Tancos: Cristas ataca Ferro Rodrigues por “proteger o PS”. Presidente da AR responde

José Sena Goulão / Lusa

A presidente do CDS, Assunção Cristas

A presidente do CDS-PP acusou o presidente da Assembleia da República de “proteger o PS” ao ter recusado enviar, ao Ministério Público, as declarações do primeiro-ministro e do ex-ministro Azeredo Lopes a propósito de Tancos.

No final de uma manhã de campanha eleitoral para as legislativas, no Porto, a líder centrista, Assunção Cristas, voltou a atacar Ferro Rodrigues por ter “dado cobertura” ao PS para não marcar uma comissão permanente no Parlamento antes das eleições de domingo.

Cristas criticou “a inação” de Ferro quanto ao pedido dos centristas para que fossem enviadas para o Ministério Público as declarações, feitas no Parlamento, por António Costa e Azeredo Lopes, e que o CDS alega que podem considerar-se “declarações falsas”.

“Estou a referir-me, em concreto, à inação do presidente da Assembleia da República no que respeita às declarações, em vários momentos, ao parlamento, e que, no entender do CDS, deveriam ter sido remetidas para o Ministério Público. O senhor presidente da Assembleia ficou muito incomodado com o pedido do CDS, mas o CDS fica muito incomodado com presidente da Assembleia, que mostrou e mostra que está mais preocupado em proteger o PS, em proteger o Governo, do que proteger o parlamento enquanto instituição democrática”, disse Cristas.

A presidente do CDS recordou um caso recente, de declarações do empresário Joe Berardo, em que o Parlamento as remeteu para o Ministério Público.

Quando foi o Joe Berardo, não foi preciso nada para o senhor presidente enviar para as entidades competentes, em nome da dignidade da Assembleia da República”, explicitou, salientando, contudo, que quando “há possibilidade alegadamente de haver falsas declarações” do primeiro-ministro e do ex-ministro da Defesa “já acha que está tudo muito bem e que a dignidade da Assembleia da República não será afetada”.

“Inapropriada, incorreta e injustificada”

Numa nota entregue esta quarta-feira à conferência de líderes, que decidiu não agendar um debate sobre Tancos na comissão permanente antes do final da campanha eleitoral, Ferro Rodrigues considerou “inapropriada, incorreta e injustificada” a forma como Assunção Cristas o interpelou sobre o assunto e recordou que todas as declarações, tanto de Costa como de Azeredo, são públicas.

“Uma coisa é o Parlamento sentir que foi posto em causa com eventuais declarações falsas e que tem de ter proatividade e ação em enviar para o MP. Outra coisa é o Parlamento não se sentir incomodado com essa possibilidade e achar que é o MP que, se quiser, vai buscar esses elementos”, criticou ainda.

Para Assunção Cristas, a atitude de Ferro “prova” que “não se sentiu incomodado” e “não acha que uma hipótese de falsas declarações de membros de membros do Governo, que o Parlamento deve fiscalizar e escrutinar, sejam razão suficiente para as enviar para o MP”.

Os partidos da esquerda também foram alvo da líder centrista, acusando os parceiros do PS nestes quatro anos de governação, PCP, BE e PEV, de terem mudado de opinião sobre a convocação da comissão permanente para discutir Tancos. E insistiu na ideia dos centristas de, depois das eleições de domingo, criar uma nova comissão parlamentar de inquérito para apurar as responsabilidades políticas ao furto de material militar de Tancos, em 2017.

“Registo que os partidos mais à esquerda, que branquearam a ação do Governo na primeira comissão de inquérito [a Tancos], agora dizem que é importante”, mas disseram o mesmo sobre a comissão permanente, e hoje “acabaram por dar o apoio ao PS” na conferência de líderes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O desespero deste partideco, leva a atitudes destas. Mas vindo deste Clube-De- Soberbos, nada mais me admira !….. só lhe falta atacar o Padre da Paroquia que frequenta !

RESPONDER

A famosa estrela Betelgeuse está a recuperar o seu brilho

Novas observações revelaram que a famosa estrela Betelgeuse, cujo brilho diminuiu de forma inexplicável desde outubro, está a conseguir reverter este efeito de escurecimento, recuperando o seu brilho.  A estrela, uma super-gigante vermelha pertencente à …

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …