Covid-19. Pena de prisão até cinco anos para quem furar a quarentena

Os portugueses que não cumprirem o isolamento pedido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para travar a transmissão do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19) arriscam incorrer num crime de propagação de doença, cuja pena de prisão pode ir até aos cinco anos.

A moldura penal para este crime é relembrada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias, que ouviu vários especialistas.

“O Código Penal estabelece uma punição para a difusão voluntária de doenças (…) A partir do momento em que existe um aviso das autoridades para as pessoas ficarem resguardadas, confinadas às suas casas, e se comprovar que há um incumprimento da medida para travar a doença e até a possam estar a difundir, é normal que essas pessoas possam vir a ser sancionadas”, disse ao matutino o o juiz desembargador Eurico Reis.

Existe alguma “flexibilidade das medidas administrativas”, para que “não se imponha a lei de forma desproporcionada contra a realidade” e para que as pessoas afetadas possam,”a título excecional, ir comprar alimentos, com máscaras e luvas”.

Ainda assim, frisa, “há uma obrigação moral destas pessoas ficarem em casa”.

Luísa Neto, do Conselho de Saúde Pública e docente da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, disse ao Jornal de Notícias que “não há problemas de constitucionalidade na imposição destas medidas”.

“Apesar de quem tem uma visão restritiva da Constituição achar que o isolamento só pode acontecer em casos de internamento psiquiátrico compulsivo, há outros artigos da Constituição que permitem decisões de isolamento“, considerou.

“A quarentena não é sinónimo de férias”

A Câmara de Felgueiras reportou às autoridades de saúde locais e nacional que teve conhecimento de relatos que davam conta que algumas pessoas que tinham a indicação para permanecer em isolamento não o estavam a cumprir.

No Facebook, a Junta de Freguesia de Idães/Barrosas, neste concelho, fez um alerta à população, dizendo que eventuais incumprimentos iam ser reportados às autoridades. “Respeitem! A quarentena não é sinónimo de férias nem de passeios na vila. Resguardem-se”, pode ler-se na publicação desta segunda-feira, 8 de março.

Em Lousada, distrito do Porto, também há relatos de que pessoas furaram a quarentena.

A região Norte é a mais afetada pelo novo coronavírus que já infetou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo. Idães é o maior foco da doença, com 19 infetados e 200 em isolamento. O surto começou com um funcionário da empresa de calçado Fego-Fla, de Lousada, que esteve numa feira em Milão e manteve contacto com a população local.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A solução para respeitarem a quarentena é entrar no bolso das pessoas, ou seja, quem não cumprir terá uma coima que irá de 1.000€ a 5.000€, com possível retenção de ordenado, só assim respeitaram. A potencial prisão … iria pôr em risco os presos “coitadinhos”, e teriam de ser nós a mantê-los.

      • Quando tiver alguma sugestão, opinião ou uma única ideia da sua autoria, sem se aproveitar dos comentários dos outros intervenientes para se exibir…….AVISE !…….. Definição de lorpa (Pateta- Simplório-Ingénuo-Tolo-Imbecil- Idiota-Boçal-Grosseiro). Escolheu um Pseudo que lhe cabe muito bem !…Vá ………tome a medicação!

  2. Sim claro que sim, depois enviam essas pessoas presas para o Parlamento ou S. Bento porque os presos das prisões vão ser todos emnviados para casa como já acontece no Irão e em parte na Itália

RESPONDER

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …