Depois de uma onda de críticas, Costa acelera execução do Orçamento para segurar PCP

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Em resposta às múltiplas críticas do PCP, o Conselho de Ministros da semana passada debruçou-se sobre a necessidade de executar o que ficou para trás no Orçamento do Estado.

Na reunião ficou decidido que o Governo vai acelerar algumas medidas e organizar reuniões setoriais para dar um grande passo até ao final do primeiro semestre.

“O Governo está empenhado em alcançar um nível de execução bastante razoável no final de junho. A execução orçamental não pode ser um elemento que perturbe o processo de negociação do OE para 2022”, disse ao Expresso o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duar­te Cordeiro.

A decisão do Governo é uma resposta direta aos avisos do PCP. Na quinta-feira, João Oliveira, líder parlamentar comunista, deu uma conferência de imprensa em que recusou começar já a discutir o próximo OE sem que o atual esteja cumprido.

Para o comunista, falta cumprir medidas de contratação para a saúde, educação e forças e serviços de segurança, bem como investimentos em hospitais e em cuidados de saú­de primários, para os quais o Ministério das Finanças ainda não transferiu as verbas necessárias.

Também Jerónimo de Sousa, líder do partido, tomou a mesma posição e frisou, no passado sábado, que é “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual.

Perante as críticas do PCP, da parte do Governo choveu um conjunto de promessas e de concretizações.

Foi aprovada a integração de 2474 profissionais de saúde no SNS, foi feito o anúncio do aumento em 50 postos do quadro de pessoal da Autoridade para as Condições do Trabalho, lançados os concursos para assistentes operacionais nas escolas, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, admitiu “revisitar” matérias da legislação laboral.

Os avisos do PCP têm soado alto e o Governo mostra-se ativo em dar resposta. Contudo, muitos dos problemas com que o PCP tem acenado são extra orçamento.

Esta semana, o secretário-geral do PCP acusava o PS de “resistir, limitar e não cumprir face aos problemas dos trabalhadores”. Já o Governo clarifica que há temas que nunca serão do acordo do PCP.

As negociações para o Orçamento do Estado de 2022 começam em julho e, nessa altura, serão chamados todos os partidos e as deputadas não inscritas que viabilizaram o último OE – mas também o BE.

Os contactos ainda não foram oficia­lizados, mas Duarte Cordeiro admite que é preciso “estabelecer pontes”, apesar de as conversas com o BE serem diferentes, dado que não houve acordo para o OE deste ano.

No entanto, este acelerar da execução orçamental é também um aviso para dentro de portas.

Com a pandemia, houve um maior volume de trabalho para os ministé­rios, e, como tal, maior dispersão, e por isso “é preciso um esforço maior” e uma demonstração de “empenho na execução”, refere Duarte Cordeiro.

Ainda assim, nos próximos tempos, a agenda de Costa foca-se sobretudo nos projetos com os fundos europeus.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …