“Eu sei cortar”. Turquia revela áudio de assassino de Khashoggi

Ali Haider / EPA

Foi divulgada mais uma prova do assassinato do jornalista saudita, Jamal Khashoggi, no consulado saudita em Istambul: uma gravação captada no momento do crime, na qual se ouve um dos assassinos dizer “eu sei cortar”.

Quem o garante é o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que esta sexta-feira disse ter enviado o áudio para as autoridades norte-americanas e europeias. “Vou fazê-los ouvir”, disse, de acordo com o The Guardian.

Num discurso em Istambul, o presidente turco revelou que na gravação consta um homem, que será um soldado, a dizer claramente a frase “Eu sei cortar”. A gravação já terá sido partilhada com as autoridades americanas e europeias, numa altura em que Erdogan endurece as críticas contra o país pelo assassinato do jornalista e contra o regime do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

“Os EUA, a Alemanha, França, o Canadá: enviámos o áudio para todos eles. O homem diz claramente. O homem é um soldado. Isto está tudo na gravação”, disse Erdogan num discurso em Istambul, sem dar muitos detalhes sobre o conteúdo da gravação.

Desde que Khashoggi foi morto em outubro, o presidente turco, que era seu amigo, tem feito libertar informação regularmente, com o claro objetivo de embaraçar o príncipe Muhamad Bin Salman, seu rival que é tido como o verdadeiro poder na Arábia Saudita.

Na última vez que Jamal Khashoggi foi visto com vida, estava a entrar no consulado do seu país em Istambul onde tinha ido tratar de documentos necessários para o seu casamento. As autoridades turcas acreditam que o jornalista foi assassinado por uma equipa de agentes da Arábia Saudita ainda no interior do consulado, por ordem do príncipe herdeiro.

Esta segunda-feira, foi noticiado que o jornalista terá dito que não conseguia respirar, o que evidencia que Khashoggi foi torturado dentro do consulado.

Erdogan tem dito várias vezes que não vai largar o caso, embora o presidente norte-americano Donald Trump tenha estado do lado da Arábia Saudita. Porém, o relatório da CIA aponta para a alta probabilidade de ter sido o príncipe a ordenar a morte do jornalista.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ainda existem dirigentes mundiais com mentalidade da idade da pedra extremamente perigosos uns por acções outros por cumplicidade, um verdadeiro perigo para a humanidade!.

  2. Em 2018 acontecer uma coisa destas… é inacreditável, e ainda mais inacreditável é ver-mos a maneira como os poderes do mundo e os defensores da verdade, da democracia, dos direitos humanos, etc etc… assobiam para o lado e disfarçam como se nada disto tivesse alguma importância… rsssssssssss… vergonhosa a reunião do G20…

  3. Maduro fez o mesmo com um opositor, depois de o torturar atiraram-no pela janela de um décimo andar e depois disseram que se tinha suicidado.

  4. mas como isto pode acontecer nos dias(anos) de hoje, porquê uma pessoa que está errada e manda em milhões que estão certas?, como se nós pessoas de todo mundo sem olhar paises e tirar esses merdas dos paises que assim se passa, se me faço entender…

RESPONDER

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …