Caso Sócrates. Dinheiro em contas de Carlos Santos Silva disparou 150%

(dr) lusoPT.com

O empresário Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates

Entre 2007 e 2010, Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates suspeito de guardar o dinheiro do antigo primeiro-ministro, terá aumentado a sua fortuna em 150%, avança o Correio da Manhã este sábado.

De acordo com o diário, no período em causa – que coincide com a época em que José Sócrates foi primeiro-ministro – o património de Carlos Santos Silva cresceu de 10 milhões de euros para cerca de 25 milhões de euros.

Os dados referentes às contas de Santos Silva constam em documentação da UBS, banco com sede na Suíça, enviada pelo Ministério Público da Suíça para a Operação Marquês, em resposta a uma carta rogatória das autoridades portuguesas.

Datada do final de abril de 2016, os documentos indicam, segundo escreve o CM, que o amigo de Sócrates tinha, a 6 de julho de 2007, uma “fortuna estimada em torno de 10 milhões de euros”. Pouco mais de três anos depois, a 18 de dezembro de 2010, Santos Silva contava com “uma fortuna estimada em torno de 25 milhões de euros, com grande potencial”, segundo a mesma documentação citada pelo diário.

Santos Silva é apresentado  como um cliente com “formação de engenheiro civil, mas atua como consultor em grandes projetos em Portugal, em Angola e no Brasil (aeroportos, TGV, autoestradas)”, observa o documento. Por estes mesmos trabalhos de consultoria, Santos Silva ganhava comissões que seriam pagas por Governos na sua maioria.

O Ministério Público sustenta que Sócrates deu uma compensação financeira a Carlos Santos Silva, por serviços prestados e em troca da cedência das suas contas bancárias para a circulação de dinheiro alegadamente destinado ao antigo primeiro-ministro.

Em causa estará um comissão de 10% sobre o valor total, ou seja, uma comissão de cerca de 2,5 milhões de euros, aponta ainda o MP citado pelo Correio da Manhã.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Incompetência das entidades financeiras e do MP.
    O dinheiro não nasce nem cresce. O dinheiro transfere-se e se a conta subiu de 10 milhões de euros para cerca de 25 milhões de euros, procurem a proveniência da transferência (provavelmente de off-shores) e apliquem a lei pura e dura.
    Se não sabem fazer isto, usem o hacker Rui. Ele sabe !

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …