Wuhan proíbe oficialmente consumo, venda e caça de animais selvagens

Wuhan, o epicentro da pandemia do novo coronavírus (covid-19), proibiu oficialmente o consumo, venda e caça de animais selvagens durante os próximos cinco anos, anunciaram esta quarta-feira as autoridades da cidade chinesa.

A proibição tem efeito imediato e aplica-se ao consumo e venda de animais selvagens, sejam estes capturados da natureza ou criados em cativeiro, detalham as autoridades locais num comunicado citado pela revista Newsweek.

As autoridades de Wuhan, que tem cerca de 11 milhões de habitantes, frisam ainda que a proibição se aplica também à caça de animais selvagens, definindo toda a região que abrange a cidade chinesa como um “santuário da vida selvagem“.

As exceções são apenas para “pesquisa científica, regulação populacional, monitorização de doenças epidémicas e outras circunstâncias especiais”, explicaram as autoridades, frisando que o decreto inclui também o comércio online de animais selvagens e dos seus derivados.

De acordo com a mesma nota, foi ainda criado um apoio financeiro para agricultores e produtores para que estes deixem de criar animais selvagens.

A medida, nota a imprensa internacional, surge num momento em que o país asiático está a ser pressionado internacionalmente para acabar com a venda e consumo de animais selvagens, apontados como possíveis transmissores do novo coronavírus, que já matou mais de 320 mil pessoas em todo o mundo.

Os primeiro casos de covid-19 surgiram na cidade de Wuhan e há vários os estudos que apontam que o SARS-CoV-2 surgiu do consumo de animais selvagens oriundos de mercados clandestinos chineses, como o de Wuhan. Pangolins, morcegos, cobras, crocodilos eram alguns dos animais vendidos neste tipo de comércio.

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 323.370 pessoas e infetou mais de 4,9 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …

UEFA anuncia sanções para nove dos 12 fundadores da Superliga. Real Madrid, Barcelona e Juventus denunciam "pressões e ameaças"

O Real Madrid, o Barcelona e a Juventus - os clubes fundadores da Superliga que ainda resistem - emitiram um comunicado conjunto em que reafirmam a necessidade da prova, assegurando que os clubes "receberam - …

Arqueólogos encontraram o enterro mais antigo de África. Era um menino de três anos

Uma equipa de investigadores revelou a sepultura de um menino encontrado em Panga ya Saidi, no Quénia. Esta descoberta, datada de 78 mil anos, é mais uma evidência sobre os primeiros comportamentos sociais complexos do …

Conselho Europeu admite debater “proposta concreta” de suspensão de patentes. Farmacêuticas já perdem na bolsa

O valor das empresas farmacêuticas, cotadas em bolsa, que fabricam vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) caiu entre quarta e quinta-feira.  De acordo com o Expresso, o valor das empresas farmacêuticas …

Entradas e saídas para trabalhar nas freguesias de Odemira sob cerca sujeitas a teste negativo

As entradas e saídas para trabalhar ou apoiar idosos nas freguesias de Odemira sob cerca sanitária passam a ser permitidas, mas ficam dependentes de teste negativo à covid-19, medida em vigor a partir das 8 …

Consumo excessivo de sal pode afetar as células imunitárias

Um novo estudo mostra que comer demasiado sal pode reduzir a quantidade de energia que as células do nosso sistema imunitário podem produzir, impedindo-as de funcionar normalmente. Há muito tempo que o consumo excessivo de sal …

Cimeira Social. Conselho informal e Cimeira UE-Índia marcam agenda deste sábado

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se este sábado no Palácio de Cristal, no Porto, para um Conselho informal com o Pilar Social na agenda e para uma Reunião de Líderes …

Aluna descreve ensino à distância: "Muito mau: dormir 1h, magoar a mim própria..."

Entre muitas mudanças, o coronavírus afetou o ensino. A pandemia interrompeu as aulas presenciais, mais do que uma vez, e trouxe novas rotinas. A aluna do ensino superior, Lúcia Gonçalves, conta ao ZAP as dificuldades …