Desvendado o motivo da queda da sonda Schiaparelli em Marte

(dr) ESA

-

Um relatório publicado esta semana pela Agência Espacial Europeia (ESA) revela que a queda da sonda Schiaparelli em Marte foi provocada por um “problema de software da navegação” que calculou mal a altitude.

ExoMars

Um grande volume de dados recuperados mostra que a entrada atmosférica e a travagem associada ocorreram exatamente como esperado.

O paraquedas abriu a uma altitude de 12 km e a uma velocidade de 1730 km/h – o escudo térmico do veículo, tendo servido o seu propósito, foi libertado a uma altitude de 7,8 km.

De acordo com o relatório divulgado pela ESA, à medida que o Schiaparelli descia com o paraquedas, o seu radar Doppler funcionou corretamente e as medições foram incluídas no sistema de orientação, navegação e controlo.

No entanto, informações erradas geraram uma altitude estimada que era negativa – ou seja, abaixo do nível do solo.

Esse erro desencadeou uma libertação prematura do paraquedas e da concha traseira, um breve disparo dos propulsores de travagem e, finalmente, a ativação dos sistemas terrestres como se o Schiaparelli já tivesse aterrado.

Na realidade, o veículo ainda estava a uma altitude de aproximadamente 3,7 km. Desta forma, a Schiaparelli acabou por se dirigir ao planeta vermelho a cerca de 540 quilómetros por hora em vez de travar suavemente para a aterragem.

A plataforma Schiaparelli custou 230 milhões de euros e viajou 496 milhões quilómetros, durante sete anos, inserida na sonda Trace Gas Orbiter (TGO).

“Esta ainda é uma conclusão muito preliminar das nossas investigações técnicas. O quadro completo será fornecido no início de 2017,” afirma David Parker, Diretor de Voo Espacial Humano e Exploração Robótica da ESA.

“Aprendemos muito com o Schiaparelli, o que vai contribuir diretamente para a segunda missão ExoMars, atualmente em desenvolvimento com os nossos parceiros internacionais, e com lançamento previsto para 2020”, destaca.

“A ExoMars é extremamente importante para a ciência e exploração europeias. Juntamente com todos os participantes do programa, vamos trabalhar para a conclusão bem-sucedida da segunda missão ExoMars.” afirma Roberto Battiston, presidente da agência espacial italiana ASI.

Entretanto, os dados científicos dos instrumentos a bordo do Schiaparelli durante a entrada, além dos dados do TGO da ExoMars, da Mars Express e do GMRT (Giant Metrewave Radio Telescope) na Índia, foram passados às equipas científicas.

Estes dados vão contribuir para a compreensão do Planeta Vermelho e, especialmente, da sua atmosfera.

O TGO está a começar a primeira série de observações científicas desde que chegou ao Planeta Vermelho no dia 19 de outubro, e irá iniciar uma longa série de manobras de aerotravagem que vão colocar a nave espacial na sua órbita operacional no final de 2017.

ZAP / CCVAlg

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu ia dizer que a sonda ao aproximar-se do solo de Marte teria sido abatida por uma flecha disparada por algum nativo anticolonialista.

RESPONDER

Governo aceita mudanças no teletrabalho. Quer evitar mais uma coligação da oposição

O Governo admite vir a fazer ajustes no decreto-lei que estende até ao final do ano a obrigatoriedade do teletrabalho. O objetivo é evitar uma coligação negativa no Parlamento. Miguel Cabrita, secretário de Estado Adjunto e …

Portugal vai ter doses da AstraZeneca e J&J a mais. Testes da vacina portuguesa previstos para julho

Neste trimestre, Portugal vai receber mais de nove milhões de doses de vacinas, das quais cerca de 5,5 milhões da Pfizer, 795,6 mil da Moderna, 1,6 milhões da AstraZeneca e 1,2 milhões da Janssen. Com a …

Abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Descoberta pode ajudar a salvar a espécie

Uma equipa de investigadores percebeu que as abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Esta descoberta pode ajudar a salvar a espécie. As abelhas selvagens são essenciais para sustentar as paisagens que amamos. Uma comunidade saudável de …

Restrições ao fim de semana podem acabar em maio

Políticos e especialistas voltam a reunir-se na sede do Infarmed, na próxima semana, para decidir como avança a última fase do desconfinamento, que começa a 3 de maio. Os dados da pandemia encorajam o Governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: há Jardim na Boavista, há perfume Gaitán em Braga

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sp-braga-2-1-boavista-o-musical Não foi há muitos anos que Sporting de Braga e Boavista lutaram pelo título, pelo primeiro lugar. Agora o contexto é outro: os primeiros querem ficar no pódio da classificação correta e os segundos não …

De seis para 18 meses. Governo e Altice chegam a "consenso" para renovar SIRESP

A Altice Portugal vai enviar esta sexta-feira a proposta técnico operacional para a prorrogação por 18 meses do serviço da rede de comunicações de emergência SIRESP, disse esta quinta-feira fonte oficial da empresa à Lusa. Na …

Governo admite chamar Catarina Martins para negociar (mas acredita que BE e PSD têm uma aliança tácita)

A antiga geringonça já não volta a ser o que era, depois de o Bloco de Esquerda ter votado contra a proposta do Governo no último Orçamento do Estado. Ainda assim, António Costa vai voltar …

Nova técnica pode ajudar a prever erupções vulcânicas com anos de antecedência

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova técnica de alerta precoce, baseada em dados de satélite, que poderia ser usada para prever erupções vulcânicas com anos de antecedência. Com a ajuda de dados de satélite, cientistas …

Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros em 2022

No próximo ano, o salário mínimo nacional deverá subir cerca de 40 euros - um aumento de 6% face aos atuais 665 euros. Este aumento elevaria o montante para 705 euros por mês. De acordo com …

Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos. Não há feridos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. Os projéteis atingiram a …