Covid-19. Pena de prisão até cinco anos para quem furar a quarentena

Lusa

Os portugueses que não cumprirem o isolamento pedido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para travar a transmissão do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19) arriscam incorrer num crime de propagação de doença, cuja pena de prisão pode ir até aos cinco anos.

A moldura penal para este crime é relembrada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias, que ouviu vários especialistas.

“O Código Penal estabelece uma punição para a difusão voluntária de doenças (…) A partir do momento em que existe um aviso das autoridades para as pessoas ficarem resguardadas, confinadas às suas casas, e se comprovar que há um incumprimento da medida para travar a doença e até a possam estar a difundir, é normal que essas pessoas possam vir a ser sancionadas”, disse ao matutino o o juiz desembargador Eurico Reis.



Existe alguma “flexibilidade das medidas administrativas”, para que “não se imponha a lei de forma desproporcionada contra a realidade” e para que as pessoas afetadas possam,”a título excecional, ir comprar alimentos, com máscaras e luvas”.

Ainda assim, frisa, “há uma obrigação moral destas pessoas ficarem em casa”.

Luísa Neto, do Conselho de Saúde Pública e docente da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, disse ao Jornal de Notícias que “não há problemas de constitucionalidade na imposição destas medidas”.

“Apesar de quem tem uma visão restritiva da Constituição achar que o isolamento só pode acontecer em casos de internamento psiquiátrico compulsivo, há outros artigos da Constituição que permitem decisões de isolamento“, considerou.

“A quarentena não é sinónimo de férias”

A Câmara de Felgueiras reportou às autoridades de saúde locais e nacional que teve conhecimento de relatos que davam conta que algumas pessoas que tinham a indicação para permanecer em isolamento não o estavam a cumprir.

No Facebook, a Junta de Freguesia de Idães/Barrosas, neste concelho, fez um alerta à população, dizendo que eventuais incumprimentos iam ser reportados às autoridades. “Respeitem! A quarentena não é sinónimo de férias nem de passeios na vila. Resguardem-se”, pode ler-se na publicação desta segunda-feira, 8 de março.

Em Lousada, distrito do Porto, também há relatos de que pessoas furaram a quarentena.

A região Norte é a mais afetada pelo novo coronavírus que já infetou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo. Idães é o maior foco da doença, com 19 infetados e 200 em isolamento. O surto começou com um funcionário da empresa de calçado Fego-Fla, de Lousada, que esteve numa feira em Milão e manteve contacto com a população local.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A solução para respeitarem a quarentena é entrar no bolso das pessoas, ou seja, quem não cumprir terá uma coima que irá de 1.000€ a 5.000€, com possível retenção de ordenado, só assim respeitaram. A potencial prisão … iria pôr em risco os presos “coitadinhos”, e teriam de ser nós a mantê-los.

    • Mas quem tem “cú” não precisa de o escrever com acento!
      Quanto à lei marcial se for necessária então que venha!

      • Quando tiver alguma sugestão, opinião ou uma única ideia da sua autoria, sem se aproveitar dos comentários dos outros intervenientes para se exibir…….AVISE !…….. Definição de lorpa (Pateta- Simplório-Ingénuo-Tolo-Imbecil- Idiota-Boçal-Grosseiro). Escolheu um Pseudo que lhe cabe muito bem !…Vá ………tome a medicação!

  2. Sim claro que sim, depois enviam essas pessoas presas para o Parlamento ou S. Bento porque os presos das prisões vão ser todos emnviados para casa como já acontece no Irão e em parte na Itália

RESPONDER

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …

Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

  Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção. Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim …

DGS faz recomendações aos adeptos que estiveram nos festejos do Sporting

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um conjunto de recomendações para os adeptos que estiveram em ajuntamentos nos festejos do título do Sporting. A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da …

"Oportunista": francês vai jogar pela seleção de Espanha

Aymeric Laporte decidiu jogar por Espanha e pode estrear-se já no próximo mês, no Europeu. Franceses reagiram mal quando souberam desta decisão. A seleção espanhola vai ter um reforço na defesa, no próximo Europeu de futebol. …

Direção da OMS não investigou acusações de abuso sexual na RDCongo

A direção da Organização Mundial de Saúde (OMS) estava a par das acusações de assédio sexual durante o surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) em 2019, e não a investigou, de acordo …

Festejos do Sporting. Moedas atira em Medina e acusa-o de ter falhado

Carlos Moedas acusou Fernando Medida de “incapacidade e incompetência” devido aos acontecimentos durante os festejos do Sporting, esta terça-feira à noite. O candidato à Câmara de Lisboa Carlos Moedas acusou o presidente da autarquia, Fernando Medina, …

Irão. Ex-Presidente Mahmud Ahmadinejad volta a candidatar-se para liderar o país

A televisão estatal iraniana noticiou esta quarta-feira que o antigo Presidente do país Mahmud Ahmadinejad vai candidatar-se de novo ao cargo, nas próximas eleições em junho. Imagens difundidas pela televisão estatal mostraram Ahmadinejad a dirigir-se, na …

Chanceler da Áustria investigado por corrupção

O chanceler austríaco Sebastian Kurz está a ser investigado por autoridades anticorrupção, por suspeita de ter faltado à verdade numa comissão parlamentar criada para entender o que se passou no caso "Ibizagate". O Ibizagate é um …

Deputado do BE acusado de violência doméstica desiste da candidatura autárquica

Luís Monteiro, deputado pelo Bloco de Esquerda e cabeça de lista do partido à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia nas eleições autárquicas, vai abandonar a corrida. Luís Monteiro, o deputado do Bloco de Esquerda …

Governo quer estender teletrabalho obrigatório até final de maio

Esta quarta-feira, Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, transmitiu aos parceiros sociais que o Governo pretende estender o teletrabalho obrigatório até final de maio em todo o país. O Governo deverá manter …