Caso Tancos: Costa terá sido informado de que a PJM tinha “passado a perna” à PJ

Tiago Petinga / Lusa

A ex-Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, terá informado o ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, das suspeitas em torno da encenação da Polícia Judiciária Militar no caso de Tancos. E António Costa terá tido conhecimento dessas suspeitas.

Uma investigação do programa “Sexta às 9” da RTP1 revela que Joana Marques Vidal, que deixou recentemente o cargo de Procuradora-Geral da República (PGR), terá telefonado a Azeredo Lopes, quando ainda era o ministro da Defesa, para o informar das suspeitas em torno da actuação da Polícia Judiciária Militar (PJM) no caso de Tancos.

Marques Vidal terá dito a Azeredo Lopes que os militares “passaram a perna” à Polícia Judiciária (PJ), no âmbito do processo de recuperação das armas roubadas em Tancos.

Este dado terá sido divulgado pelo coronel Luís Pereira, ex-chefe de gabinete de Azeredo Lopes, no interrogatório realizado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), no âmbito do inquérito que investiga a encenação da PJM.

De acordo com o “Sexta às 9”, Marques Vidal terá manifestado a Azeredo Lopes o “enorme desagrado” com o comportamento da PJM, notando que havia suspeitas quanto à operação de recuperação das armas.

O ex-ministro da Defesa terá solicitado à ex-PGR que colocasse essas dúvidas num documento escrito.

O teor desse telefonema terá chegado aos ouvidos do primeiro-ministro, sustenta a investigação da RTP1.

Costa assegura que não sabia de nada

António Costa revelou na sexta-feira que não teve conhecimento do memorando sobre o reaparecimento do material militar furtado em Tancos, e onde se dá nota da encenação efectuada na recuperação das armas.

Nem através de Azeredo Lopes, nem através de ninguém. Não conhecia”, garantiu o primeiro-ministro à saída do congresso “Sintra Economia 20/30”, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Notando que achava não ter sido enganado por Azeredo Lopes, Costa frisou que só deseja que “as autoridades judiciárias competentes concluam, tão depressa quanto possível, esta investigação esclarecendo tudo, desde logo quem roubou, detendo e responsabilizando os ladrões e, naturalmente, eventuais cúmplices ou encobridores que tenha havido”.

Também o Presidente da República alinha pelo mesmo discurso, notando que “o país precisa de virar a página, não sem antes responsabilizar quem esteve envolvido”.

“Não se pode esquecer nem se pode minimizar”, notou ainda, prometendo que vai ser “o chato do costume” que não desiste de reclamar a necessidade de apuramento dos factos.

A nova PGR disse, entretanto, que o importante no caso é que “o Ministério Público prossiga o seu trabalho” e que “as investigações sejam levadas a cabo com rigor, determinação e serenidade”.

Por outro lado, Rui Rio, presidente do PSD, considerou que “não é muito normal” que, num assunto tão importante como a encenação do caso de Tancos, “o ministro da Defesa não o transmita ao primeiro-ministro”.

Apesar dessa ideia, Rio frisou que não pretende chamar o primeiro-ministro à Comissão de Inquérito sobre Tancos que será aprovada esta semana. “Não porque eu não vou trás de foguetes”, referiu, salientando que não se lembra de “um primeiro-ministro vir a uma Comissão”.

“O primeiro-ministro tem de dar explicações”, mas tem de fazê-lo em plenário, nomeadamente nos debates quinzenais na Assembleia da República, concluiu Rio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. “Marques Vidal terá manifestado a Azeredo Lopes o “enorme desagrado” com o comportamento da PJM, notando que havia suspeitas quanto à operação de recuperação das armas. Azeredo Lopes pediu Marques Vidal que colocasse essas dúvidas num documento escrito.” – ISTO É QUE SÃO FACTOS COMPROVADOS.

    O teor desse telefonema terá chegado aos ouvidos do primeiro-ministro, sustenta a investigação da RTP1. – JÁ ISTO É PURA EXPECULAÇÃO. O que é isso do “terá” chegado aos ouvidos? “Terá”?.. E o que é isso do “sustenta a investigação da RTP1” – com base em quê? Provas?.. Nem Marques Vidal afirmou isso no “Sexta às 9”, onde é que eles vão buscar isso do “terá”?

    Isto realmente o que importa é impolar o sensacionalismo mediático pra aumentar as audiências, nem que para isso se use liguagem ambígua e enganosa.

    Razão tem o Rui Rio! Nunca um Primeiro-Ministro veio a uma comissão de inquérito… Muito menos com base em pura conjectura!

    • Claro eu nem acredito que o Ministro tivesse conhecimento, não existe nada escrito, é tudo uma cabala da comunicação social como fizeram com Armando Vara, Salgado, sócrates,etc.
      O povo está farto desta comunicação social, muito bem o seu raciocino.
      Não há nada escrito é o argumento usado normalmente por arguidos, criminosos e corruptos para provar a sua inocência,
      realmente serve para ganhar algum tempo e em alguns casos até conseguem ser serem ilibados ou não ir a julgamento.
      Muito bem estou de acordo com o seu raciocínio.

  2. Cá para mim esse chamussa estava por dentro de tudo. Rasão tem o Cavaco que diz que ele é um artista. Ele é mas é um grande malabarista. Pior que palhaço de circo. Sem ofensa aos palhaços!!

    • Rasão???
      Com essa disseste tudo!
      A direita erudita no seu melhor lol
      É tudo da fornada do relvas que nem escrever Português sabem… É triste mas é o que temos!

      • Isabel é em maiúsculas.
        Não se usa múltipla pontuação.
        Falta uma vírgula a seguir a “melhor” e um ponto a seguir a “lol”.
        Relvas é em maiúsculas. Português é em minúsculas.
        Não é “escrever português”. É “escrever em português”.
        Quer esteja a referir-se à fornada ou ao Relvas, é “sabe”, não “sabem”.
        Falta uma vírgula a seguir a “relvas”.

        • Pois, o LOL quase descobria mais erros que palavras!
          Já sabe Isabelinha, quem tem telhados de vidro…
          Aproveite para aprender alguma coisa!

        • Ora então vamos lá esmiuçar o tema!
          Isabel sem o I é o que dá escrever no telemóvel, obviamente que sabemos que nomes próprios são escritos com maiúscula!
          As virgulas, sou eu que escolho onde as pretendo colocar, porque sou eu que sei qual o sentido pretendo dar à frase, portanto relativamente a esse tema estamos conversados!
          relvas para mim é sempre será com minúscula, e confesso que mesmo que o telefone tivesse substituído por Relvas, acho que substituía por relvas, porque energúmenos como esse tipo, é assim que merecem ser tratados!
          Escrever Português, referia-me exactamente à palavra “Português”.
          É sabem, e não sabe porque me estou a referir a “todos” portanto, eles sabem! Você é que pelos vistos não! LOL
          É com cada anormal, meu deus!
          Deves ter tirado o curso na mesma faculdade do relvas, só pode!

    • Obrigado pelo reparo. Não lhe peço desculpa porque acho que não vale a pena. O erro foi mais pelo facto de escrever à pressa e às vezes escapa alguma coisa. Isto também não são exames de português escrito. Mas a sua dor de corno sei eu bem qual é. Por fim informo que não escrevo de acordo como o novo aborto ortográfico

  3. Só precisava acertar no totobola como acertei quando afirmei que toda a hierarquia do governo tinha conhecimento da encenação !!
    Costa deve assumir as suas responsabilidades…. RUA !!

      • Não sei, nem estou a contar (e também não estava a falar apenas do ZAP mas sim dos media em geral)…
        Uma coisa é certa: a noticia é altamente especulativa e não serve para esclarecer nada!

  4. Ora então vamos lá esmiuçar o tema!
    Isabel sem o I é o que dá escrever no telemóvel, obviamente que sabemos que nomes próprios são escritos com maiúscula!
    As virgulas, sou eu que escolho onde as pretendo colocar, porque sou eu que sei qual o sentido pretendo dar à frase, portanto relativamente a esse tema estamos conversados!
    relvas para mim é sempre será com minúscula, e confesso que mesmo que o telefone tivesse substituído por Relvas, acho que substituía por relvas, porque energúmenos como esse tipo, é assim que merecem ser tratados!
    Escrever Português, referia-me exactamente à palavra “Português”.
    É sabem, e não sabe porque me estou a referir a “todos” portanto, eles sabem! Você é que pelos vistos não! LOL
    É com cada anormal, meu deus!
    Deves ter tirado o curso na mesma faculdade do relvas, só pode!

  5. Vejo os políticos os jornalistas muito preocupados se o ex ministro da defesa sabia ou não, mas não vejo essa preocupação com quem roubou as armas com que fim e quem foram os mandantes, o que devia preocupar os políticos os jornalistas ditos de investigação e a justiça era quem foi que roubou quem está por detrás do roubo e qual a finalidade do roubo, isso é que é preocupante, não me interessa se o ministro soube ou não da entrega das armas, a não ser que aos políticos e aos jornalistas interesse mais saber isso do que quem roubou e com que finalidade roubou.

RESPONDER

Entrevista a Bruno Cunha, que quase morreu 7 vezes numa jogada

Postura descontraída, sorriso permanente, adora o voleibol e não procura maior reconhecimento. Bruno Cunha, 23 anos, internacional português. Reforçou a Fonte do Bastardo para a nova época e já foi uma das figuras no «jogo grande» …

Inventor português e Huawei chegam a acordo

O jornal Público avança esta sexta-feira que a produtora de telemóveis inteligentes Huawei chegou a acordo com Rui Pedro Oliveira, o empresário português que a acusava de lhe ter roubado uma ideia. Em causa estava …

OLX regista queda na procura de casas, mas oferta de imóveis subiu 228% em relação a 2019

A pandemia afetou várias áreas da economia e o setor imobiliário não fugiu à regra. De acordo com o Público, a procura de casas para alugar na plataforma OLX teve uma queda abrupta entre os …

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …