Depois de Paulo Registo ter pedido escusa do processo que julga o hacker português Rui Pinto, é a vez de Helena Leitão colocar o seu lugar à disposição. A magistrada é cliente de João Medeiros, advogado assistente no processo.
Ainda esta semana, o juiz Paulo Registo, a quem foi atribuído o processo do pirata informático português Rui Pinto, pediu ao Tribunal da Relação de Lisboa escusa do processo. Agora, foi a vez de Helena Leitão, a juíza-adjunta do coletivo que irá julgar o mesmo processo, colocar o seu lugar à disposição.
De acordo com o Expresso, Helena Leitão revela que é cliente de João Medeiros, advogado assistente no processo que julga Rui Pinto e cujo computador foi um dos alvos do hacker. No entanto, ao contrário de Paulo Registo, a juíza não avançou com um pedido de escusa.
“A matéria de tais autos respeita a factos diretamente relacionados com o exercício de funções da ora signatária no Tribunal de Família e Menores de Cascais”, explicou Helena Leitão num documento enviado ao Ministério Público e aos respetivos advogados do processo.
Todavia, a magistrada realça que a relação com João Medeiros é “estritamente profissional”, razão pela qual entende que isto não é suficiente para justificar a apresentação do pedido de escusa. Ainda assim, confessa que sentiu a necessidade de comunicar a situação, “uma vez que não se trata de factos conhecidos publicamente”.
Francisco Teixeira da Mota, advogado de Rui Pinto, diz estar surpreendido: “Vamos avaliar o despacho da juíza e decidiremos para a semana. Fiquei muito surpreendido com isto. É a primeira vez que vejo uma coisa destas na minha carreira“.
Football Leaks
-
12 Julho, 2023 Graças a Deus. Rui Pinto pode ser perdoado por 82 crimesTambém em: Jornada Mundial da Juventude - JMJ 2023
É vergonhoso, escandaloso, e outros “osos”…
Como pode, num caso mediático destes, desconhecer um dos “assistentes”? Alguém é parvo ou já é “mossa” provocada pelo NYTIMES?!?
Que vergonha “Lena”. Que falta de coluna vertebral!!!
O Polvo está a perder os tentáculos!
Como se pode constatar, mais uma prova de que a justiça em Portugal é um autêntico lamaçal.
Já se percebeu faz tempo que há muita gente a ler estas coisas que nada percebe do que lê e… vai comentando só por comentar.
O que a juíza diz, e muito bem, é que um dos advogados (João Medeiros) envolvidos no processo contra Rui Pinto é, num OUTRO PROCESSO em que a juíza está a ser “julgada”, seu advogado. Pelo que a juíza Helena Leitão afirma não pediu a escusa do processo por não ter uma relação pessoal, entenda-se de amizade, com o dito advogado.
É fácil de entender e, muito provavelmente, a juíza Helena Leitão quer apenas, com este “colocar do lugar à disposição” salvaguardar-se de, no futuro, com esta informação, alguém poder vir a colocar em causa as suas decisões. Por este facto a juíza, e muito bem, veio, apenas, dar conhecimento aos seus superiores.
Exactamente, mas a realidade não satisfaz os indignados de Facebook, sedentos de “sangue”, portanto…
O mais provável é nem terem lido a noticia!…
O que nós percebemos, de facto, é que este processo é difícil de gerir e que estão todos a fugir “com o rabo à seringa” com medo do desinfectante, para usar uma expressão adequada aos tempos em que vivemos. Não é por acaso que esta notícia vem a público no dia da liberdade! Com benfiquistas, com conhecidos ou amigos dos amigos este caso tem que ser julgado rapidamente, doa a quem doer! Têm que aparecer mais Isabéis dos Santos. Nós queremos toda a verdade e uma justiça isenta! Viva a liberdade de expressão!
Independentemente das razões mais ou menos válidas para esta decisão, o conflito de interesses é uma delas, o que todo o sistema de Justica em Portugal e a opinião publica já perceberam é que o processo do Rui Pinto e a operação Marquês vão marcar em definitivo a imagem e a perceção se temos justiça e se funciona neste País, e ninguém se quer “queimar”…
Diria mais, o polvo azul está a dividir para reinar… Vocês estão a selecionar o colectivo, para, qual apito dourado, arranjar justiça á medida. Porque, só por vossa incompetência (até na intrujice e truncagem) é que não saiu tido sobre o Benfica. Não é por mentores várias vezes que transformas mentiras em verdades. Está a rasca o polvo azul. Falência. Tenham vergonha. Não adiem o inevitável…
O que cai sair tem a ver com angolas e banqueiros, no futebol tem a ver com o que ele se envergonha sobre o clube do coração e o cashball… Abre a Pestana bimbo…
Se quem julga for do Benfica, torce a favor?
Se quem julga não for do Benfica, torce contra?
Será que no universo dos julgadores não existem alguns que não sejam subjugados pela clubite?
Juízes estrangeiros, imparciais na clubite, seriam a solução, se fosse possível…
Bom dia senhor. Mostrar respeito pelo seu semelhante nunca fica mal, e posso dizer que ajuda de igual modo na imagem a querer transparecer…. Mais informo de que o que julgamos saber sempre será 1/10 parte da realidade…. Espero que a luz o acompanhe e que a boa saúde seja uma parte do seu quotidiano como o do da família…..
quem for do slb achar sempre contra o azul disser e o que disser o azul sempre achara mal os vermelhos, mas uma coisa é certa, em Portugal não verdade na justiça
Ó Paulo… o amigo está bem?! Não percebi nada do que disse. É Português?!