Crimes de Sócrates terão continuado a partir da prisão

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

José Sócrates poderá ter continuado alguns crimes de que é acusado mesmo depois de ter sido preso. O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) considera que o esquema de branqueamento de capitais continuou mesmo depois da sua detenção em novembro – e com a intervenção do ex-primeiro-ministro.

De acordo com o Sol, o ex-Primeiro-ministro renegociou um empréstimo conseguindo 100 mil euros e fez uma transferência bancária de 10 mil euros a partir da prisão de Évora.

As escutas telefónicas e a quebra do segredo bancário permitiram aos investigadores perceber que a ex-mulher de Sócrates, Sofia Fava, tem recorrido a alguns esquemas financeiros para manter em dia as prestações mensais de mais de quatro mil euros do empréstimo bancário que contraiu para comprar um monte no Alentejo.

De acordo com fontes judiciais consultadas pelo semanário, o Ministério Público (MP) acredita que a propriedade, que está em nome de Sofia Fava, é na verdade património de Sócrates.

O Sol alega que, sem as entregas regulares de dinheiro de Sócrates, a ex-mulher tem recorrido a vários esquemas considerados suspeitos para suportar as prestações do imóvel que o MP acredita ser de Sócrates.

As mensalidades – que até à detenção do ex-primeiro-ministro eram pagas com dinheiro que tinha origem em contas de Carlos Santos Silva – passam a representar um problema para Sofia Fava e para o seu companheiro, Manuel Costa Reis, em especial porque o empresário e grande amigo de Sócrates também se encontra preso e com as contas congeladas.

O ex-Primeiro-ministro foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

José Sócrates esteve preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora mais de nove meses, tendo esta medida de coação sido alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial, a 4 de setembro passado.

Foi libertado há duas semanas da medida de coação de prisão domiciliária, embora esteja proibido de se ausentar de Portugal e de contactar com outros arguidos, no âmbito do processo Operação Marquês.

ZAP

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. A procura desesperada vai aumentando de tom, talvez por causa do desespero …
    Nem os telhados de vidro lhes põe algum freio…
    … mas eles acreditam… acreditam nisto, acreditam naquilo…

  2. e vai continuar , pávido e sereno, porque se tivesse sido um comum qualquer já tinha condenação e tudo mais assim tem provas mas não saem da cepa torta

  3. Credo, tanto mel e tanta amizade numa vida tão cor de rosa.
    Aqui é tudo bom, aqui é tudo tão bom que até as bengalas dos velhos são feitas de chocolate… cantava o “Paulinho” de Carvalho.
    Fica tudo tão peganhoso que não há nota que não se cole aos dedos.

  4. Acreditam? Nós também acreditamos que este processo é uma farsa porque não formulam a acusação, nem apresentam provas de nada do que põem a circular na comunicação social. A única intenção deste processo é assassinar Sócrates politicamente e atingir o PS!

  5. esta merda deste jornalismo e tao fraco mas tao fraco que estes filhos da p. que os pariu nao olhao a meios. qual liberdade de espressao qual que isto e assassinar na praça publica triste justiça esta e povo que nunca mais acorda

  6. Uma certeza é óbvia a notícia em si é criminosa!
    Fala de crimes como se já tivesse sido feita prova e condenação.
    Alto lá! Notícias destas só merecem o nosso repúdio!

  7. Como é possível este pulha infringir tanto…. não existe entidade poderosa a punir o prevaricador….
    O zé cala a comunicação social…
    O zé rouba o estado… a nós todos
    O zé gasta milhões de milhões sem ter rendimentos….
    O zé não paga impostos….
    Mas afinal …… será da cor ou é defeito do zé!!!!!

  8. Não acreditam que o Eng. Sócrates, mesmo na prisão, sabendo que tinha o telefone sob escuta, continue a “mexer” nos milhões ?. Eu estou é admirado que “os inteligentes” ainda não o tenham acusado (seria mais uma) de pertencer ao grupo da máfia de leste que andava por aí a fazer lavagem de dinheiro…

  9. Falam aqui de crimes como se tudo já tivesse sido provado.
    Será que o pressuposto de inocência até provas em contrário já deixou de ter validade?

  10. Todos sabemos que os milhões de euros gastos pelo Srº Sócrates depois da saída de 1º ministro, até ao presente, não foi dinheiro ganho honestamente, porque todos os vencimentos recebidos durante todo o seu mandato, não chegam para cobrir 10% dos valores gastos por ele durante estes últimos 4 anos.
    Quando entrou para a politica não era rico, não lhe saiu o euro milhões, nem qualquer lotaria, então aonde foi buscar esse dinheiro todo que gastou?

  11. ele é comuna é muito inteligente desde garoto que é, enganou toda a gente Portuguesa com o seu sorrize e corridinhas, que atleta ele é, pois tirou o ser curso num fim de semana, que bom.
    O MP será melhor desculpalo, pois mais cedo ou mais tarde todo o dinheiro aparcerá nas suas mãos ou da mulher ou dos filhos, o santos silva não é eterno. que cambada de trapaceiros

RESPONDER

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …

Pelo menos 58 mortos em naufrágio ao largo da Mauritânia

Pelo menos 58 pessoas morreram, esta quinta-feira, num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia. Pelo menos 58 migrantes morreram num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). …

Sá Carneiro, hipocrisia e maçonaria. Após troca de ataques, candidatos à liderança do PSD concordaram (mas pouco)

Os três candidatos à liderança do PSD trocaram esta quarta-feira acusações de hipocrisia e de maus resultados em diferentes momentos da história do partido, com Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz a negarem pertencer à …