Covid-19 pode ter passado de uma marta para um ser humano nos Países Baixos

Um trabalhador de uma exploração de martas nos Países Baixos pode ter sido infetado com covid-19 através do contacto com estes animais.

De acordo com o jornal espanhol El País, os martas são muito semelhantes a uma doninha e são criados para alimentar a indústrias das peles. A infeção deste trabalhador é a primeira que se regista como uma possível transmissão do SARS-CoV-2 de um animal para um ser humano.

“Provavelmente, neste caso, trata-se de contágio de animal para pessoa porque as sequências do genoma do vírus de ambos são quase idênticas”, disse Wim van der Poel, investigador da Universidade de Wageningen, em declarações ao El País. “Para estarmos completamente seguros, teríamos de fazer o mesmo: sequenciar o código genético do vírus, com amostras extraídas de todas as pessoas que trabalham ou estão relacionadas com a exploração e que também tenham adoecido”.

No final de abril, o Ministério da Agricultura dos Países Baixos, liderado por Carola Shouten, tinha confirmado que pelo menos em duas explorações de martas tinham sido registados casos positivos entre os animais, que apresentaram problemas respiratórios como sintomas.

O Governo anunciou que, numa das explorações, um trabalhador tinha sido infetado. Agora, todos os trabalhadores entram com fatos de proteção e não há visitas a estas fazendas. Há cerca de 140 espaços destes nos Países Baixos e todos serão sujeitos a testes.

O Governo que acredita que os gatos podem ter desempenhado um papel na disseminação do vírus entre as fazendas. A covid-19 foi encontrada em três dos 11 gatos numa dessas empresas. Os donos destas propriedades foram aconselhados a não deixar que os seus gatos saiam das suas propriedades.

Em abril, a porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Fadela Chaib, disse que, até agora, as evidências apontam para que o coronavírus tenha tido origem em morcegos, que poderão eventualmente ter transmitido o vírus a outros animais.

O epicentro da doença foi no mercado chinês de Wuhan, onde se vendem animais vivos, e cujo consumo de carne de animais selvagens foi banido nos próximos cinco anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …