“Eu sei cortar”. Turquia revela áudio de assassino de Khashoggi

Ali Haider / EPA

Foi divulgada mais uma prova do assassinato do jornalista saudita, Jamal Khashoggi, no consulado saudita em Istambul: uma gravação captada no momento do crime, na qual se ouve um dos assassinos dizer “eu sei cortar”.

Quem o garante é o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que esta sexta-feira disse ter enviado o áudio para as autoridades norte-americanas e europeias. “Vou fazê-los ouvir”, disse, de acordo com o The Guardian.

Num discurso em Istambul, o presidente turco revelou que na gravação consta um homem, que será um soldado, a dizer claramente a frase “Eu sei cortar”. A gravação já terá sido partilhada com as autoridades americanas e europeias, numa altura em que Erdogan endurece as críticas contra o país pelo assassinato do jornalista e contra o regime do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

“Os EUA, a Alemanha, França, o Canadá: enviámos o áudio para todos eles. O homem diz claramente. O homem é um soldado. Isto está tudo na gravação”, disse Erdogan num discurso em Istambul, sem dar muitos detalhes sobre o conteúdo da gravação.

Desde que Khashoggi foi morto em outubro, o presidente turco, que era seu amigo, tem feito libertar informação regularmente, com o claro objetivo de embaraçar o príncipe Muhamad Bin Salman, seu rival que é tido como o verdadeiro poder na Arábia Saudita.

Na última vez que Jamal Khashoggi foi visto com vida, estava a entrar no consulado do seu país em Istambul onde tinha ido tratar de documentos necessários para o seu casamento. As autoridades turcas acreditam que o jornalista foi assassinado por uma equipa de agentes da Arábia Saudita ainda no interior do consulado, por ordem do príncipe herdeiro.

Esta segunda-feira, foi noticiado que o jornalista terá dito que não conseguia respirar, o que evidencia que Khashoggi foi torturado dentro do consulado.

Erdogan tem dito várias vezes que não vai largar o caso, embora o presidente norte-americano Donald Trump tenha estado do lado da Arábia Saudita. Porém, o relatório da CIA aponta para a alta probabilidade de ter sido o príncipe a ordenar a morte do jornalista.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ainda existem dirigentes mundiais com mentalidade da idade da pedra extremamente perigosos uns por acções outros por cumplicidade, um verdadeiro perigo para a humanidade!.

  2. Em 2018 acontecer uma coisa destas… é inacreditável, e ainda mais inacreditável é ver-mos a maneira como os poderes do mundo e os defensores da verdade, da democracia, dos direitos humanos, etc etc… assobiam para o lado e disfarçam como se nada disto tivesse alguma importância… rsssssssssss… vergonhosa a reunião do G20…

  3. Maduro fez o mesmo com um opositor, depois de o torturar atiraram-no pela janela de um décimo andar e depois disseram que se tinha suicidado.

  4. mas como isto pode acontecer nos dias(anos) de hoje, porquê uma pessoa que está errada e manda em milhões que estão certas?, como se nós pessoas de todo mundo sem olhar paises e tirar esses merdas dos paises que assim se passa, se me faço entender…

RESPONDER

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …

Justiça brasileira aceita nova acusação de branqueamento de capitais contra Lula da Silva

A Justiça brasileira aceitou uma nova acusação contra o ex-Presidente Lula da Silva, pelo alegado crime de branqueamento de capitais através de falsas doações do grupo Odebrecht, informou na segunda-feira o Ministério Público (MP). A acusação, …