Caso Rui Pinto. Juíza põe o lugar à disposição por conflito de interesses

cv (YouTube)

Depois de Paulo Registo ter pedido escusa do processo que julga o hacker português Rui Pinto, é a vez de Helena Leitão colocar o seu lugar à disposição. A magistrada é cliente de João Medeiros, advogado assistente no processo.

Ainda esta semana, o juiz Paulo Registo, a quem foi atribuído o processo do pirata informático português Rui Pinto, pediu ao Tribunal da Relação de Lisboa escusa do processo. Agora, foi a vez de Helena Leitão, a juíza-adjunta do coletivo que irá julgar o mesmo processo, colocar o seu lugar à disposição.

De acordo com o Expresso, Helena Leitão revela que é cliente de João Medeiros, advogado assistente no processo que julga Rui Pinto e cujo computador foi um dos alvos do hacker. No entanto, ao contrário de Paulo Registo, a juíza não avançou com um pedido de escusa.

“A matéria de tais autos respeita a factos diretamente relacionados com o exercício de funções da ora signatária no Tribunal de Família e Menores de Cascais”, explicou Helena Leitão num documento enviado ao Ministério Público e aos respetivos advogados do processo.

Todavia, a magistrada realça que a relação com João Medeiros é “estritamente profissional”, razão pela qual entende que isto não é suficiente para justificar a apresentação do pedido de escusa. Ainda assim, confessa que sentiu a necessidade de comunicar a situação, “uma vez que não se trata de factos conhecidos publicamente”.

Francisco Teixeira da Mota, advogado de Rui Pinto, diz estar surpreendido: “Vamos avaliar o despacho da juíza e decidiremos para a semana. Fiquei muito surpreendido com isto. É a primeira vez que vejo uma coisa destas na minha carreira“.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. É vergonhoso, escandaloso, e outros “osos”…
    Como pode, num caso mediático destes, desconhecer um dos “assistentes”? Alguém é parvo ou já é “mossa” provocada pelo NYTIMES?!?
    Que vergonha “Lena”. Que falta de coluna vertebral!!!

  2. Já se percebeu faz tempo que há muita gente a ler estas coisas que nada percebe do que lê e… vai comentando só por comentar.

    O que a juíza diz, e muito bem, é que um dos advogados (João Medeiros) envolvidos no processo contra Rui Pinto é, num OUTRO PROCESSO em que a juíza está a ser “julgada”, seu advogado. Pelo que a juíza Helena Leitão afirma não pediu a escusa do processo por não ter uma relação pessoal, entenda-se de amizade, com o dito advogado.

    É fácil de entender e, muito provavelmente, a juíza Helena Leitão quer apenas, com este “colocar do lugar à disposição” salvaguardar-se de, no futuro, com esta informação, alguém poder vir a colocar em causa as suas decisões. Por este facto a juíza, e muito bem, veio, apenas, dar conhecimento aos seus superiores.

    • Exactamente, mas a realidade não satisfaz os indignados de Facebook, sedentos de “sangue”, portanto…
      O mais provável é nem terem lido a noticia!…

  3. O que nós percebemos, de facto, é que este processo é difícil de gerir e que estão todos a fugir “com o rabo à seringa” com medo do desinfectante, para usar uma expressão adequada aos tempos em que vivemos. Não é por acaso que esta notícia vem a público no dia da liberdade! Com benfiquistas, com conhecidos ou amigos dos amigos este caso tem que ser julgado rapidamente, doa a quem doer! Têm que aparecer mais Isabéis dos Santos. Nós queremos toda a verdade e uma justiça isenta! Viva a liberdade de expressão!

  4. Independentemente das razões mais ou menos válidas para esta decisão, o conflito de interesses é uma delas, o que todo o sistema de Justica em Portugal e a opinião publica já perceberam é que o processo do Rui Pinto e a operação Marquês vão marcar em definitivo a imagem e a perceção se temos justiça e se funciona neste País, e ninguém se quer “queimar”…

  5. Diria mais, o polvo azul está a dividir para reinar… Vocês estão a selecionar o colectivo, para, qual apito dourado, arranjar justiça á medida. Porque, só por vossa incompetência (até na intrujice e truncagem) é que não saiu tido sobre o Benfica. Não é por mentores várias vezes que transformas mentiras em verdades. Está a rasca o polvo azul. Falência. Tenham vergonha. Não adiem o inevitável…
    O que cai sair tem a ver com angolas e banqueiros, no futebol tem a ver com o que ele se envergonha sobre o clube do coração e o cashball… Abre a Pestana bimbo…

  6. Se quem julga for do Benfica, torce a favor?
    Se quem julga não for do Benfica, torce contra?
    Será que no universo dos julgadores não existem alguns que não sejam subjugados pela clubite?

  7. Bom dia senhor. Mostrar respeito pelo seu semelhante nunca fica mal, e posso dizer que ajuda de igual modo na imagem a querer transparecer…. Mais informo de que o que julgamos saber sempre será 1/10 parte da realidade…. Espero que a luz o acompanhe e que a boa saúde seja uma parte do seu quotidiano como o do da família…..

  8. quem for do slb achar sempre contra o azul disser e o que disser o azul sempre achara mal os vermelhos, mas uma coisa é certa, em Portugal não verdade na justiça

RESPONDER

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …