dias devido às …

Leipzig vs Porto | Dragões sem asas para os alemães

FC Porto somou a sua segunda derrota nesta edição da Liga dos Campeões, ao perder, por 3-2, na deslocação ao terreno do Leipzig, com todos os golos a serem apontados na primeira parte. A equipa …

Falha de segurança ameaça redes Wi-Fi de todo o mundo

Uma falha descoberta no protocolo WPA2 coloca as redes Wi-Fi em perigo. O "ataque KRACKS" pode roubar informação como palavras-chave e números de cartões de crédito.  A mais recente ameaça tecnológica dá pelo nome de "ataque …

CDS-PP avança com moção de censura ao Governo

A presidente do CDS-PP anunciou, esta terça-feira, que o partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo em resultado dos incêndios e devido à falha em "cumprir a função mais básica do Estado: proteger …

Cristiano Ronaldo rejeita acordo com fisco espanhol e volta a defender Jorge Mendes

Os advogados de Cristiano Ronaldo defendem que a atribuição ao jogador de uma fraude fiscal no valor 14,7 milhões de euros é "inconsistente" e sem fundamento. O jornal espanhol El Mundo avança a notícia depois de …

Forças da Síria anunciam conquista de Raqa, antiga capital do Daesh

As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, anunciaram esta terça-feira que controlam totalmente a cidade de Al Raqa, mas sem confirmar o fim da presença do grupo extremista autodenominado …

Ministério da Saúde falseou tempos de espera nos hospitais

O Ministério da Saúde apagou pedidos antigos para falsear os tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A conclusão é de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas. De acordo com esta análise, divulgada …

Linha da EDP causou incêndio de Pedrógão Grande (e um segundo fogo nunca foi registado)

Um novo relatório, encomendado pelo Governo, conclui que o grande incêndio de Pedrógão Grande começou por causa de uma linha de média tensão da EDP que terá entrado em contacto com a vegetação. Essa circunstância …

Governo e sindicatos dos enfermeiros chegam a acordo

O Ministério da Saúde chegou, esta segunda-feira, a acordo com as estruturas sindicais representantes dos enfermeiros, anunciou o Governo em comunicado. "Após um período longo de negociações árduas com as estruturas sindicais, o Governo está em …