“A pequena Milão portuguesa”. Idães é o maior foco de infeção por coronavírus em Portugal

Maxim Shipenkov / EPA

O maior foco de coronavírus em Portugal localiza-se em Idães, no concelho de Felgueiras. Ao todo são 15 casos confirmados e quase 200 pessoas em isolamento.

Idães é uma freguesia no concelho de Felgueiras e, se até há pouco tempo era um nome desconhecido aos portugueses, agora tem reunido a atenção de todos. Com 15 casos confirmados e quase 200 pessoas em isolamento, Idães é já o maior foco de infeção por coronavírus em Portugal e há já quem lhe chame “a pequena Milão portuguesa”.

Tudo terá começado com um funcionário de uma empresa de Lousada, que esteve numa feira de calçado em Milão e que terá estado em contacto com a comunidade da Escola Básica e Secundária de Idães.

Isto começa a ser assustador. Não queria com isto alarmar mas realmente, queria pedir às pessoas, toda a gente que tenha os sintomas, que fiquem em quarentena, liguem para a Saúde 24 imediatamente para que isto não se propague”, apelou a presidente da junta de freguesia, Palmira Faria, em declarações à TSF.

Os efeitos colaterais já começaram a fazer-se sentir nesta pequena freguesia de Felgueiras. Uma escola, a biblioteca e a piscina já foram encerradas pelo município por prevenção. O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, garante que o acompanhamento está a ser feito “hora a hora com a Direção Geral de Saúde, o ACES [agrupamento de centros de saúde] e a senhora ministra [Marta Temido]”.

De acordo com o JN, o autarca realça ainda que estas medidas não têm prazos definidos e serão acompanhadas e revistas sempre que se justifique.

Nuno Fonseca pediu “serenidade e tranquilidade” à população e reiterou o apelo de Palmira Faria, para que em caso de suspeitas, as pessoas não se desloquem aos hospitais ou aos centros de saúde e entrem em contacto com a Linha SNS24.

O farmacêutico Alexandre Freitas, dono de uma farmácia em Idães, diz que os locais estão “preocupados mas não tanto quanto deviam”.

“Evidentemente que se nota que as pessoas estão um pouco atrapalhadas, vêm comprar álcool etílico a 70%, pedem máscaras mas é como se não estivesse a acontecer nada de muito grave quando na realidade nós temos mais casos aqui do que no país todo. As pessoas nem sequer sabem quantos casos temos, não estão informadas“, disse o farmacêutico ao jornal Expresso.

“Passamos nas grandes superfícies e aquilo está cheio, as pessoas deviam permanecer mais tempo em casa, sair quando é necessário só“, aconselhou ainda.

Os negócios locais e a economia também podem vir a sair lesados desta situação. “Está muita coisa fechada por causa do vírus“, conta Joaquim Ferreira Pinto, um empresário da área do calçado, que também esteve em Milão. Mas o pior pode ainda estar para vir.

“Há apenas uma fábrica fechada e mesmo assim foi complicado para que o patrão conseguisse convencer os delegados da saúde dar baixa às 64 pessoas. Queriam que a fábrica funcionasse com 41 pessoas e mandar para casa apenas 20. Ora uma fábrica de calçado tem uma linha de montagem, não pode funcionar com metade da força. Além disso, quem diz que os 41 não têm o vírus?”, questionou o empresário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …