Covid-19 pode ter passado de uma marta para um ser humano nos Países Baixos

Um trabalhador de uma exploração de martas nos Países Baixos pode ter sido infetado com covid-19 através do contacto com estes animais.

De acordo com o jornal espanhol El País, os martas são muito semelhantes a uma doninha e são criados para alimentar a indústrias das peles. A infeção deste trabalhador é a primeira que se regista como uma possível transmissão do SARS-CoV-2 de um animal para um ser humano.

“Provavelmente, neste caso, trata-se de contágio de animal para pessoa porque as sequências do genoma do vírus de ambos são quase idênticas”, disse Wim van der Poel, investigador da Universidade de Wageningen, em declarações ao El País. “Para estarmos completamente seguros, teríamos de fazer o mesmo: sequenciar o código genético do vírus, com amostras extraídas de todas as pessoas que trabalham ou estão relacionadas com a exploração e que também tenham adoecido”.

No final de abril, o Ministério da Agricultura dos Países Baixos, liderado por Carola Shouten, tinha confirmado que pelo menos em duas explorações de martas tinham sido registados casos positivos entre os animais, que apresentaram problemas respiratórios como sintomas.

O Governo anunciou que, numa das explorações, um trabalhador tinha sido infetado. Agora, todos os trabalhadores entram com fatos de proteção e não há visitas a estas fazendas. Há cerca de 140 espaços destes nos Países Baixos e todos serão sujeitos a testes.

O Governo que acredita que os gatos podem ter desempenhado um papel na disseminação do vírus entre as fazendas. A covid-19 foi encontrada em três dos 11 gatos numa dessas empresas. Os donos destas propriedades foram aconselhados a não deixar que os seus gatos saiam das suas propriedades.

Em abril, a porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Fadela Chaib, disse que, até agora, as evidências apontam para que o coronavírus tenha tido origem em morcegos, que poderão eventualmente ter transmitido o vírus a outros animais.

O epicentro da doença foi no mercado chinês de Wuhan, onde se vendem animais vivos, e cujo consumo de carne de animais selvagens foi banido nos próximos cinco anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …