Desvendado o motivo da queda da sonda Schiaparelli em Marte

(dr) ESA

-

Um relatório publicado esta semana pela Agência Espacial Europeia (ESA) revela que a queda da sonda Schiaparelli em Marte foi provocada por um “problema de software da navegação” que calculou mal a altitude.

ExoMars

Um grande volume de dados recuperados mostra que a entrada atmosférica e a travagem associada ocorreram exatamente como esperado.

O paraquedas abriu a uma altitude de 12 km e a uma velocidade de 1730 km/h – o escudo térmico do veículo, tendo servido o seu propósito, foi libertado a uma altitude de 7,8 km.

De acordo com o relatório divulgado pela ESA, à medida que o Schiaparelli descia com o paraquedas, o seu radar Doppler funcionou corretamente e as medições foram incluídas no sistema de orientação, navegação e controlo.

No entanto, informações erradas geraram uma altitude estimada que era negativa – ou seja, abaixo do nível do solo.

Esse erro desencadeou uma libertação prematura do paraquedas e da concha traseira, um breve disparo dos propulsores de travagem e, finalmente, a ativação dos sistemas terrestres como se o Schiaparelli já tivesse aterrado.

Na realidade, o veículo ainda estava a uma altitude de aproximadamente 3,7 km. Desta forma, a Schiaparelli acabou por se dirigir ao planeta vermelho a cerca de 540 quilómetros por hora em vez de travar suavemente para a aterragem.

A plataforma Schiaparelli custou 230 milhões de euros e viajou 496 milhões quilómetros, durante sete anos, inserida na sonda Trace Gas Orbiter (TGO).

“Esta ainda é uma conclusão muito preliminar das nossas investigações técnicas. O quadro completo será fornecido no início de 2017,” afirma David Parker, Diretor de Voo Espacial Humano e Exploração Robótica da ESA.

“Aprendemos muito com o Schiaparelli, o que vai contribuir diretamente para a segunda missão ExoMars, atualmente em desenvolvimento com os nossos parceiros internacionais, e com lançamento previsto para 2020”, destaca.

“A ExoMars é extremamente importante para a ciência e exploração europeias. Juntamente com todos os participantes do programa, vamos trabalhar para a conclusão bem-sucedida da segunda missão ExoMars.” afirma Roberto Battiston, presidente da agência espacial italiana ASI.

Entretanto, os dados científicos dos instrumentos a bordo do Schiaparelli durante a entrada, além dos dados do TGO da ExoMars, da Mars Express e do GMRT (Giant Metrewave Radio Telescope) na Índia, foram passados às equipas científicas.

Estes dados vão contribuir para a compreensão do Planeta Vermelho e, especialmente, da sua atmosfera.

O TGO está a começar a primeira série de observações científicas desde que chegou ao Planeta Vermelho no dia 19 de outubro, e irá iniciar uma longa série de manobras de aerotravagem que vão colocar a nave espacial na sua órbita operacional no final de 2017.

ZAP / CCVAlg

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu ia dizer que a sonda ao aproximar-se do solo de Marte teria sido abatida por uma flecha disparada por algum nativo anticolonialista.

RESPONDER

PGR alega papel clarificador e transparente de diretiva sobre poderes hierárquicos no MP

A Procuradora-geral da República (PGR) garantiu esta terça-feira no parlamento que a recente diretiva sobre subordinação hierárquica teve unicamente um "propósito clarificador e de transparência" sobre aquilo que já era o relacionamento entre os escalões …

"A democracia prevaleceu". Joe Biden apela à união na tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou esta quarta-feira posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington. Joe …

Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Uma lista elaborada com dados da IG - consultora britânica de mercados financeiros - revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente …

Novo estudo reitera eficácia da vacina da Pfizer contra variante britânica do coronavírus

Um novo estudo da empresa alemã BioNTech sugere que a vacina desenvolvida por esta e pela farmacêutica norte-americana Pfizer contra a covid-19 é também eficaz na variante do coronavírus que surgiu no Reino Unido. O estudo, …

Governo reúne-se com especialistas ainda esta quarta-feira

O Governo vai reunir-se ainda nesta quarta-feira com epidemiologistas. A informação foi inicialmente avançada pela TSF, sendo posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas. O encontro será presidido pela ministra da Saúde, Marta Temido, …

Charles Michel propõe "pacto fundador" para tornar Europa e EUA "mais fortes"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs esta quarta-feira ao novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a criação de um “pacto fundador” para tornar a Europa e a América “mais fortes”. “No primeiro dia …

Mayan faz visita "surreal" a hospital fechado em Miranda do Corvo (e adverte para destruição económica e social)

O candidato presidencial apoiado pelo Iniciativa, Liberal Tiago Mayan Gonçalves, esteve na terça-feira em campanha nas instalações do hospital fechado de Miranda do Corvo, tendo-o apontado como um cenário “surreal” num dos períodos mais difíceis …

Parlamento prepara renovação do estado de emergência até ao fim de fevereiro

O parlamento agendou para dia 11 de fevereiro um debate e votação sobre o eventual decreto presidencial para a prorrogação do estado de emergência em Portugal, por novo período de 15 dias, para fazer face …

Trump já deixou a Casa Branca. "Tenham uma boa vida, voltaremos a ver-nos”

O Presidente cessante dos Estados Unidos já deixou a Casa Branca. A poucas horas da tomada de posse do democrata Joe Biden, Donald Trump afirmou ter sido uma “grande honra” ter desempenhado este cargo. “Foi …

Investigadores admitem abstenção recorde entre os 60% e 70%

As presidenciais de domingo podem registar uma abstenção recorde, entre os 60% e os 70%, devido ao medo da pandemia de covid-19, ao desinteresse dos eleitores e por haver um candidato favorito, segundo especialistas ouvidos …