Caso Sócrates. Dinheiro em contas de Carlos Santos Silva disparou 150%

Luís Ruivo / Lusa

Entre 2007 e 2010, Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates suspeito de guardar o dinheiro do antigo primeiro-ministro, terá aumentado a sua fortuna em 150%, avança o Correio da Manhã este sábado.

De acordo com o diário, no período em causa – que coincide com a época em que José Sócrates foi primeiro-ministro – o património de Carlos Santos Silva cresceu de 10 milhões de euros para cerca de 25 milhões de euros.

Os dados referentes às contas de Santos Silva constam em documentação da UBS, banco com sede na Suíça, enviada pelo Ministério Público da Suíça para a Operação Marquês, em resposta a uma carta rogatória das autoridades portuguesas.

Datada do final de abril de 2016, os documentos indicam, segundo escreve o CM, que o amigo de Sócrates tinha, a 6 de julho de 2007, uma “fortuna estimada em torno de 10 milhões de euros”. Pouco mais de três anos depois, a 18 de dezembro de 2010, Santos Silva contava com “uma fortuna estimada em torno de 25 milhões de euros, com grande potencial”, segundo a mesma documentação citada pelo diário.

Santos Silva é apresentado  como um cliente com “formação de engenheiro civil, mas atua como consultor em grandes projetos em Portugal, em Angola e no Brasil (aeroportos, TGV, autoestradas)”, observa o documento. Por estes mesmos trabalhos de consultoria, Santos Silva ganhava comissões que seriam pagas por Governos na sua maioria.

O Ministério Público sustenta que Sócrates deu uma compensação financeira a Carlos Santos Silva, por serviços prestados e em troca da cedência das suas contas bancárias para a circulação de dinheiro alegadamente destinado ao antigo primeiro-ministro.

Em causa estará um comissão de 10% sobre o valor total, ou seja, uma comissão de cerca de 2,5 milhões de euros, aponta ainda o MP citado pelo Correio da Manhã.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Incompetência das entidades financeiras e do MP.
    O dinheiro não nasce nem cresce. O dinheiro transfere-se e se a conta subiu de 10 milhões de euros para cerca de 25 milhões de euros, procurem a proveniência da transferência (provavelmente de off-shores) e apliquem a lei pura e dura.
    Se não sabem fazer isto, usem o hacker Rui. Ele sabe !

RESPONDER

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …