Desemprego em Portugal ficará próximo dos 14%. Centros de emprego já sentem “avalanche”

Paulo Novais / Lusa

O Fundo Monetário Internacional (FMI) indicou, na terça-feira, que Portugal está a caminho de um défice de 7% ou mais em 2020, valor só equiparável ao de 2014, ano da falência e resgaste do BES. O desemprego ficará próximo dos 14%.

Segundo noticiou o Diário de Notícias (DN), estas previsões foram apresentadas por aquela entidade a partir de Washington, nos Estados Unidos (EUA), no arranque dos encontros da primavera, que desta vez ocorre em modo virtual.

Com o mundo a caminhar para a pior recessão desde a Grande Depressão dos anos 20 do século passado, em Portugal haverá “um verdadeiro choque de desemprego, o maior de que há registo”, escreveu o DN, tendo por base as séries longas consultadas pelo pelo jornal e pelo Dinheiro Vivo, que remontam a 1960.

Durante a apresentação, o FMI apontou as primeiras projeções para as contas públicas, referindo que, em Portugal vai mergulhar num défice que deve ultrapassar um valor equivalente a 7% do produto interno bruto (PIB). A recessão, avançou igualmente, deve arrastar-se até ao final do ano.

O peso do desemprego será o terceiro maior, depois da Grécia e de Espanha.

Quanto a estas projeções, há especialistas que veem o défice português a passar os 10% este ano e a dívida a tocar os 146% do PIB, com a economia a colapsar 15%.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, em entrevista à TVI na segunda-feira, disse que no segundo trimestre a quebra do PIB pode ser quatro a cinco vezes maior do que o pior valor alguma vez registado.

André Kosters / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Na apresentação de terça-feira, o FMI indicou ainda que no último trimestre de 2020 Portugal deve ter uma contração económica de 10% ou mais. O crescimento pode chegar a 5%, não chegando para reverter o esperado no ano corrente.

Na zona euro, continuou o FMI, haverá uma contração de 7,5%, com a Alemanha a recuar 7%, França 7,2%, Itália um valor superior a 9%, Espanha 8% e Grécia 10%.

A economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, constatou que “as medidas de proteção necessárias estão a ter um impacto severo na atividade económica” e que “a economia global deverá contrair-se acentuadamente em cerca de 3% em 2020, o que é muito pior do que durante a crise financeira de 2008-2009”.

“Partindo do pressuposto de que a pandemia e as medidas de contenção atingem o pico no segundo trimestre na maioria dos países e depois recuam no segundo semestre deste ano, projetamos a tal quebra de 3%” que compara com uma quebra muito ligeira do PIB global de 0,1% em 2009, sublinhou.

E acrescentou: “Isto faz deste Grande Lockdown [a crise do novo coronavírus] a pior recessão desde a Grande Depressão [nos anos 20 do século passado] e muito pior do que a crise financeira global”.

Centros de emprego já sentem “avalanche”

Segundo informou a TSF, na opinião do presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público de Emprego e Formação Profissional, Marçal Mendes, em mais de trinta anos de carreira em centos de emprego, nunca viu um aumento tão abrupto e repentino dos pedidos de subsídio de desemprego.

Com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) está limitado, há filas para atendimento pelo telefone ou pela internet, disse Marçal Mendes. Os pedidos são de recém desempregados – principalmente dos que estavam em contratos a prazo – mas também uma “enorme incidência” de contratos que estavam no início.

O sindicalista referiu alguns despedimentos coletivos, longe de ser a maioria, recordando ainda que, até à crise da Covid-19, o país estava num nível baixo de desemprego. Apontando para uma “avalanche” de pedidos de subsídio de desemprego, afirmou: “Mesmo na crise de 2008-2009 e nos anos seguintes, houve um enorme impacto na atividade económica e no emprego, mas uma coisa assim penso que é inédito”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Grandes manipuladores e mentirosos – avalanche no centro de emprego com fotos e tudo! Os centros de emprego estão fechados, tal como todos os serviços do estado – os funcionários foram para casa gozar férias pagas a 100% e não descontadas nas férias oficiais – pela internet e telefone? Tanga- telefone e não atendem ou atendem e dizem não ter pessoal …. Mentirosos. As pessoas estão desesperadas a necessitar dos serviços e estes gozam com os pobres

    • As fotografias serão seguramente de bancos de imagens. É habitual nas notícias recorrer-se a bancos de imagens. Quanto ao resto admito que seja tudo verdade. Já estamos habituados!

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …