Costa ignorou chumbo dos generais e nomeou Coronel da sua confiança para a Protecção Civil

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

A nomeação do Coronel Joaquim Leitão para liderar a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) avançou contra um parecer negativo dos generais, surgindo críticas à escolha pelas relações próximas com António Costa e com o PS.

O jornal Sol apurou que o Conselho Superior de Oficiais do Exército, órgão que integra todos os generais em funções com pelo menos três estrelas, chumbou a escolha do Coronel Joaquim Leitão para a liderança da Protecção Civil.

Apesar do parecer negativo dos generais, António Costa avançou com a nomeação, em 2016, para substituir o General Grave Pereira que se tinha demitido em ruptura com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

O documento consultado pelo Sol referia que se deveria escolher antes um General e não um Coronel.

Também a Renascença noticiava, na altura da nomeação, a “estranheza” com a escolha “porque a tradição tem passado por escolher generais”.

A chegada de Joaquim Leitão à liderança da ANPC despoletou ainda críticas pelas relações existentes entre o Coronel e a sua família e António Costa e o PS.

Joaquim Leitão foi adjunto do gabinete do secretário de Estado da Administração Interna quando António Costa era o ministro em funções, em 2005. E em 2008, com António Costa a presidir à Câmara de Lisboa, o Coronel foi nomeado comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros da capital.

Além disso, a mulher e a filha do Coronel, Isabel Leitão e Ana Leitão, integram o aparelho do PS. Isabel Leitão desempenhou vários cargos públicos desde o Governo de Sócrates e Ana Leitão trabalha na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que tem um presidente do PS.

O Coronel tem também sido criticado por não ter dado a cara durante o grande incêndio e por só ter aparecido nesta sexta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Eis aí o resultado! Só não vê isso quem não quer ver! E pior que tudo isso é quererem, a todo o custo, fazer acreditar no contrário. Acharem que os restantes portugueses não vêem o que está a acontecer! Acorda POVO português!

  2. Tenho a pior das impressões sobre o desempenho de funções do aludido senhor coronel,como responsável na área de Protecção Civil,.Falo com conhecimento que advém de que de como cidadão em assuntos relacionados com o aludido responsável.

RESPONDER

Venezuelanos acordam com menos zeros nas suas contas e o país paralisado

Os venezuelanos acordaram hoje com menos zeros nas suas contas bancárias devido à reconversão monetária que se iniciou esta segunda-feira por ordem do Governo, que também decretou o dia como não laboral, razão pela qual …

Pelo menos 13 mortos em sismo nas ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa

Pelo menos 13 pessoas morreram na sequência de vários sismos que abalaram as ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa, indicou um novo balanço das autoridades locais. O sismo de magnitude 6,9 na escala Richter foi um …

"Vergonha e arrependimento". Papa escreve carta a condenar abusos sexuais

O Papa Francisco publicou, esta segunda-feira, uma carta dirigida a todos os católicos do mundo, condenando o crime de abuso sexual por parte de padres e o seu encobrimento e exigindo responsabilidades. A carta do Papa …

Autópsia confirma que Pedro Queiroz Pereira sofreu um enfarte

A autópsia realizada a Pedro Queiroz Pereira confirma que terá sido um ataque cardíaco que fez o empresário português cair de uma escada com oito degraus. A autópsia realizada esta segunda-feira  que Pedro Queiroz Pereira sofreu …

"Propaganda norte-coreana". Varoufakis, Galamba, PSD e Bloco criticam vídeo de Centeno

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está a ser fortemente criticado, da esquerda à direita, pelo vídeo, partilhado esta segunda-feira, no qual aborda a saída da troika da Grécia, depois de oito anos …

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …