Caso Maddie. Dona da casa onde Christian Brückner morou disponibiliza terreno para buscas

A proprietária da casa onde Christian Brückner, suspeito no caso de Madeleine McCann, morou após o desaparecimento da criança no Algarve disponibilizou o terreno para ser alvo de buscas pelas autoridades.

Na segunda-feira, o procurador alemão Hans Christian Wolters, que coordena a equipa de investigação do caso Maddie, pediu informações sobre os locais onde Christian Brückner, principal suspeito do homicídio da criança inglesa, morou em Portugal, para procurar o corpo da menina.

De acordo com o semanário Expresso, depois do desaparecimento de Maddie em 2007, Christian Brückner deixou de ser visto no concelho de Lagos, mas não voltou imediatamente para a Alemanha. Durante alguns meses, o homem esteve a viver em Foral, no concelho de Silves a 60 quilómetros da Praia da Luz.

Brückner foi viver para uma casa onde moravam Nicole e Roman, um casal alemão que recebia adolescentes problemáticos ao abrigo de um programa do estado germânico, que colocava esses jovens com famílias de outros países.

O alemão começou a trabalhar como empregado de mesa no único restaurante do local, que na altura era explorado por um alemão.

Em declarações à imprensa britânica, a proprietária da casa disse que Brückner provocada receio e andava sempre uma pistola à cintura. A mulher disponibilizou o terreno para que sejam feitas buscas para tentar perceber se Maddie está lá enterrada.

Depois de viver em Foral, Brückner voltou para a Alemanha, mas regressou regularmente ao Algarve até 2015. Nessa ano, vendeu a a autocaravana Volkswagen Westfalia, onde chegou a dormir, a uma sucata ilegal, onde foi encontrada recentemente.

Em junho de 2017, Brückner foi extraditado de Portugal para a Alemanha para cumprir pena por um crime de abuso sexual de menor.

Em 2019, Brückner foi acusado e condenado a sete anos de prisão pela violação de uma norte-americana, de 72 anos, na Praia da Luz, em 2005. Está preso devido a esta pena e a uma condenação por tráfico de droga.

Brückner é também suspeito do desaparecimento de uma criança alemã no Algarve em 1996 e do desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha.

Vítima de violação no Algarve pede reabertura de caso

Hazel Behan, uma irlandesa vítima de violação quando trabalhava no Algarve, pediu a reabertura do seu caso, prescrito em Portugal, depois de se ter apercebido das semelhanças com o que aconteceu à norte-americana de 72 anos violada na Praia da Luz por Christian Brückner.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Hazel Behan contou que, poucos dias antes de completar 21 anos, foi atacada no apartamento onde morava na Praia da Rocha por um homem de olhos azuis e sobrancelhas loiras que falava inglês com sotaque alemão.

Tal como no caso da idosa de 72 anos, o homem, que tinha a cara parcialmente tapada, usou uma câmara para filmar o ataque e amarrou e chicoteou a vítima.

O homem acabou por fugir e Behan pediu ajuda. A irlandesa foi levada pela polícia para um hospital, onde foi examinada por um médico.

A mulher mostrou ter dúvidas de que tenha sido recolhido qualquer material no seu quarto. “Não estou muito confiante de que tenham examinado o quarto com atenção”, afirmou.

Em 2004, Behan ofereceu descrições pormenorizadas do atacante, apontando, por exemplo, uma marca distintiva que o tinha na perna direita, mas o homem nunca foi apanhado.

Agora, Behan quer ver o seu caso reaberto. A irlandesa já foi ouvida pela Metropolitan Police, responsável pela investigação ao desaparecimento de Maddie, que lhe garantiu que o seu caso estava a ser levado a sério e que será contactada pela polícia portuguesa em breve.

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer 4 anos, a 3 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia da Luz, no Algarve. O procuradores do Ministério Público alemão dizem acreditar que Madeleine McCann foi assassinada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …