Missão ExoMars tem uma “boa hipótese” de encontrar vida no Planeta Vermelho

Goddard Space Center / NASA

Os cientistas da missão ExoMars explicaram que neste momento não é ainda claro se existe realmente vida em Marte e, caso realmente exista, resta saber até que ponto é que estas formas de vida extraterrestres podem ser semelhantes àquelas que existem na Terra.

O “lander” InSight da NASA pousou com sucesso em Marte no fim de novembro passado, tendo já colocado o primeiro instrumento em solo marciano. Esta missão tem feito bons progressos no estudo da superfície do Planeta Vermelho, mas Lewis Dartnell, astrobiólogo e investigador da Universidade de Westminster, acredita que uma outra missão – a ExoMars 2021 – tem uma “boa hipótese” de encontrar vida em Marte.

Tal como refere o jornal britânico The Sun, Dartnell é um dos cientistas que ajudou a projetar o veículo ExoMars, que deverá ser lançado para Marte em 2021 pela agência espacial russa Roscosmos e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Segundo o cientista, depois de pousar, o veículo da ExoMars perfurará dois metros na superfície marciana de forma a alcançar a profundidade que “esteve protegida das duras condições em Marte”, extraindo depois amostras do solo que os cientistas esperam que possam conter “bactérias capazes de partir moléculas”.

“Estamos a procurar blocos de construção da vida e esperamos verificar se já houve vida em Marte. Queremos perceber até que ponto o planeta tem sido quente e húmido. Seria mais uma grande evidência de que Marte foi um mundo mais quente e húmido e que já foi como a Terra”, disse o cientista.

Caso se encontre sinais de vida em Marte, explicou o cientista, é importante perceber depois até que pontos estas formas de vida poderão ser semelhantes às encontradas na Terra. “O que não sabemos até agora é se existe vida em Marte e, se existe, quão semelhante é à vida encontrada na Terra. É realmente alienígena? É fundamentalmente diferente? Ou simplesmente funciona de forma diferente?”, questionou o cientista.

“O tipo de vida que esperamos encontrar são bactérias unicelulares ou bactérias resistentes”, acrescentou Lewis Dartnell. A primeira forma de vida é um tipo de vida microbiana e, segundo revela o cientistas, o que mais entusiasma a equipa é encontrar algumas algo que tenha sobrevivido em Marte e trazê-lo depois de volta à Terra para estudá-lo e perceber como é que funciona.

Em julho deste ano, uma equipa de cientistas italianos anunciou ter descoberto no Planeta Vermelho um enorme lago que, por conter água líquida localizada abaixo do gelo, que a “protegeu das variações de temperatura sazonais”, poderia teoricamente servir como habitat para formas de vida locais.

PARTILHAR

RESPONDER

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …