Caso Sócrates. Dinheiro em contas de Carlos Santos Silva disparou 150%

Luís Ruivo / Lusa

Entre 2007 e 2010, Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates suspeito de guardar o dinheiro do antigo primeiro-ministro, terá aumentado a sua fortuna em 150%, avança o Correio da Manhã este sábado.

De acordo com o diário, no período em causa – que coincide com a época em que José Sócrates foi primeiro-ministro – o património de Carlos Santos Silva cresceu de 10 milhões de euros para cerca de 25 milhões de euros.

Os dados referentes às contas de Santos Silva constam em documentação da UBS, banco com sede na Suíça, enviada pelo Ministério Público da Suíça para a Operação Marquês, em resposta a uma carta rogatória das autoridades portuguesas.

Datada do final de abril de 2016, os documentos indicam, segundo escreve o CM, que o amigo de Sócrates tinha, a 6 de julho de 2007, uma “fortuna estimada em torno de 10 milhões de euros”. Pouco mais de três anos depois, a 18 de dezembro de 2010, Santos Silva contava com “uma fortuna estimada em torno de 25 milhões de euros, com grande potencial”, segundo a mesma documentação citada pelo diário.

Santos Silva é apresentado  como um cliente com “formação de engenheiro civil, mas atua como consultor em grandes projetos em Portugal, em Angola e no Brasil (aeroportos, TGV, autoestradas)”, observa o documento. Por estes mesmos trabalhos de consultoria, Santos Silva ganhava comissões que seriam pagas por Governos na sua maioria.

O Ministério Público sustenta que Sócrates deu uma compensação financeira a Carlos Santos Silva, por serviços prestados e em troca da cedência das suas contas bancárias para a circulação de dinheiro alegadamente destinado ao antigo primeiro-ministro.

Em causa estará um comissão de 10% sobre o valor total, ou seja, uma comissão de cerca de 2,5 milhões de euros, aponta ainda o MP citado pelo Correio da Manhã.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Incompetência das entidades financeiras e do MP.
    O dinheiro não nasce nem cresce. O dinheiro transfere-se e se a conta subiu de 10 milhões de euros para cerca de 25 milhões de euros, procurem a proveniência da transferência (provavelmente de off-shores) e apliquem a lei pura e dura.
    Se não sabem fazer isto, usem o hacker Rui. Ele sabe !

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …