Sonda Schiaparelli despenhou-se em Marte

(dr)

Sonda Schiaparelli ExoMars2016, da ESA e Roscosmos

Sonda Schiaparelli ExoMars2016, da ESA e Roscosmos

A nave europeia Schiaparelli “despenhou-se na superfície de Marte” na quarta-feira, anunciou esta sexta-feira um responsável da Agência Espacial Europeia (ESA).

ExoMars

De acordo com Thierry Blancquaert, em declarações à agência francesa France Presse, a ESA apercebeu-se do destino final da nave graças a uma foto tirada pela sonda norte-americana Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que está a orbitar o planeta vermelho.

Há dois dias a agência europeia não sabia, com exatidão, o paradeiro da Schiaparelli, depois de perder contacto com a sonda.

As imagens feitas pela sonda orbital da agência espacial dos Estados Unidos, MRO, indicam que a sonda desaparecida caiu na superfície de Marte de uma altura de dois a quatro quilómetros e foi destruída pelo impacto, como muitos temiam.

A Schiaparelli “chegou à superfície de Marte a uma velocidade muito superior ao que estava previsto”, disse Thierry Blancquaert.

As fotos de baixa resolução tiradas mostram um ponto brilhante que a Agência Espacial Europeia (ESA) acredita ser o paraquedas de 12 metros que a Schiaparelli usou para abrandar. As imagens também mostram um bocado escuro e indistinto de entre 15 e 40 metros de tamanho a cerca de um quilómetro do paraquedas, que os cientistas acreditam ter sido criado pelo impacto da sonda após uma queda livre mais demorada do que o pretendido.

A ESA disse ser possível que o pouso da Schiaparelli tenha sido seguido de uma explosão, já que os tanques de combustível dos seus propulsores provavelmente ainda estavam cheios.

A Schiaparelli desceu ao planeta na quarta-feira para testar tecnologias para outra sonda que cientistas esperam enviar à sua superfície em 2020.

No entanto, o contato com o veículo foi perdido cerca de 50 segundos antes do pouso planeado em solo marciano, deixando o seu destino desconhecido até as imagens da NASA serem recebidas.

A parte inicial da missão, contudo, foi um sucesso até agora, já que a nave-mãe da Schiaparelli foi continua a orbitar Marte, de onde tentará encontrar indícios de metano e outros gases que podem indicar a presença de vida, além de também funcionar como uma estação de retransmissão de dados para a sonda que será enviada dentro de quatro anos.

ZAP / Lusa / Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …