Costa ignorou chumbo dos generais e nomeou Coronel da sua confiança para a Protecção Civil

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

A nomeação do Coronel Joaquim Leitão para liderar a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) avançou contra um parecer negativo dos generais, surgindo críticas à escolha pelas relações próximas com António Costa e com o PS.

O jornal Sol apurou que o Conselho Superior de Oficiais do Exército, órgão que integra todos os generais em funções com pelo menos três estrelas, chumbou a escolha do Coronel Joaquim Leitão para a liderança da Protecção Civil.

Apesar do parecer negativo dos generais, António Costa avançou com a nomeação, em 2016, para substituir o General Grave Pereira que se tinha demitido em ruptura com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

O documento consultado pelo Sol referia que se deveria escolher antes um General e não um Coronel.

Também a Renascença noticiava, na altura da nomeação, a “estranheza” com a escolha “porque a tradição tem passado por escolher generais”.

A chegada de Joaquim Leitão à liderança da ANPC despoletou ainda críticas pelas relações existentes entre o Coronel e a sua família e António Costa e o PS.

Joaquim Leitão foi adjunto do gabinete do secretário de Estado da Administração Interna quando António Costa era o ministro em funções, em 2005. E em 2008, com António Costa a presidir à Câmara de Lisboa, o Coronel foi nomeado comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros da capital.

Além disso, a mulher e a filha do Coronel, Isabel Leitão e Ana Leitão, integram o aparelho do PS. Isabel Leitão desempenhou vários cargos públicos desde o Governo de Sócrates e Ana Leitão trabalha na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que tem um presidente do PS.

O Coronel tem também sido criticado por não ter dado a cara durante o grande incêndio e por só ter aparecido nesta sexta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Eis aí o resultado! Só não vê isso quem não quer ver! E pior que tudo isso é quererem, a todo o custo, fazer acreditar no contrário. Acharem que os restantes portugueses não vêem o que está a acontecer! Acorda POVO português!

  2. Tenho a pior das impressões sobre o desempenho de funções do aludido senhor coronel,como responsável na área de Protecção Civil,.Falo com conhecimento que advém de que de como cidadão em assuntos relacionados com o aludido responsável.

RESPONDER

Fotos mostram que o ARA San Juan sofreu uma implosão. Está a 907m de profundidade

O submarino argentino San Juan, que desapareceu a 15 de novembro de 2017, com 44 tripulantes e foi descoberto na sexta-feira no Oceano Atlântico, sofreu uma "implosão", avançou este sábado o comandante da base naval …

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …