/

Descobertos mais 10 mil carros com o sistema fraudulento da VW

EPA / JULIAN STRATENSCHULTE

Matthias Mueller, CEO da Porsche e o novo presidente do grupo Volkswagen

Matthias Mueller, CEO da Porsche e o novo presidente do grupo Volkswagen

A autoridade reguladora do ambiente dos EUA detectou mais 10 mil carros, além dos que já tinham sido identificados pela Volkswagen, apetrechados com o software fraudulento dos testes de emissão de gases poluentes. Mas esse número pode ainda ser maior.

A Agência de Protecção do Ambiente (EPA na sigla em inglês) acusa a Volkswagen, conforme cita o jornal inglês The Guardian, de ter instalado o mecanismo defeituoso também em carros desportivos, incluindo os da marca Porsche, e nos todo-terreno.

Estão em causa designadamente os Porsche Cayenne de 2015, os VW Touareg de 2014 e os Audi A6 Quattro, A7 Quattro, A8, A8L e Q5 de 2014.

Os testes levados a cabo pela EPA “alertaram para preocupações sérias sobre a presença do aparelho defeituoso em veículos adicionais da VW, Audi e Porsche”, explica à BBC a administradora assistente do organismo, Cynthia Giles.

“Pelo menos, mais 10 mil carros adicionais foram identificados como tendo o aparelho defeituoso instalado”, só nos EUA, reporta aquela fonte.

Todavia, com a investigação da EPA em curso, o número pode ainda ser maior.

A VW admitiu a fraude em milhões de veículos em todo o mundo, mas não abrangeu nesse lote os Porsche, nem os SUVs.

Todavia, a fraude poderá também ter sido aplicada nestes veículos, o que é particularmente constrangedor para o novo chefe executivo da VW, Matthias Müller, que estava à frente da Porsche antes do escândalo rebentar.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.