/

O paraquedas da missão ExoMars passou no teste de alta altitude

A missão ExoMars, desenvolvida em conjunto entre as agências espaciais europeia (ESA) e russa (Roscosmos), vai levar o rover Rosalind Franklin e a plataforma de superfície Kazachok a Marte, uma missão com data prevista para setembro do próximo ano.

Durante a sua entrada na atmosfera, o módulo de pouso vai precisar de desacelerar. Para isso, vai contar com a ajuda de dois paraquedas. Nos dias 24 e 25 de junho, foram realizados, com sucesso, dois testes de queda em alta altitude.

Segundo o Space, o paraquedas principal tem 15 metros de largura e teve um ótimo desempenho em velocidades supersónicas durante o teste. Já o paraquedas de 35 metros apresentou algumas falhas, embora tenha cumprido o seu papel de desacelerar a plataforma conforme o esperado.

Os testes foram realizados nas instalações da Swedish Space Corporation Esrange, na cidade de Kiruna, na Suécia. Em cada um deles, foi elevado um módulo de descida simulado, a uma altitude de 29 quilómetros, por um balão estratosférico de gás hélio.

O primeiro teste, realizado no dia 24 de junho, procurou validar o paraquedas supersónico. Já o segundo, na noite do dia 25, o paraquedas subsónico.

Durante ambos os testes, foi aplicada a carga total esperada durante a entrada, descida e pouso da missão em Marte.

“Estamos muito felizes por informar que o paraquedas principal teve um desempenho perfeito: temos um design de paraquedas supersónico que pode voar até Marte“, disse Thierry Blancquaert, líder da equipa do programa.

Apesar de o desempenho do segundo paraquedas não ter sido perfeito, mostrou ser muito melhor do que o dos testes anteriores.

Segundo o comunicado da ESA, o próximo passo da equipa é analisar a origem da anomalia antes de finalizar as configurações para os próximos dois testes, previstos para outubro ou novembro deste ano.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.