Missão ExoMars tem uma “boa hipótese” de encontrar vida no Planeta Vermelho

Goddard Space Center / NASA

Os cientistas da missão ExoMars explicaram que neste momento não é ainda claro se existe realmente vida em Marte e, caso realmente exista, resta saber até que ponto é que estas formas de vida extraterrestres podem ser semelhantes àquelas que existem na Terra.

O “lander” InSight da NASA pousou com sucesso em Marte no fim de novembro passado, tendo já colocado o primeiro instrumento em solo marciano. Esta missão tem feito bons progressos no estudo da superfície do Planeta Vermelho, mas Lewis Dartnell, astrobiólogo e investigador da Universidade de Westminster, acredita que uma outra missão – a ExoMars 2021 – tem uma “boa hipótese” de encontrar vida em Marte.

Tal como refere o jornal britânico The Sun, Dartnell é um dos cientistas que ajudou a projetar o veículo ExoMars, que deverá ser lançado para Marte em 2021 pela agência espacial russa Roscosmos e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Segundo o cientista, depois de pousar, o veículo da ExoMars perfurará dois metros na superfície marciana de forma a alcançar a profundidade que “esteve protegida das duras condições em Marte”, extraindo depois amostras do solo que os cientistas esperam que possam conter “bactérias capazes de partir moléculas”.

“Estamos a procurar blocos de construção da vida e esperamos verificar se já houve vida em Marte. Queremos perceber até que ponto o planeta tem sido quente e húmido. Seria mais uma grande evidência de que Marte foi um mundo mais quente e húmido e que já foi como a Terra”, disse o cientista.

Caso se encontre sinais de vida em Marte, explicou o cientista, é importante perceber depois até que pontos estas formas de vida poderão ser semelhantes às encontradas na Terra. “O que não sabemos até agora é se existe vida em Marte e, se existe, quão semelhante é à vida encontrada na Terra. É realmente alienígena? É fundamentalmente diferente? Ou simplesmente funciona de forma diferente?”, questionou o cientista.

“O tipo de vida que esperamos encontrar são bactérias unicelulares ou bactérias resistentes”, acrescentou Lewis Dartnell. A primeira forma de vida é um tipo de vida microbiana e, segundo revela o cientistas, o que mais entusiasma a equipa é encontrar algumas algo que tenha sobrevivido em Marte e trazê-lo depois de volta à Terra para estudá-lo e perceber como é que funciona.

Em julho deste ano, uma equipa de cientistas italianos anunciou ter descoberto no Planeta Vermelho um enorme lago que, por conter água líquida localizada abaixo do gelo, que a “protegeu das variações de temperatura sazonais”, poderia teoricamente servir como habitat para formas de vida locais.

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …