Defesa de Rui Pinto pede o afastamento de mais um juiz

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

A defesa de Rui Pinto pediu o afastamento da juíza Helena Leitão, por esta ser cliente do advogado João Medeiros, cujo email o hacker português terá pirateado.

Em abril, a defesa de Rui Pinto pediu o afastamento do juiz Paulo Registo do julgamento do processo, acusando-o de violar o direito de reserva e de já ter formulado um pré-juízo condenatório do criador do Football Leaks. Agora, a equipa de advogados de Rui Pinto entregou no Tribunal da Relação de Lisboa um pedido para afastar a juíza Helena Leitão.

Em causa está o facto de a magistrada ser cliente do advogado João Medeiros, que é assistente do processo em que Rui Pinto é acusado de tentativa de extorsão, sabotagem informática e de dezenas de crimes de acesso ilegítimo, escreve o Correio da Manhã.

Rui Pinto terá roubado todo o correio eletrónico que João Medeiros tinha no email da PLMJ. Por isso, a defesa do hacker português entende que podem haver emails da juíza Helena Leitão no correio eletrónico roubado.

De acordo com a Tribuna Expresso, o advogado também fez parte da equipa de defesa da Benfica SAD no processo e-toupeira. Helena Medeiros fez parte do coletivo de juízes neste processo.

A juíza, por sua vez, considera que o facto de ser cliente de João Medeiros não é razão suficiente para pedir escusa do caso. Esta foi a ação tomada pelo juiz Paulo Registo, que entendeu que, “tendo em conta o que saiu na comunicação social”, deveria ser um tribunal superior a decidir se “tem ou não condições” para julgar o caso de Rui Pinto.

No mês passado, Helena Leitão colocou o seu lugar à disposição, precisamente por ser cliente de João Medeiros. No entanto, ao contrário de Paulo Registo, a juíza não avançou com um pedido de escusa.

“A matéria de tais autos respeita a factos diretamente relacionados com o exercício de funções da ora signatária no Tribunal de Família e Menores de Cascais”, explicou Helena Leitão num documento enviado ao Ministério Público e aos respetivos advogados do processo.

Todavia, a magistrada realça que a relação com João Medeiros é “estritamente profissional”, razão pela qual entende que isto não é suficiente para justificar a apresentação do pedido de escusa. Ainda assim, confessa que sentiu a necessidade de comunicar a situação, “uma vez que não se trata de factos conhecidos publicamente”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …