Descobertas seis novas estirpes de coronavírus em morcegos

Uma equipa de cientistas descobriu seis novas estirpes de coronavírus em morcegos de Mianmar, revelou uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica PLOS ONE.

Os especialistas do Programa de Saúde Global do Instituo Smithsonian, dos Estados Unidos, descobriram as novas estirpes em três espécies de morcegos: o morcego-amarelo da Grande Ásia (Scotophilus heathii); o morcego de cauda livre (Chaerephon plicatus) e o morcego de nariz em folha de Horsfield (Hipposideros larvatus).

Ao todo, foram analisadas onze espécies destes mamíferos.

Apesar de pertencerem à mesma família do vírus SARS-CoV-2, que originou a pandemia de covid-19, os cientistas acreditam, segundo o novo estudo esta quinta-feira publicado, que os seis tipos de coronavírus agora descobertos não estejam, do ponto de vista genético, intimamente relacionados com as estirpes que causam doenças letais em humanos, como é o caso da SARS, MERS ou o mais recente SARS-CoV-2.

Os cientistas descobriram estes vírus enquanto estudavam morcegos em Mianmar como parte do PREDICT, um programa financiado pelo governo norte-americano para identificar doenças infecciosas com potencial de transmissão de animais para humanos.

A equipa analisou amostras de saliva e guano (fezes) de onze espécies destes mamíferos que habitaram três locais distintos de Mianmar entre 2016 e 2018, detalha o portal de ciência Live Science. Nestes locais, o Homem entra em contacto direto com o excremento destes animais, uma vez que é bastante comum a recolha de guano, que é depois utilizado como fertilizante.

“Dois destes locais apresentavam sistemas populares de cavernas onde as pessoas locais eram rotineiramente expostas a morcegos através da colheita de guano, práticas religiosas e eco-turismo”, pode ler-se no estudo.

Os cientistas frisam que são necessárias mais investigações para perceber qual o potencial destes vírus recém-descobertos “migrarem” para outras espécies e para perceber como é que estas podem vir a afetar a saúde humana.

Em comunicado, Suzan Murray co-autora do estudo e diretora do Programa de Saúde Global do instituto norte-americano, explicou que há vários tipos de coronavírus que não são perigosos para os humanos, frisando, contudo, que é importante conhecê-los.

“Muitos tipos de coronavírus podem não representar um risco para as pessoas, mas quando identificamos essas doenças desde cedo nos animais, na fonte, tempos uma oportunidade valiosa para investigar a potencial ameaça“, considerou.

“Vigilância, investigação e educação são as melhores ferramentas que temos para evitar pandemias antes que estas ocorram”, rematou, citada na mesma nota.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD confiante num plano de vacinação "a tempo e horas". CDS diz que se anda a "correr atrás do prejuízo"

O presidente do PSD considerou que o plano de vacinação para a covid-19 vai ser "polémico", mas disse acreditar que o Governo vai conseguir concluí-lo "a tempo e horas". Já o presidente do CDS-PP pediu …

Altice escreve a Costa a criticar leilão do 5G (e a informar sobre suspensão de projeto)

Os acionistas do grupo Altice Patrick Drahi (presidente) e Armando Pereira escreveram ao primeiro-ministro a criticar as regras do leilão do 5G, informando que, perante o atual panorama regulatório, veem-se forçados a suspender projetos. "Lamentamos que, …

Anulação de transferência para o Novo Banco foi um "percalço"

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, considerou hoje que a anulação, pelo parlamento, da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o banco foi um "percalço". "O percalço que aconteceu …

Videojogos podem estar a ser usados para espalhar ideologia extremista e preparar ataques

Os videojogos 'online' podem estar a ser usados ​​para propagar ideologias extremistas e para preparar ataques terroristas, afirmou o coordenador antiterrorista da União Europeia (UE), Gilles de Kerchove. A 09 de novembro, Gilles de Kerchove já …

Ex-ministro grego Yanis Varoufakis pede boicote à "black friday" da Amazon

O economista e ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis pediu um boicote de um dia à Amazon, na 'black friday', enquanto sindicalistas, ativistas ambientais, defensores da privacidade e da justiça tributária planeiam ações coordenadas contra …

Bolsonaro nega ter chamado covid-19 de "gripezinha", mas fê-lo pelo menos duas vezes

O Presidente brasileiro negou na quinta-feira ter-se referido à covid-19 como "gripezinha", afirmando que não há nenhum registo que prove o oposto, apesar de a imprensa ter partilhado pelo menos dois vídeos com esse conteúdo. "Falei …

Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos contra a covid-19

Cuba anunciou esta quinta-feira que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a …

Governo garante que não haverá limite de idade na vacinação. Marcelo fala em "ideia tonta"

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que a vacinação para a covid-19 não terá qualquer limite de idade e que os idosos e doentes com comorbilidades serão uma prioridade. Numa conferência …

Descontos nas ex-SCUT poupam privados, mas é o Estado quem sai lesado

Os descontos nas ex-SCUT, aprovados em Parlamento esta quinta-feira, poupam os privados, mas geram perdas de 1.500 milhões de euros para o Estado. Uma maioria de deputados ditou a aprovação da parte de uma proposta do …

Portugal com mais 67 mortes e 5444 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta sexta-feira, mais 67 mortes e 5444 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5444 novos casos, 3161 …