Dinheiro de Sócrates terá saído da CGD quando Armando Vara era administrador

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público traçou uma tese que envolve José Sócrates, Armando Vara, o Grupo Lena e os accionistas do empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve, numa teia de cumplicidade que os incrimina no âmbito da Operação Marquês.

Esta teoria do Ministério Público (MP), que culminou na sexta-feira com a detenção de Armando Vara, ex-ministro socialista já condenado no âmbito do processo “Face Oculta“, assenta na ideia de que parte do dinheiro das contas de Carlos Santos Silva, que pertencerá de facto a José Sócrates, terá saído directamente das contas da Caixa-Geral de Depósitos (CGD).

É o que adianta o jornal Expresso, notando que Armando Vara, que está em prisão domiciliária com pulseira electrónica, foi constituído arguido por suspeitas no âmbito das suas funções enquanto administrador da CGD entre 2005 e 2008.

A atestar esta ideia estão as buscas feitas à casa de Armando Vara e à sede da CGD, “com as autoridades a vasculharem os departamentos comercial, de risco e imobiliário do banco, além dos gabinetes da administração”, conforme frisa o Expresso.

O processo de financiamento da CGD a Vale do Lobo, um negócio que causou grandes prejuízos ao Banco estatal, será o principal foco da investigação.

Sócrates desmente ligações a Vale de Lobo

Em reacção ao envolvimento de Armando Vara no caso e às referências a Vale do Lobo, os advogados de José Sócrates vieram entretanto a terreiro negar qualquer envolvimento ou benefício do ex-primeiro-ministro com o empreendimento turístico algarvio.

A defesa de José Sócrates criticou o MP por considerar que este inventou um facto contra o ex-primeiro-ministro, sem explicar onde está o favorecimento.

João Araújo, um dos dois advogados de defesa do ex-primeiro-ministro, afirmou que, “ao fim destes sete meses, inventaram finalmente um facto e é logo esta coisa rota que é o Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL)“.

“Se alguém conseguisse explicar – porque dizer o que é o PROTAL é pouco -, como é que é o PROTAL, porque é que é o PROTAL e em que artigo do decreto é que está o favorecimento. Mas eles não dizem. E sabe porque é que não dizem? Porque não têm”, acusou.

João Araújo falava aos jornalistas, acompanhado pelo outro advogado de defesa do ex-primeiro ministro, Pedro Delille, à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, depois de se reunirem com José Sócrates, que está em prisão preventiva há cerca de sete meses.

O advogado insistiu que “é falso” que exista uma ligação entre José Sócrates e o empreendimento turístico Vale do Lobo e o PROTAL, referindo que a ideia “nem sequer é uma falsidade, é mais uma parvoíce que uma falsidade”.

Questionado sobre a alegada transferência de 12 milhões de euros para a conta de Santos Silva, João Araújo respondeu que o ex-primeiro-ministro “não está interessado nas transferências que alguém faça para as contas de amigos dele”.

Sobre a detenção de Armando Vara, na quinta-feira, no âmbito do mesmo processo, o causídico disse que ex-ministro socialista “tem o seu advogado” e é com ele que os jornalistas “se devem entender”.

A Operação Marquês já conta com nove arguidos, sendo que o ex-primeiro ministro José Sócrates é o único que se encontra preso preventivamente, indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

O empresário Carlos Santos Silva, o administrador do grupo Lena Joaquim Barroca, o ex-motorista de Sócrates João Perna, o administrador da farmacêutica Octapharma Paulo Lalanda de Castro, a mulher de Carlos Santos Silva, Inês do Rosário, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o presidente da empresa que gere o empreendimento de Vale do Lobo, Diogo Gaspar Ferreira, são os outros arguidos no processo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “…O Ministério Público traçou uma tese..” Veremos se conseguem defender a tese. Vão empatando, como convém, até ao fim das eleições!

  2. Desta vez é do ‘Expresso’ a jorrar a potes… Sobre o “manto da persiguição política”… Imaginem que a acusação teria sido formalizada em meados de Março-3meses depois? Eram menos 5 ou 6 arrolados e muito pano para mangas a menos! Assim, até Nov. do corrente, a acusação terá tempo para tão especial complexidade para a proferir.
    Há coisas que estando mesmo alí, alguns não as vêm qto mais alcançá-las! Desculpem qq coisinha!

    • Oh ‘i’ emproado de chapelito! Sem persignar… Ainda que de adornos ‘i’ é a 9ª alfabética e para que siga em conformidade ortográfica a um ‘i’ estão vedados outros degraus e o 5º ocupado é por um tímido e atarracado ‘L’… Sem persEguições! Nem puristas à volta ! sff

  3. O processo primo do de A.Vara qto aos indícios e legalidade da prisão preventiva do J.Sócrates já teve a participação de 33 juízes (Supremo Tribunal de Justiça, Tribunal da relação, e investigação TCIC). Apenas um votou contra – desembargador José Reis… 33 Juízes é obra – Estado de direito democrático como é óbvio não combina com “perseguição política”… 33 JUÍZES ? Oh Sr. Dr. Advogado…

RESPONDER

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …