Sonda Schiaparelli despenhou-se em Marte

(dr)

Sonda Schiaparelli ExoMars2016, da ESA e Roscosmos

Sonda Schiaparelli ExoMars2016, da ESA e Roscosmos

A nave europeia Schiaparelli “despenhou-se na superfície de Marte” na quarta-feira, anunciou esta sexta-feira um responsável da Agência Espacial Europeia (ESA).

ExoMars

De acordo com Thierry Blancquaert, em declarações à agência francesa France Presse, a ESA apercebeu-se do destino final da nave graças a uma foto tirada pela sonda norte-americana Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que está a orbitar o planeta vermelho.

Há dois dias a agência europeia não sabia, com exatidão, o paradeiro da Schiaparelli, depois de perder contacto com a sonda.

As imagens feitas pela sonda orbital da agência espacial dos Estados Unidos, MRO, indicam que a sonda desaparecida caiu na superfície de Marte de uma altura de dois a quatro quilómetros e foi destruída pelo impacto, como muitos temiam.

A Schiaparelli “chegou à superfície de Marte a uma velocidade muito superior ao que estava previsto”, disse Thierry Blancquaert.

As fotos de baixa resolução tiradas mostram um ponto brilhante que a Agência Espacial Europeia (ESA) acredita ser o paraquedas de 12 metros que a Schiaparelli usou para abrandar. As imagens também mostram um bocado escuro e indistinto de entre 15 e 40 metros de tamanho a cerca de um quilómetro do paraquedas, que os cientistas acreditam ter sido criado pelo impacto da sonda após uma queda livre mais demorada do que o pretendido.

A ESA disse ser possível que o pouso da Schiaparelli tenha sido seguido de uma explosão, já que os tanques de combustível dos seus propulsores provavelmente ainda estavam cheios.

A Schiaparelli desceu ao planeta na quarta-feira para testar tecnologias para outra sonda que cientistas esperam enviar à sua superfície em 2020.

No entanto, o contato com o veículo foi perdido cerca de 50 segundos antes do pouso planeado em solo marciano, deixando o seu destino desconhecido até as imagens da NASA serem recebidas.

A parte inicial da missão, contudo, foi um sucesso até agora, já que a nave-mãe da Schiaparelli foi continua a orbitar Marte, de onde tentará encontrar indícios de metano e outros gases que podem indicar a presença de vida, além de também funcionar como uma estação de retransmissão de dados para a sonda que será enviada dentro de quatro anos.

ZAP / Lusa / Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …

Tribunal não consegue notificar informador do caso Tancos conhecido por "Fechaduras"

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", para esta segunda-feira ser ouvido no processo de Tancos, onde chegou a ser arguido. No início da sessão, a decorrer no Centro …

“Ajudar o presidente a encontrar mulheres”. Deputada do PSD vai enviar lista de candidatas disponíveis para as autárquicas

No sábado, o líder do PSD Rui Rio afirmou que o partido tinha dificuldade em encontrar candidatas mulheres para as eleições autárquicas. Em resposta, Lina Lopes, coordenadora das Mulheres Social-Democratas, diz que não faltam mulheres …

Chega vai questionar Governo sobre "despesas supérfluas" da presidência da UE

O deputado único do Chega anunciou, no domingo, que vai questionar esta segunda-feira o gabinete do primeiro-ministro acerca das "despesas supérfluas" da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Em comunicado, André Ventura, que foi reeleito …