Caso Sócrates. Dinheiro em contas de Carlos Santos Silva disparou 150%

Luís Ruivo / Lusa

Entre 2007 e 2010, Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates suspeito de guardar o dinheiro do antigo primeiro-ministro, terá aumentado a sua fortuna em 150%, avança o Correio da Manhã este sábado.

De acordo com o diário, no período em causa – que coincide com a época em que José Sócrates foi primeiro-ministro – o património de Carlos Santos Silva cresceu de 10 milhões de euros para cerca de 25 milhões de euros.

Os dados referentes às contas de Santos Silva constam em documentação da UBS, banco com sede na Suíça, enviada pelo Ministério Público da Suíça para a Operação Marquês, em resposta a uma carta rogatória das autoridades portuguesas.



Datada do final de abril de 2016, os documentos indicam, segundo escreve o CM, que o amigo de Sócrates tinha, a 6 de julho de 2007, uma “fortuna estimada em torno de 10 milhões de euros”. Pouco mais de três anos depois, a 18 de dezembro de 2010, Santos Silva contava com “uma fortuna estimada em torno de 25 milhões de euros, com grande potencial”, segundo a mesma documentação citada pelo diário.

Santos Silva é apresentado  como um cliente com “formação de engenheiro civil, mas atua como consultor em grandes projetos em Portugal, em Angola e no Brasil (aeroportos, TGV, autoestradas)”, observa o documento. Por estes mesmos trabalhos de consultoria, Santos Silva ganhava comissões que seriam pagas por Governos na sua maioria.

O Ministério Público sustenta que Sócrates deu uma compensação financeira a Carlos Santos Silva, por serviços prestados e em troca da cedência das suas contas bancárias para a circulação de dinheiro alegadamente destinado ao antigo primeiro-ministro.

Em causa estará um comissão de 10% sobre o valor total, ou seja, uma comissão de cerca de 2,5 milhões de euros, aponta ainda o MP citado pelo Correio da Manhã.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Incompetência das entidades financeiras e do MP.
    O dinheiro não nasce nem cresce. O dinheiro transfere-se e se a conta subiu de 10 milhões de euros para cerca de 25 milhões de euros, procurem a proveniência da transferência (provavelmente de off-shores) e apliquem a lei pura e dura.
    Se não sabem fazer isto, usem o hacker Rui. Ele sabe !

RESPONDER

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …