/

Escolas devem reabrir “tão cedo quanto possível”, defende Adalberto Campos Fernandes

Tiago Petinga / Lusa

O ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

O ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, alertou para as “gravíssimas desigualdades” que o encerramento das escolas está a provocar, defendendo a sua reabertura “tão cedo quanto possível”.

Em entrevista esta quinta-feira à Rádio Observador, o ex-ministro da Saúde, especialista em Saúde Pública, disse que talvez seja o momento de começar a “equacionar” o regresso das crianças às comunidades escolares, recordando que foi um dos primeiros a defender o encerramento imediato das escolas.

“Estamos a acentuar, sobretudo nas crianças e adolescentes, problemas gravíssimos de desigualdades. Há comunidades onde a escola é praticamente a alternativa à família, muitas vezes em termos alimentares e de acompanhamento”, indicou.

“Acompanho aqueles que dizem que estaria a altura de, progressivamente, ativar o regresso às comunidades escolares, sobretudo dos mais novos, em que o risco de facto é menos intenso, pelas razões que não têm que ver com a covid ou não covid, mas com o processo de desequilíbrio social que se está neste momento a gerar e que tem consequências a médio prazo que são negativas”, acrescentou.

Adalberto Campos Fernandes defendeu que os portugueses têm de “aprender a viver com o risco”, considerou que existem “demasiadas normas” instituídas no combate à pandemia, e preferiu, por “prudência”, não concretizar a forma como deverá ser o regresso às escolas.

“Não vejo, com os dados que tenho disponíveis neste momento, que isso represente um risco adicional ou um risco que não possa ser gerível em termos de comunidade e saúde pública, mas, enfim, não quero estar a tomar uma decisão definitiva, porque não tenho a informação toda que me permita dizer com clareza que devia abrir tudo amanhã ou abrir faseadamente. Sou favorável à reabertura, em função dos dados a que tenho acesso e que conheço”, explicou o ex-ministro da Saúde.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.