Sonda Schiaparelli despenhou-se em Marte

(dr)

Sonda Schiaparelli ExoMars2016, da ESA e Roscosmos

Sonda Schiaparelli ExoMars2016, da ESA e Roscosmos

A nave europeia Schiaparelli “despenhou-se na superfície de Marte” na quarta-feira, anunciou esta sexta-feira um responsável da Agência Espacial Europeia (ESA).

ExoMars

De acordo com Thierry Blancquaert, em declarações à agência francesa France Presse, a ESA apercebeu-se do destino final da nave graças a uma foto tirada pela sonda norte-americana Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que está a orbitar o planeta vermelho.

Há dois dias a agência europeia não sabia, com exatidão, o paradeiro da Schiaparelli, depois de perder contacto com a sonda.

As imagens feitas pela sonda orbital da agência espacial dos Estados Unidos, MRO, indicam que a sonda desaparecida caiu na superfície de Marte de uma altura de dois a quatro quilómetros e foi destruída pelo impacto, como muitos temiam.

A Schiaparelli “chegou à superfície de Marte a uma velocidade muito superior ao que estava previsto”, disse Thierry Blancquaert.

As fotos de baixa resolução tiradas mostram um ponto brilhante que a Agência Espacial Europeia (ESA) acredita ser o paraquedas de 12 metros que a Schiaparelli usou para abrandar. As imagens também mostram um bocado escuro e indistinto de entre 15 e 40 metros de tamanho a cerca de um quilómetro do paraquedas, que os cientistas acreditam ter sido criado pelo impacto da sonda após uma queda livre mais demorada do que o pretendido.

A ESA disse ser possível que o pouso da Schiaparelli tenha sido seguido de uma explosão, já que os tanques de combustível dos seus propulsores provavelmente ainda estavam cheios.

A Schiaparelli desceu ao planeta na quarta-feira para testar tecnologias para outra sonda que cientistas esperam enviar à sua superfície em 2020.

No entanto, o contato com o veículo foi perdido cerca de 50 segundos antes do pouso planeado em solo marciano, deixando o seu destino desconhecido até as imagens da NASA serem recebidas.

A parte inicial da missão, contudo, foi um sucesso até agora, já que a nave-mãe da Schiaparelli foi continua a orbitar Marte, de onde tentará encontrar indícios de metano e outros gases que podem indicar a presença de vida, além de também funcionar como uma estação de retransmissão de dados para a sonda que será enviada dentro de quatro anos.

ZAP / Lusa / Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …

Banco de Portugal vai pagar ao Estado valor recorde em dividendos em 2020

O Banco de Portugal deverá pagar ao Estado cerca de 550 milhões de euros em dividendos em 2020. Este é o montante que está em cima da mesa, mas ainda é prematuro calcular o valor. A remuneração …

Governo aprova salário mínimo de 635 euros para 2020

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de janeiro de 2020, medida que o Governo estima que poderá abranger 720 mil trabalhadores, foi anunciado. Em conferência …