Caso Tancos: Costa terá sido informado de que a PJM tinha “passado a perna” à PJ

Tiago Petinga / Lusa

A ex-Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, terá informado o ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, das suspeitas em torno da encenação da Polícia Judiciária Militar no caso de Tancos. E António Costa terá tido conhecimento dessas suspeitas.

Uma investigação do programa “Sexta às 9” da RTP1 revela que Joana Marques Vidal, que deixou recentemente o cargo de Procuradora-Geral da República (PGR), terá telefonado a Azeredo Lopes, quando ainda era o ministro da Defesa, para o informar das suspeitas em torno da actuação da Polícia Judiciária Militar (PJM) no caso de Tancos.

Marques Vidal terá dito a Azeredo Lopes que os militares “passaram a perna” à Polícia Judiciária (PJ), no âmbito do processo de recuperação das armas roubadas em Tancos.

Este dado terá sido divulgado pelo coronel Luís Pereira, ex-chefe de gabinete de Azeredo Lopes, no interrogatório realizado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), no âmbito do inquérito que investiga a encenação da PJM.

De acordo com o “Sexta às 9”, Marques Vidal terá manifestado a Azeredo Lopes o “enorme desagrado” com o comportamento da PJM, notando que havia suspeitas quanto à operação de recuperação das armas.

O ex-ministro da Defesa terá solicitado à ex-PGR que colocasse essas dúvidas num documento escrito.

O teor desse telefonema terá chegado aos ouvidos do primeiro-ministro, sustenta a investigação da RTP1.

Costa assegura que não sabia de nada

António Costa revelou na sexta-feira que não teve conhecimento do memorando sobre o reaparecimento do material militar furtado em Tancos, e onde se dá nota da encenação efectuada na recuperação das armas.

Nem através de Azeredo Lopes, nem através de ninguém. Não conhecia”, garantiu o primeiro-ministro à saída do congresso “Sintra Economia 20/30”, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Notando que achava não ter sido enganado por Azeredo Lopes, Costa frisou que só deseja que “as autoridades judiciárias competentes concluam, tão depressa quanto possível, esta investigação esclarecendo tudo, desde logo quem roubou, detendo e responsabilizando os ladrões e, naturalmente, eventuais cúmplices ou encobridores que tenha havido”.

Também o Presidente da República alinha pelo mesmo discurso, notando que “o país precisa de virar a página, não sem antes responsabilizar quem esteve envolvido”.

“Não se pode esquecer nem se pode minimizar”, notou ainda, prometendo que vai ser “o chato do costume” que não desiste de reclamar a necessidade de apuramento dos factos.

A nova PGR disse, entretanto, que o importante no caso é que “o Ministério Público prossiga o seu trabalho” e que “as investigações sejam levadas a cabo com rigor, determinação e serenidade”.

Por outro lado, Rui Rio, presidente do PSD, considerou que “não é muito normal” que, num assunto tão importante como a encenação do caso de Tancos, “o ministro da Defesa não o transmita ao primeiro-ministro”.

Apesar dessa ideia, Rio frisou que não pretende chamar o primeiro-ministro à Comissão de Inquérito sobre Tancos que será aprovada esta semana. “Não porque eu não vou trás de foguetes”, referiu, salientando que não se lembra de “um primeiro-ministro vir a uma Comissão”.

“O primeiro-ministro tem de dar explicações”, mas tem de fazê-lo em plenário, nomeadamente nos debates quinzenais na Assembleia da República, concluiu Rio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. “Marques Vidal terá manifestado a Azeredo Lopes o “enorme desagrado” com o comportamento da PJM, notando que havia suspeitas quanto à operação de recuperação das armas. Azeredo Lopes pediu Marques Vidal que colocasse essas dúvidas num documento escrito.” – ISTO É QUE SÃO FACTOS COMPROVADOS.

    O teor desse telefonema terá chegado aos ouvidos do primeiro-ministro, sustenta a investigação da RTP1. – JÁ ISTO É PURA EXPECULAÇÃO. O que é isso do “terá” chegado aos ouvidos? “Terá”?.. E o que é isso do “sustenta a investigação da RTP1” – com base em quê? Provas?.. Nem Marques Vidal afirmou isso no “Sexta às 9”, onde é que eles vão buscar isso do “terá”?

    Isto realmente o que importa é impolar o sensacionalismo mediático pra aumentar as audiências, nem que para isso se use liguagem ambígua e enganosa.

    Razão tem o Rui Rio! Nunca um Primeiro-Ministro veio a uma comissão de inquérito… Muito menos com base em pura conjectura!

    • Claro eu nem acredito que o Ministro tivesse conhecimento, não existe nada escrito, é tudo uma cabala da comunicação social como fizeram com Armando Vara, Salgado, sócrates,etc.
      O povo está farto desta comunicação social, muito bem o seu raciocino.
      Não há nada escrito é o argumento usado normalmente por arguidos, criminosos e corruptos para provar a sua inocência,
      realmente serve para ganhar algum tempo e em alguns casos até conseguem ser serem ilibados ou não ir a julgamento.
      Muito bem estou de acordo com o seu raciocínio.

  2. Cá para mim esse chamussa estava por dentro de tudo. Rasão tem o Cavaco que diz que ele é um artista. Ele é mas é um grande malabarista. Pior que palhaço de circo. Sem ofensa aos palhaços!!

    • Rasão???
      Com essa disseste tudo!
      A direita erudita no seu melhor lol
      É tudo da fornada do relvas que nem escrever Português sabem… É triste mas é o que temos!

      • Isabel é em maiúsculas.
        Não se usa múltipla pontuação.
        Falta uma vírgula a seguir a “melhor” e um ponto a seguir a “lol”.
        Relvas é em maiúsculas. Português é em minúsculas.
        Não é “escrever português”. É “escrever em português”.
        Quer esteja a referir-se à fornada ou ao Relvas, é “sabe”, não “sabem”.
        Falta uma vírgula a seguir a “relvas”.

        • Pois, o LOL quase descobria mais erros que palavras!
          Já sabe Isabelinha, quem tem telhados de vidro…
          Aproveite para aprender alguma coisa!

        • Ora então vamos lá esmiuçar o tema!
          Isabel sem o I é o que dá escrever no telemóvel, obviamente que sabemos que nomes próprios são escritos com maiúscula!
          As virgulas, sou eu que escolho onde as pretendo colocar, porque sou eu que sei qual o sentido pretendo dar à frase, portanto relativamente a esse tema estamos conversados!
          relvas para mim é sempre será com minúscula, e confesso que mesmo que o telefone tivesse substituído por Relvas, acho que substituía por relvas, porque energúmenos como esse tipo, é assim que merecem ser tratados!
          Escrever Português, referia-me exactamente à palavra “Português”.
          É sabem, e não sabe porque me estou a referir a “todos” portanto, eles sabem! Você é que pelos vistos não! LOL
          É com cada anormal, meu deus!
          Deves ter tirado o curso na mesma faculdade do relvas, só pode!

    • Obrigado pelo reparo. Não lhe peço desculpa porque acho que não vale a pena. O erro foi mais pelo facto de escrever à pressa e às vezes escapa alguma coisa. Isto também não são exames de português escrito. Mas a sua dor de corno sei eu bem qual é. Por fim informo que não escrevo de acordo como o novo aborto ortográfico

  3. Só precisava acertar no totobola como acertei quando afirmei que toda a hierarquia do governo tinha conhecimento da encenação !!
    Costa deve assumir as suas responsabilidades…. RUA !!

      • Não sei, nem estou a contar (e também não estava a falar apenas do ZAP mas sim dos media em geral)…
        Uma coisa é certa: a noticia é altamente especulativa e não serve para esclarecer nada!

  4. Ora então vamos lá esmiuçar o tema!
    Isabel sem o I é o que dá escrever no telemóvel, obviamente que sabemos que nomes próprios são escritos com maiúscula!
    As virgulas, sou eu que escolho onde as pretendo colocar, porque sou eu que sei qual o sentido pretendo dar à frase, portanto relativamente a esse tema estamos conversados!
    relvas para mim é sempre será com minúscula, e confesso que mesmo que o telefone tivesse substituído por Relvas, acho que substituía por relvas, porque energúmenos como esse tipo, é assim que merecem ser tratados!
    Escrever Português, referia-me exactamente à palavra “Português”.
    É sabem, e não sabe porque me estou a referir a “todos” portanto, eles sabem! Você é que pelos vistos não! LOL
    É com cada anormal, meu deus!
    Deves ter tirado o curso na mesma faculdade do relvas, só pode!

  5. Vejo os políticos os jornalistas muito preocupados se o ex ministro da defesa sabia ou não, mas não vejo essa preocupação com quem roubou as armas com que fim e quem foram os mandantes, o que devia preocupar os políticos os jornalistas ditos de investigação e a justiça era quem foi que roubou quem está por detrás do roubo e qual a finalidade do roubo, isso é que é preocupante, não me interessa se o ministro soube ou não da entrega das armas, a não ser que aos políticos e aos jornalistas interesse mais saber isso do que quem roubou e com que finalidade roubou.

RESPONDER

Rios ocultos de água quente estão a derreter o gelo da Antártida

O gelo antártico está a ser desestabilizado por rios ocultos e invertidos de água quente que correm por baixo das plataformas, derretendo-as. Os cientistas conhecem estes canais basais nas plataformas de gelo há vários anos, mas …

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …