ESA e Roscosmos vão tentar aterragem histórica em Marte

ATG Medialab / ESA

-

O módulo Schiaparelli a separar-se da sonda TGO (Trace Gas Orbiter) da missão ExoMars 2016

A missão ExoMars 2016, uma parceria entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos), deverá chegar a Marte no dia 16 de outubro e lançar o módulo Schiaparelli para a superfície do planeta, para realizar estudos ambientais.

ExoMars

O foguetão Proton-M que integra a missão foi lançado a partir de Baikonur, no Cazaquistão, no dia 14 de março deste ano.

A missão ExoMars tem como objetivo encontrar sinais de atividade biológica e geológica em Marte e, se tudo correr conforme o planeado, a NASA deixará de ser a única agência espacial a ter realizado, com sucesso, uma aterragem no planeta.

Mais de 40 missões foram enviadas para o planeta vermelho desde o início de 1960.

A primeira tentativa de levar uma sonda para Marte teve lugar em Novembro de 1962, mas a sonda espacial da União Soviética, designada de Sputnik 24, não conseguiu deixar a órbita da Terra.

Os Soviéticos repetiram a experiência em 1971 e 1973, mas todas as sondas se destruíram com o impacto ou simplesmente não conseguiram chegar ao local planeado.

A Agência Espacial Europeia também não tem muita experiência – em 2003, a sonda Beagle 2 chegou à superfície de Marte, mas os seus painéis solares falharam e o equipamento ficou sem energia e sem qualquer contacto com a Terra.

Agora, a ESA têm enormes expectativas que a missão ExoMars, em parceria com a Roscosmos, aterre no planeta sem se destruir pelo caminho.

ESA/ATG medialab

Ilustração do interior da Schiaparelli, módulo de demonstração de Entrada, Descida e Aterragem da ExoMars 2016.

Ilustração do interior da Schiaparelli, módulo de demonstração de Entrada, Descida e Aterragem da ExoMars 2016.

Segundo os especialistas, a missão leva a bordo a sonda TGO (Trace Gas Orbiter) e o módulo Schiaparelli, que vão chegar ao planeta no dia 16 de outubro e depois vão separar-se.

A sonda TGO vai ficar numa órbita elíptica de 96 horas de duração à volta de Marte, para recolher dados sobre a sua atmosfera e procurar metano – que na Terra é responsável por originar processos biológicos e geológicos -, vapor de água e outros gases.

Já o módulo Schiaparelli irá pousar, no dia 19, no planeta vermelho, para medir a velocidade do vento, humidade, pressão atmosférica e temperatura de Marte.

O local previsto de aterragem é a região Meridiani Planum, e a descida deverá demorar seis minutos.

Os especialistas revelam que o módulo Schiaparelli tem de entrar na atmosfera de Marte num ângulo perfeito – caso contrário irá sobreaquecer – e o paraquedas precisará de abrir corretamente, enquanto que três conjuntos de propulsores vão ajudar a diminuir a velocidade da sonda.

O Schiaparelli tem apenas uma hipótese de aterrar corretamente no planeta e qualquer erro que aconteça nesta missão será analisado para uma próxima missão, em 2020.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …