Dinheiro de Sócrates terá saído da CGD quando Armando Vara era administrador

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público traçou uma tese que envolve José Sócrates, Armando Vara, o Grupo Lena e os accionistas do empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve, numa teia de cumplicidade que os incrimina no âmbito da Operação Marquês.

Esta teoria do Ministério Público (MP), que culminou na sexta-feira com a detenção de Armando Vara, ex-ministro socialista já condenado no âmbito do processo “Face Oculta“, assenta na ideia de que parte do dinheiro das contas de Carlos Santos Silva, que pertencerá de facto a José Sócrates, terá saído directamente das contas da Caixa-Geral de Depósitos (CGD).

É o que adianta o jornal Expresso, notando que Armando Vara, que está em prisão domiciliária com pulseira electrónica, foi constituído arguido por suspeitas no âmbito das suas funções enquanto administrador da CGD entre 2005 e 2008.

A atestar esta ideia estão as buscas feitas à casa de Armando Vara e à sede da CGD, “com as autoridades a vasculharem os departamentos comercial, de risco e imobiliário do banco, além dos gabinetes da administração”, conforme frisa o Expresso.

O processo de financiamento da CGD a Vale do Lobo, um negócio que causou grandes prejuízos ao Banco estatal, será o principal foco da investigação.

Sócrates desmente ligações a Vale de Lobo

Em reacção ao envolvimento de Armando Vara no caso e às referências a Vale do Lobo, os advogados de José Sócrates vieram entretanto a terreiro negar qualquer envolvimento ou benefício do ex-primeiro-ministro com o empreendimento turístico algarvio.

A defesa de José Sócrates criticou o MP por considerar que este inventou um facto contra o ex-primeiro-ministro, sem explicar onde está o favorecimento.

João Araújo, um dos dois advogados de defesa do ex-primeiro-ministro, afirmou que, “ao fim destes sete meses, inventaram finalmente um facto e é logo esta coisa rota que é o Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL)“.

“Se alguém conseguisse explicar – porque dizer o que é o PROTAL é pouco -, como é que é o PROTAL, porque é que é o PROTAL e em que artigo do decreto é que está o favorecimento. Mas eles não dizem. E sabe porque é que não dizem? Porque não têm”, acusou.

João Araújo falava aos jornalistas, acompanhado pelo outro advogado de defesa do ex-primeiro ministro, Pedro Delille, à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, depois de se reunirem com José Sócrates, que está em prisão preventiva há cerca de sete meses.

O advogado insistiu que “é falso” que exista uma ligação entre José Sócrates e o empreendimento turístico Vale do Lobo e o PROTAL, referindo que a ideia “nem sequer é uma falsidade, é mais uma parvoíce que uma falsidade”.

Questionado sobre a alegada transferência de 12 milhões de euros para a conta de Santos Silva, João Araújo respondeu que o ex-primeiro-ministro “não está interessado nas transferências que alguém faça para as contas de amigos dele”.

Sobre a detenção de Armando Vara, na quinta-feira, no âmbito do mesmo processo, o causídico disse que ex-ministro socialista “tem o seu advogado” e é com ele que os jornalistas “se devem entender”.

A Operação Marquês já conta com nove arguidos, sendo que o ex-primeiro ministro José Sócrates é o único que se encontra preso preventivamente, indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

O empresário Carlos Santos Silva, o administrador do grupo Lena Joaquim Barroca, o ex-motorista de Sócrates João Perna, o administrador da farmacêutica Octapharma Paulo Lalanda de Castro, a mulher de Carlos Santos Silva, Inês do Rosário, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o presidente da empresa que gere o empreendimento de Vale do Lobo, Diogo Gaspar Ferreira, são os outros arguidos no processo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “…O Ministério Público traçou uma tese..” Veremos se conseguem defender a tese. Vão empatando, como convém, até ao fim das eleições!

  2. Desta vez é do ‘Expresso’ a jorrar a potes… Sobre o “manto da persiguição política”… Imaginem que a acusação teria sido formalizada em meados de Março-3meses depois? Eram menos 5 ou 6 arrolados e muito pano para mangas a menos! Assim, até Nov. do corrente, a acusação terá tempo para tão especial complexidade para a proferir.
    Há coisas que estando mesmo alí, alguns não as vêm qto mais alcançá-las! Desculpem qq coisinha!

    • Oh ‘i’ emproado de chapelito! Sem persignar… Ainda que de adornos ‘i’ é a 9ª alfabética e para que siga em conformidade ortográfica a um ‘i’ estão vedados outros degraus e o 5º ocupado é por um tímido e atarracado ‘L’… Sem persEguições! Nem puristas à volta ! sff

  3. O processo primo do de A.Vara qto aos indícios e legalidade da prisão preventiva do J.Sócrates já teve a participação de 33 juízes (Supremo Tribunal de Justiça, Tribunal da relação, e investigação TCIC). Apenas um votou contra – desembargador José Reis… 33 Juízes é obra – Estado de direito democrático como é óbvio não combina com “perseguição política”… 33 JUÍZES ? Oh Sr. Dr. Advogado…

RESPONDER

Liveblog ZAP. "Há muita gente que tem medo de votar em quem quer"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …