“A pequena Milão portuguesa”. Idães é o maior foco de infeção por coronavírus em Portugal

Maxim Shipenkov / EPA

O maior foco de coronavírus em Portugal localiza-se em Idães, no concelho de Felgueiras. Ao todo são 15 casos confirmados e quase 200 pessoas em isolamento.

Idães é uma freguesia no concelho de Felgueiras e, se até há pouco tempo era um nome desconhecido aos portugueses, agora tem reunido a atenção de todos. Com 15 casos confirmados e quase 200 pessoas em isolamento, Idães é já o maior foco de infeção por coronavírus em Portugal e há já quem lhe chame “a pequena Milão portuguesa”.

Tudo terá começado com um funcionário de uma empresa de Lousada, que esteve numa feira de calçado em Milão e que terá estado em contacto com a comunidade da Escola Básica e Secundária de Idães.



Isto começa a ser assustador. Não queria com isto alarmar mas realmente, queria pedir às pessoas, toda a gente que tenha os sintomas, que fiquem em quarentena, liguem para a Saúde 24 imediatamente para que isto não se propague”, apelou a presidente da junta de freguesia, Palmira Faria, em declarações à TSF.

Os efeitos colaterais já começaram a fazer-se sentir nesta pequena freguesia de Felgueiras. Uma escola, a biblioteca e a piscina já foram encerradas pelo município por prevenção. O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, garante que o acompanhamento está a ser feito “hora a hora com a Direção Geral de Saúde, o ACES [agrupamento de centros de saúde] e a senhora ministra [Marta Temido]”.

De acordo com o JN, o autarca realça ainda que estas medidas não têm prazos definidos e serão acompanhadas e revistas sempre que se justifique.

Nuno Fonseca pediu “serenidade e tranquilidade” à população e reiterou o apelo de Palmira Faria, para que em caso de suspeitas, as pessoas não se desloquem aos hospitais ou aos centros de saúde e entrem em contacto com a Linha SNS24.

O farmacêutico Alexandre Freitas, dono de uma farmácia em Idães, diz que os locais estão “preocupados mas não tanto quanto deviam”.

“Evidentemente que se nota que as pessoas estão um pouco atrapalhadas, vêm comprar álcool etílico a 70%, pedem máscaras mas é como se não estivesse a acontecer nada de muito grave quando na realidade nós temos mais casos aqui do que no país todo. As pessoas nem sequer sabem quantos casos temos, não estão informadas“, disse o farmacêutico ao jornal Expresso.

“Passamos nas grandes superfícies e aquilo está cheio, as pessoas deviam permanecer mais tempo em casa, sair quando é necessário só“, aconselhou ainda.

Os negócios locais e a economia também podem vir a sair lesados desta situação. “Está muita coisa fechada por causa do vírus“, conta Joaquim Ferreira Pinto, um empresário da área do calçado, que também esteve em Milão. Mas o pior pode ainda estar para vir.

“Há apenas uma fábrica fechada e mesmo assim foi complicado para que o patrão conseguisse convencer os delegados da saúde dar baixa às 64 pessoas. Queriam que a fábrica funcionasse com 41 pessoas e mandar para casa apenas 20. Ora uma fábrica de calçado tem uma linha de montagem, não pode funcionar com metade da força. Além disso, quem diz que os 41 não têm o vírus?”, questionou o empresário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …