Costa ignorou chumbo dos generais e nomeou Coronel da sua confiança para a Protecção Civil

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

A nomeação do Coronel Joaquim Leitão para liderar a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) avançou contra um parecer negativo dos generais, surgindo críticas à escolha pelas relações próximas com António Costa e com o PS.

O jornal Sol apurou que o Conselho Superior de Oficiais do Exército, órgão que integra todos os generais em funções com pelo menos três estrelas, chumbou a escolha do Coronel Joaquim Leitão para a liderança da Protecção Civil.

Apesar do parecer negativo dos generais, António Costa avançou com a nomeação, em 2016, para substituir o General Grave Pereira que se tinha demitido em ruptura com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

O documento consultado pelo Sol referia que se deveria escolher antes um General e não um Coronel.

Também a Renascença noticiava, na altura da nomeação, a “estranheza” com a escolha “porque a tradição tem passado por escolher generais”.

A chegada de Joaquim Leitão à liderança da ANPC despoletou ainda críticas pelas relações existentes entre o Coronel e a sua família e António Costa e o PS.

Joaquim Leitão foi adjunto do gabinete do secretário de Estado da Administração Interna quando António Costa era o ministro em funções, em 2005. E em 2008, com António Costa a presidir à Câmara de Lisboa, o Coronel foi nomeado comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros da capital.

Além disso, a mulher e a filha do Coronel, Isabel Leitão e Ana Leitão, integram o aparelho do PS. Isabel Leitão desempenhou vários cargos públicos desde o Governo de Sócrates e Ana Leitão trabalha na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que tem um presidente do PS.

O Coronel tem também sido criticado por não ter dado a cara durante o grande incêndio e por só ter aparecido nesta sexta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Eis aí o resultado! Só não vê isso quem não quer ver! E pior que tudo isso é quererem, a todo o custo, fazer acreditar no contrário. Acharem que os restantes portugueses não vêem o que está a acontecer! Acorda POVO português!

  2. Tenho a pior das impressões sobre o desempenho de funções do aludido senhor coronel,como responsável na área de Protecção Civil,.Falo com conhecimento que advém de que de como cidadão em assuntos relacionados com o aludido responsável.

RESPONDER

Revelada finalmente a identidade do homem que trabalhou 18 meses em 15 anos

Foi revelada a identidade do auxiliar médico que, entre baixas e férias, só trabalhou 18 meses em 15 anos. Chama-se Juan Carlos, tem 60 anos e fez culturismo. Na semana passada, a imprensa espanhola contou a …

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …