Desvendado o motivo da queda da sonda Schiaparelli em Marte

(dr) ESA

-

Um relatório publicado esta semana pela Agência Espacial Europeia (ESA) revela que a queda da sonda Schiaparelli em Marte foi provocada por um “problema de software da navegação” que calculou mal a altitude.

ExoMars

Um grande volume de dados recuperados mostra que a entrada atmosférica e a travagem associada ocorreram exatamente como esperado.

O paraquedas abriu a uma altitude de 12 km e a uma velocidade de 1730 km/h – o escudo térmico do veículo, tendo servido o seu propósito, foi libertado a uma altitude de 7,8 km.

De acordo com o relatório divulgado pela ESA, à medida que o Schiaparelli descia com o paraquedas, o seu radar Doppler funcionou corretamente e as medições foram incluídas no sistema de orientação, navegação e controlo.

No entanto, informações erradas geraram uma altitude estimada que era negativa – ou seja, abaixo do nível do solo.

Esse erro desencadeou uma libertação prematura do paraquedas e da concha traseira, um breve disparo dos propulsores de travagem e, finalmente, a ativação dos sistemas terrestres como se o Schiaparelli já tivesse aterrado.

Na realidade, o veículo ainda estava a uma altitude de aproximadamente 3,7 km. Desta forma, a Schiaparelli acabou por se dirigir ao planeta vermelho a cerca de 540 quilómetros por hora em vez de travar suavemente para a aterragem.

A plataforma Schiaparelli custou 230 milhões de euros e viajou 496 milhões quilómetros, durante sete anos, inserida na sonda Trace Gas Orbiter (TGO).

“Esta ainda é uma conclusão muito preliminar das nossas investigações técnicas. O quadro completo será fornecido no início de 2017,” afirma David Parker, Diretor de Voo Espacial Humano e Exploração Robótica da ESA.

“Aprendemos muito com o Schiaparelli, o que vai contribuir diretamente para a segunda missão ExoMars, atualmente em desenvolvimento com os nossos parceiros internacionais, e com lançamento previsto para 2020”, destaca.

“A ExoMars é extremamente importante para a ciência e exploração europeias. Juntamente com todos os participantes do programa, vamos trabalhar para a conclusão bem-sucedida da segunda missão ExoMars.” afirma Roberto Battiston, presidente da agência espacial italiana ASI.

Entretanto, os dados científicos dos instrumentos a bordo do Schiaparelli durante a entrada, além dos dados do TGO da ExoMars, da Mars Express e do GMRT (Giant Metrewave Radio Telescope) na Índia, foram passados às equipas científicas.

Estes dados vão contribuir para a compreensão do Planeta Vermelho e, especialmente, da sua atmosfera.

O TGO está a começar a primeira série de observações científicas desde que chegou ao Planeta Vermelho no dia 19 de outubro, e irá iniciar uma longa série de manobras de aerotravagem que vão colocar a nave espacial na sua órbita operacional no final de 2017.

ZAP / CCVAlg

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu ia dizer que a sonda ao aproximar-se do solo de Marte teria sido abatida por uma flecha disparada por algum nativo anticolonialista.

RESPONDER

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …