Costa distancia-se de Mariana Mortágua

A “geringonça” é pragmática e, apesar das diferenças ideológicas evidentes, o governo de esquerda continua de pedra e cal, garante António Costa. O Primeiro-Ministro trata, contudo, de distanciar-se do discurso da bloquista Mariana Mortágua.

“Esta nem é a linguagem do PS“: é assim que o primeiro-ministro fala da recente polémica que envolveu Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, a propósito do novo imposto sobre imóveis, em entrevista ao Público.

Mortágua disse que “é preciso perder a vergonha e ir buscar a quem está a acumular dinheiro”, uma declaração que deixou o PS sob alta tensão e que leva agora António Costa a distanciar-se dela.

Contudo, se o estilo não é o mesmo, o primeiro-ministro assume que há uma “preocupação comum” que passa pela certeza de que “é necessário uma maior justiça fiscal“.

Assumindo as diferenças ideológicas entre PS, PCP e Bloco de Esquerda, Costa sustenta que “a chave desta solução governativa não está em qualquer dos quatro partidos ter eliminado a identidade ideológica que o caracteriza e diferencia dos restantes”.

“Aquilo que permite e dá força a esta solução governativa é o pragmatismo”, destaca o primeiro-ministro, na segunda parte da entrevista divulgada pelo Público, depois de na segunda-feira ter confirmado que haverá um aumento de impostos no Orçamento de Estado para 2017.

As palavras de Costa que confirmam o teor “pragmático” da chamada “geringonça” surgem exactamente no dia em que se assinala um ano das eleições que levaram a esta solução de governo inédita em Portugal, composta pela aliança dos partidos de Esquerda.

Foi depois das eleições legislativas de 4 de outubro de 2015, que deram a vitória à coligação Portugal à Frente – composta por PSD e CDS -, que PS, PCP e Bloco de Esquerda se organizaram, com a força da maioria parlamentar, para darem forma ao governo do PS.

Costa recusa “batalha ideológica” com Marcelo

Na entrevista ao Público, Costa também fala do veto de Marcelo Rebelo de Sousa ao fim do sigilo bancário para contas acima dos 50 mil euros, considerando que “não há uma batalha ideológica” com o Presidente da República.

Sem revelar como vai o Governo responder ao veto, o primeiro-ministro argumenta que o diploma visou transpor para a legislação nacional uma directiva da União Europeia e um acordo bilateral com os EUA que, nos dois casos, não podem ser vistos “como bastiões, pontas-de-lança do radicalismo”.

Costa ainda confirma a criação do novo imposto sobre imóveis, mas sem revelar os moldes que comportará, garantindo apenas que vai trazer “uma maior justiça fiscal” sem “comprometer o investimento” ou “a dinamização do mercado de arrendamento”.

Sobre o caso dos três Secretários de Estado que foram ver jogos do Euro 2016 a convite e a expensas da Galp, o governante salienta que “não há nenhuma razão para qualquer remodelação”, concluindo que os elementos envolvidos já pagaram “o valor da viagem” e que portanto, “se houve erro, foi devidamente reparado”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “Foi depois das eleições legislativas de 4 de outubro de 2016, que deram a vitória à coligação Portugal à Frente – composta por PSD e CDS …” Houve Eleições hoje? Se houvesse nem era preciso que as forças que compõem o Governo se juntassem. O PS dava-lhes uma “tareia”
    ZAPEMOS, irmãos.

  2. Este ainda não deu conta que quem manda é o BE , o PCP já deu e está lentamente a afastar-se ! Nas próximas eleições é que o PS vai ver o seu real valor e dimensão , o Costa é tão mau que não consegue convencer metade do próprio partido

    • Não se prenunciam da derrocada do PSOE em Espanha e segundo notícias hoje num jornal das 20 horas na TV o nosso país está agora na cauda da Europa no crescimento enquanto na nossa vizinha Espanha triplicou com um governo PP e em regime de gestão, mas pelos vistos somos nós que vamos na direção certa.

    • É por isso que é importante novas eleições para acabar com o inevitável desastre que se avizinha e salvar um pouco do que ainda sobra…

  3. Pois, no meio de tantas diferenças e distanciamento só é pena que convirjam em medidas como o aumento dos combustíveis ou o aumento do IMI com base na exposição solar. Não deixa de ser estranho, ou talvez não…

  4. Faz mal em se afastar da menina, eu no seu lugar nem me afastava como poria a Catarina do outro lado pois ficaria certamente bem guardado com uma de cada lado!

  5. Costa amigo do peito sei que me detestas mas eu respeito.
    Respeito acima de tudo a tua opção de formar governo a qq custo.
    Mas não chores. Assume em conjunto com o PC e com o Bloco as consequências da decisão, e o melhor seria começar a vender património do PC, que ao que parece é muito, para pagar os 17 mil milhões, porque o POVO, esse parolo que paga pelos erros, já não tem mais espaço para impostos.
    Percebeste?, ou queres que te faça um desenho?

  6. Entretanto hoje dia 5 e feriado mais o anúncio de um novo imposto desta vez sobre o vinho, amanhã veremos qual vai ser, talvez sobre a água.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …